O “mercato” de Monchi e a nova Roma

Por João Victor

roma

Um dos diretores esportivos mais conceituados do mundo desembarcou na Itália no ano passado e nessa janela de transferência tem chamado atenção mundial devido a ótimas vendas, financeiramente falando, e reposições certeiras com bons jogadores e jovens promessas. Após a venda de nomes importantes, como Nainggolan e Alisson, o experiente Ramón Monchi acertou as vindas de nomes interessantes, como Pastore, Kluivert e Olsen. Assim, Di Francesco (treinador da Roma) tem ótimas peças para difundir um jogo ainda mais associativo e envolvente, não centrando todas as expectativas em Džeko, jogador com maior destaque na última temporada.

Abaixo o elenco que Di Francesco tem em mãos:

roma1

Como é possível perceber, houve uma reformulação geral no elenco e, possivelmente, veremos uma mudança no modelo de jogo e nas estratégias em campo. E não é para ver essas mudanças com olhos ruins, pois, na temporada passada, a maioria das jogadas e nuances ofensivas era sempre com o objetivo de ativar um dos pontas ou laterais para que cruzassem as bolas para Džeko. O centroavante bósnio era o sistema ofensivo da Roma, em si. Por mais que houvesse boas partidas dos extremas e dos meias (destaque para o último semestre de Ünder e o sempre potente Radja Nainggolan), era o camisa 9 que se destacava na desenvoltura do último terço. Sua capacidade de prender os zagueiros, oferecer profundidade, receber passes de ruptura e, claro, a sua incrível presença de área o tornaram um terror para os adversários, autor de 16 gols no último campeonato italiano.

rmEusebio Di Francesco. Ex-Meio-campista, começou sua carreira como técnico em 2008 pelo Virtus Lanciano. Passou por Pescara, Lecce e Sassuolo, até chegar a Roma.

A priori esse conceito funcionaria melhor com tentativas de jogo direto, mas não é essa característica que predoina nas equipes de Di Francesco. O técnico italiano gosta de ideias mais propositivas e de um jogo mais associativo. Os jogadores, em 17/18, ainda tiveram chances de praticar um jogo de maior utilização da bola aérea, da potência de seu meio pela segunda bola (liderado por Radja) e por meio de bolas que corriam longas extensões de campo, com transições extremamente velozes, porém, por momentos, descompacta.

Agora, a partir das contratações de jogadores mais leves e que tem mais tranquilidade com a bola no pé, esse estilo tende a mudar. Provavelmente iremos ver transições com as linhas mais unidas, principalmente se Pastore estiver em campo, e com mais troca de passes antes de ativar o centroavante. O jogo tende a se desenrolar no coração do time, seu meio campo, com boa circulação de bola entre os meias internos e, até mesmo, os pontas, que tendem a cair por dentro, graças ao grande apoio dos laterais. Somente após essa transição mais pausada e compacta é que deve haver a associação entre os meias, pontas e laterais, de modo que haja o cruzamento para Džeko. Ou seja, a característica matriz do time, que é a grande utilização de um atacante de área, não deve mudar, somente haverá um refinamento no curso até o atacante.

rm2

Assim, Monchi continua montando a sua nova Roma. Com contratações pontuais, consegue montar um time muito competitivo e que almeja mais do que meros vice-campeonatos. Recentemente, desistiu da contratação do brasileiro Malcom, em razão de uma intromissão do Barcelona e da postura do Bourdeaux, tentando montar um leilão pelo atleta, ex-Corinthians. Certamente o diretor não se contentará e deve buscar algum jogador para disputar posição com Ünder, na ponta direita. Deste modo é montado um ótimo elenco para, não só essa temporada, mas para várias, pois inúmeros contratados são jogadores sub-23 com passagens por seleções de base. Pensando no presente, mas sempre com olhos atentos no futuro. Esse é Ramón Rodríguez Verdejo, mais conhecido por Monchi.

@jvcardoso05

Imagens: Getty Images

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s