Bahia apresenta evoluções sob o comando de Enderson Moreira e goleia o seu maior rival: ANÁLISE TÁTICA BAHIA 4×1 VITÓRIA

Por Michel Corbacho

Mesmo chegando em baixa, após derrota para o Vasco pela Copa do Brasil e empate diante da Chapecoense no Campeonato Brasileiro, além do recebimento hostil da torcida aos jogadores no aeroporto, o Bahia “lavou a alma” ao golear o arquirrival Vitória.

No confronto diante do rubro-negro pôde ser visto algumas evoluções na equipe dirigida por Enderson Moreira, que chega a sua sétima partida sob o comando do tricolor.

Inicialmente no 4-2-3-1, a equipe foi composta com Bruno na lateral direita, que substitui a Nino Paraíba e na linha de três por trás do centroavante, Zé Rafael, Vinícius e Edigar Júnio. Enderson repete a mesma equipe que enfrentou a Chapecoense na rodada anterior.

Na prática, o 4-2-3-1 se modificou por diversas vezes devido à intensa movimentação dos jogadores, principalmente os que compõem o sistema ofensivo e oferecem o primeiro combate.

Aos primeiros minutos Zé Rafael iniciou pela ponta esquerda e chegou forte pelo setor com o apoio de Léo. Em bela jogada do lateral, fechando para o meio, assistiu à Zé Rafael – como um extremo – para acertar uma bela finalização e abrir o placar em favor do Bahia.

Mas logo o camisa 10 tricolor passou a atuar na direita se aproximando do centroavante Gilberto. Com a movimentação de Gilberto saindo da referência, atraia a marcação adversária, abrindo espaços para a infiltração de Zé Rafael entre os zagueiros rubro-negros.

bahia

Quando o meio-campista se aproximava ao ataque com o domínio da bola, Gilberto e Edigar Júnio pisavam na área adversária aumentando a presença e força ofensiva do tricolor.

Antes da chegada de Gilberto e com Edigar Júnio de “falso 9”, o mesmo ficava, por muitas vezes, isolado na grande área na disputa contra os zagueiros.

Outro fator positivo na equipe de Enderson Moreira é a quantidade de jogadores que se aproximam quando o Bahia ataca. No flagra, Zé Rafael tem o domínio da bola e conta com a aproximação de Vinícius, Élton – que teve mais liberdade para chegar como o fator surpresa – e os laterais oferecendo amplitude pelos flancos.

bahia1

O tricolor teve maior posse de bola durante toda a etapa inicial, demonstrou um maior volume no campo ofensivo e dominou as ações abrindo 2 a 0 no placar com o meio-campista Vinícius, após errar o pênalti, mas no rebote do goleiro Elias empurrou a bola para o fundo das redes.

Por falar em Vinícius, após seguidas críticas pela falta de criatividade, enfim o meio-campista desempenhou uma boa atuação no Brasileiro 2018. Vinícius possui características técnicas, como qualidade no passe, mas transpassa ao torcedor um atleta com pouco ritmo e recomposição tática.

Apesar disto, Vinícius foi de extrema importância para ditar o ritmo do meio de campo em favor do tricolor. Com volantes que possuem dificuldades nos passes qualificados e verticais, Vinícius tinha a missão de flutuar pelo meio, buscar a bola nos pés de Gregore e Élton para fazer a ligação com os homens de frente.

bahia2

O lance crucial que demonstra o que citamos acima é o do quarto gol do Bahia na partida. Vinícius acerta um belíssimo lançamento para Zé Rafael assistir à Gilberto marcar o seu segundo na segunda partida com a camisa do Bahia.

https://gifs.com/gif/quartogoldobahia-ba4x1vi-59GgGv

Outro ponto positivo de Vinícius na equipe de Enderson Moreira é a recomposição. Sem a bola, o Bahia formava duas linhas de quatro e o meio-campista recuava pelo lado campo. Vinícius e Zé Rafael se alinhavam aos volantes da equipe. Assim, Gilberto e Edigar Júnio no setor ofensivo, o Bahia fecha suas linhas no 4-4-2. Veja!

O ponto negativo a se frisar são os gols sofridos em bolas alçadas na área. O tricolor sofreu três gols nos últimos três jogos desta maneira. Melhorar o posicionamento dos zagueiros – que possuem estatura – e aumentar a atenção para essas jogadas dos adversários é um ponto a evoluir no Bahia de Enderson Moreira.

@michelcorbacho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s