Resumo tático da 15° rodada

Por Felipe Henry

Chegou a hora do Resumo tático da rodada no MW Futebol! Uma rodada que mais uma vez teve mudanças no G-6, times reativos vencendo em casa e novamente com predomínio do 4-2-3-1 entre os esquemas utilizados.

Das 16 equipes que entraram em campo nesse meio de semana, dez utilizaram o esquema, com três optando pelo 4-3-3 e outras três optando pelo 4-1-4-1. Claro, cada equipe utilizando suas respectivas variações em fases defensivas e ofensivas.

FLUMINENSE 1 x 0 PALMEIRAS

Marcelo Oliveira armou a equipe no 4-3-3 que na fase defensiva migrava para o 4-1-4-1, contando com uma bela partida do goleiro Júlio César (Duas defesas difíceis no 1T), do recém-contratado Júnior Dutra e com boa movimentação de Pedro no ataque, principalmente pelo lado direito nos contra-ataques do 2T. O Palmeiras, por sua vez, armado taticamente no 4-2-3-1 pelo (agora ex-técnico) Roger Machado teve 62% de posse de bola, mas com um péssimo aproveitamento nas finalizações (Treze ao todo) sequer acertou o alvo numa improdutiva segunda etapa.

fluziNúmeros de Júnior Dutra na vitória sobre o Palmeiras no Maracanã.

ATLÉTICO MG 2 x 0 PARANÁ CLUBE

camFoto/Divulgação: Clube Atlético Mineiro.

O time que mais finaliza certo no Campeonato sofreu com a pressão tricolor e suas 21 finalizações ao longo do jogo, que obrigou Victor a ter uma atuação irretocável fazendo grandes defesas. Thiago Larghi armou a equipe no 4-3-3 que de seis finalizações no jogo, quatro foram no alvo e também contou com uma boa atuação de José Welison no meio-campo com oito desarmes e doze duelos vencidos de catorze disputados. Do lado paranista, armado pelo ex-técnico atleticano Rogério Micale no 4-1-4-1, não houve intimidação por atuar fora de casa, mas falta de qualidade na tomada de decisão no último terço.

cam2Números de Victor na vitória sobre o Paraná na Arena Independência. Fonte: Sofascore.

CORINTHIANS 2 x 0 CRUZEIRO

Armado no  4-2-3-1 por Osmar Loss, o Corinthians foi reativo e foi novamente cirúrgico no setor ofensivo: Finalizou apenas três vezes no alvo no 2T, onde duas entraram e uma foi na trave em lance que originou o segundo gol. Some a isso, mais uma ótima atuação de Cássio e o bom jogo do lateral-esquerdo Danilo Avelar para confirmar a vitória. O Cruzeiro de Mano Menezes foi armado no 4-2-3-1 e mesmo terminando a partida com mais desarmes (14 contra 13), contou com atuações ruins de Barcos e Thiago Neves, não conseguindo melhor sorte no campo ofensivo após as entradas de Robinho e De Arrascaeta.

cassio

SANTOS 1 x 1 FLAMENGO

fla

O Flamengo foi armado no 4-1-4-1 por Maurício Barbieri, mas contou com um baixo aproveitamento nos cruzamentos de seus laterais (Sete ao todo com apenas um certo), e uma atuação mediana de Lucas Paquetá e Diego. Ao todo, os três totalizaram sete perdas de bola contra o time que mais pressiona o portador da bola (Segundo dados de Rafael Maciel). Por outro lado, Everton Ribeiro e Cuellar foram os destaques. Pelo lado santista, o técnico interino Serginho Chulapa organizou a equipe com um 4-2-3-1 que variava para o 4-2-4 na fase ofensiva, com o Santos efetuando 19 desarmes em 22 tentados, 15 interceptações e com destaque para o lateral-direito Victor Ferraz, que terminou o jogo com cinco desarmes, quatro cortes, duas interceptações e com oito duelos vencidos dentre doze disputados.

fla2Números de Gustavo Cuellar no empate contra o Santos na Vila Belmiro.

BOTAFOGO 1 x 0 CHAPECOENSE

Armado no 4-3-3 por Marcos Paquetá, o Fogão teve menos a bola (45%), mas contou com uma ótima atuação do zagueiro Igor Rabello que terminou a partida com seis desarmes, sete interceptações, três cortes e seis duelos vencidos dentre dez disputados, além de Kieza, que vinha de más apresentações, mas deu a assistência para o gol da vitória e foi um dos melhores em campo.

Já a Chape, armada no 4-1-4-1, terminou a partida com 10 finalizações, mas apenas uma no alvo no início do 1T sem muito perigo. Sem esquecer as atuações ruins de Bruno Silva e Héctor Canteros, que prejudicaram muito a criatividade de um time que produziu muito pouco.

GRÊMIO 2 x 1 SÃO PAULO

gremioFoto/Divulgação: Grêmio Foot-ball Porto Alegrense.

No grande jogo da rodada, o Tricolor Imortal foi armado no 4-2-3-1 por Renato Portaluppi e conseguiu exercer uma boa pressão no campo ofensivo, trocando 566 passes (sendo 478 certos – 84%), tendo 64% de posse e impondo o caos na defesa são-paulina com a ótima atuação de Everton pelo lado esquerdo com dois gols nas duas finalizações no alvo que fez. Já o São Paulo, apresentou a já rotineira compactação armada por Diego Aguirre com um 4-2-3-1 marcando em bloco baixo e fez um bom 1T, mas visivelmente se perdeu no duelo mental após o gol de empate no final da primeira etapa logo após ter perdido uma grande chance de fazer 2 x 0, além das atuações fracas de Rojas e Nenê.

gremio2

VITÓRIA 1 x 0 SPORT RECIFE

Montado no 4-2-3-1 por Vágner Mancini, o Vitória terminou a partida com 15 finalizações sendo 10 de fora da área e confirmando a melhor média de passes no terço final no Campeonato, como diz os dados estatísticos de Rafael Maciel. Já o Sport, montado no 4-2-3-1 por Claudinei Oliveira apresentou deficiências nas finalizações, mesmo atuando bem na criação de jogadas no campo ofensivo.

AMÉRICA-MG 2 x 1 INTERNACIONAL

O time que mais intercepta no Campeonato não é o Jacksonville Jaguars, mas sim o Internacional que no Independência obteve 23 contra o América e mesmo assim não conseguiu evitar a derrota. Armado no 4-2-3-1 por Odair Hellmann, o Inter ocupou o campo ofensivo, criou, mas falhou nas finalizações e principalmente nos cruzamentos (10 concluídos de 42 tentados); Já o Coelho na estréia de Adilson Batista, foi montado no 4-2-3-1 e foi muito disciplinado taticamente, atacando principalmente pelo flanco esquerdo e contando com boa atuação do meia Ruy, autor das duas assistências para os gols da vitória.

americaNúmeros de Ruy na vitória sobre o Internacional na Arena Independência.

@Lipe_Henry

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s