Palmeiras faz jogo pouco criativo e sente falta dos pontas em empate contra o Santos no Pacaembu: ANÁLISE TÁTICA SANTOS 1×1 PALMEIRAS

Por Hugo Alves

Após longo hiato devido a Copa do Mundo o Palmeiras voltou aos gramados nesta quinta-feira (19) para encarar o Santos no Pacaembu. A partida não foi tão animada como prometia e terminou com o placar empatado em 1-1, justo, se levarmos em conta o futebol apresentado pelas duas equipes.

pALFoto: Divulgação/Palmeiras

Para o time de Roger Machado, mais especificamente, a ausência de Dudu foi sentida e a estratégia de concentrar o jogo pelo meio com Scarpa e Lucas Lima não surtiu muito efeito. O destaque positivo da equipe, apesar dos pesares, foi Willian, que muito se movimentou para possibilitar as tramas ofensivas.

Nos primeiros minutos de partida o Palmeiras já deixava claro a sua ideia para o jogo e chamava o Santos para o seu campo, encurtando as linhas e dificultando o uso da velocidade, característica principal do ataque santista. Logo aos 6 minutos, após ótima movimentação e jogada de Willian, Lucas Lima infiltrou pelo meio e abriu o placar, o melhor cenário possível

PAL14231 bem definido com Willian no ataque para contra-atacar e Lucas Lima na frente dos demais meias.

O gol marcado, no entanto, dificultou ainda mais a saída de bola do Palmeiras, que tentou de todas as formas ter qualidade na transição defesa-ataque, mas esbarrou na forte marcação de Jair Ventura.

Roger, por sua vez, chamou ainda mais o Santos para o seu campo, marcando com praticamente todos os jogadores e deixando apenas Willian posicionado para o contra-ataque. Com o meio recheado de camisas verdes o Santos buscou as costas dos laterais Marcos Rocha e Diogo Barbosa, apostando nas bolas levantadas na área, sem sucesso no primeiro momento.

pal2Palmeiras com praticamente duas linhas para impedir a progressão santista, uma verdadeira muralha.

Já a segunda etapa começou mais favorável ao Palmeiras que já conseguia sair do seu campo de defesa com a bola dominada. Ainda assim, o alviverde concentrava demais o jogo no lado direito e dependia única e exclusivamente da movimentação de Willian para criação de espaços e infiltrações dos meias, em especial Lucas Lima.

pal3Marcação santista atrapalhou a tentativa de saída do Palmeiras. Na imagem, saída de três com destaque para o espaço entre as linhas. Scarpa, Lucas e Hyoran muito distantes dos demais com Bruno Henrique flutuando no meio.

Mesmo o Palmeiras estando mais presente no campo do adversário, o Santos seguiu persistente e teve sua insistência coroada com Gustavo Henrique após bate-rebate na área. O empate levou os dois times a buscar mais o jogo e no minuto após o gol Roger chamou Deyverson e Jean, sacando Willian e Hyoran. A alteração colocou um camisa 9 fixo no comando de ataque e jogou Scarpa para o lado esquerdo, deixando Jean com função de marcar e ajudar na saída de bola.

Na tentativa de um gol no final, Roger colocou Artur em campo no lugar do exausto Lucas Lima, centralizando Scarpa. A substituição não levou alterou o cenário do jogo, mas quase resultou em um gol no último ataque.

  • Números do jogo –

 pal4

  • Conclusões –

Muito dependente da produção pelo lado direito o Palmeiras rendeu muito pouco. A estratégia de centralizar o jogo definitivamente não funcionou e engarrafou o meio-campo. Hyoran e Scarpa fizeram jogo apático e não tiveram apoio do laterais, pressionados pela presença de Rodrygo, Gabriel e Bruno Henrique que se alternavam pelos lados. Na foto, mapa de calor de Marcos Rocha, Scarpa, Lucas Lima e Willian juntos, evidenciando a concentração no lado direito.

pal5

Felipe Melo foi outro nome que deixou a desejar. Importante saindo com a bola em outros momentos, não passou segurança defensiva devido a muita lentidão na recomposição. Poderia ter sido a chave – dando mais liberdade aos laterais – para jogadas mais efetivas pelos lados.

@hgdca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s