Ótimos negócios, saída de Keno e a busca pela consistência: PALMEIRAS PÓS-COPA DO MUNDO

Por Hugo Alves

O Palmeiras iniciou sua trajetória no Brasileirão longe de agradar o seu torcedor. Até a parada para a Copa do Mundo foram três derrotas e quatro empates que contrastam as cinco vitórias obtidas, sinal de uma campanha ainda muito irregular mas que promete muito, mesmo com a saída de alguns jogadores. Confira o balanço da inter-temporada do verdão

Transferências –

Dentre todas as saídas – que totalizaram uma exorbitante quantia aos cofres palmeirenses – duas se destacam. A primeira delas, a saída de Roger Guedes para o futebol chinês, é importante por se tratar de uma ótima estratégia de Alexandre Mattos e companhia.

A ida do até então craque da competição ao futebol oriental possibilitou que Dudu permanecesse no clube e ainda deixou o Atlético Mineiro, vice-líder do campeonato e adversário do Palmeiras na luta pelo título, órfão de seu principal jogador. Quando o assunto é número a transferência se prova ainda mais interessante: 43 milhões reais, sendo 19,4 milhões do Palmeiras.

kenoFoto: Divulgação/Palmeiras

Já a segunda transferência que chamou atenção foi a de Keno, desta vez, atingindo diretamente o esquema tático de Roger Machado. Perder Keno foi um duro golpe ao treinador palmeirense, mas falaremos disso mais para frente. No âmbito financeiro a negociação se provou mais uma vez muito interessante: 37 milhões de reais

Além dos dois citados acima nomes como Tchê Tchê, Daniel Fuzato, Fernando e João Pedro também deixaram o Palmeiras nessa parada do meio do ano, mas nenhum deles tinha função importante na equipe de Roger e alguns nem mesmo atuavam com regularidade. Todos foram vendidos por boas cifras.

Para tentar se recompor, no entanto, o eneacampeão brasileiro conseguiu, finalmente, acertar com Gustavo Scarpa e também garantiu a contratação por empréstimo do zagueiro argentino Nicolas Freire que estava no futebol holandês. Confira as estatísticas do jogador na sua última temporada.

sp.png

Na prática, o que muda? –

Durante a parada para a Copa Roger e o Palmeiras excursionaram pela América Central e fizeram alguns amistosos contra equipe de menor poder técnico. As partidas, além de expandirem a marca do clube para outros mercados, também serviu para dar ao treinador a oportunidade de testar novas peças, principalmente para o lugar de Keno.

Muito agudo e eficaz como extremo, Keno não é um atleta fácil de ser substituído. Sua capacidade de criar espaços, mesmo que com dribles, ajudou muito a equipe até aqui. Para suprir sua ausência Roger testou Hyoran e Gustavo Scarpa e buscou outras soluções de posicionamento.

llFoto: Divulgação/Palmeiras

No primeiro jogo, em especial, foi possível observar com clareza a utilização da saída de três (ou saída lavolpiana) para facilitar a chegada da bola aos jogadores de frente. Os laterais, mais abertos, deram amplitude ao time e foram importantes para a criação das jogadas ofensivas.

Outra situação corriqueira se deu pela ausência de Borja. Com Willian de camisa 9 o leque de opções de movimentação se expande e o Palmeiras fica claramente mais móvel e criativo. Como por exemplo nas inversões que trazem Moisés como 9 surpresa ou algum dos pontas entrando na área enquanto o atacante faz a jogada fora dela.

O Palmeiras voltará à campo pelo Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (19) quando encarará o Santos no Pacaembu. Para a partida o treinador Roger Machado não contará com Jailson, Luan, Dudu e Moisés, sendo assim, apresentará escalação diferente da que deve atuar nas demais partidas.

pal

@hgdca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s