Enfim conhecemos o campeão! ANÁLISE PÓS JOGO FRANÇA 4×2 CROÁCIA

por Luiz Martins

Qual o melhor desfecho de uma cobertura se não coroado com a maior glória dentro de uma Copa do Mundo?

2018-07-17 11_53_14-Window

Em uma partida dominada pela Croácia na maior parte do jogo, a seleção francesa foi sólida em suas ações, resistindo ao volume ofensivo do adversário e cirurgicamente marcar seus quatro gols, durante 90 minutos, de forma eficiente dentro de todo o torneio. Mesmo sendo bombardeada pelos croatas, soube entender a partida e seus grandes jogadores no momento necessário conseguiram manterem-se tranquilos, buscando atacar para vencer.

Griezmann teve participação fundamental, fazendo grande jogo no melhor momento possível. Não seria nenhum erro se tivesse sido eleito o craque da Copa. Foi inteligentíssimo durante todo o torneio e coroa uma grande temporada com mais um título, sendo novamente um dos protagonistas. Pogba também importantíssimo em suas ações, buscava organizar as principais jogadas em seu setor, defender com maestria as ações croatas, sendo coroado com um gol.

O meio de campo croata, teve fator importantíssimo, principalmente Módric e Rakitic. Os dois jogadores dominaram as principais ações da equipe, desde a saída de bola, encontrando espaços, negando espaços na defesa, cortando linhas de passe dos franceses (principalmente entre Pogba, Mbappé e Griezmann). Infelizmente essa ótima partida, foi punida com um gol contra e um gol de pênalti, manchando o ótimo jogo que vinha sendo feito, mesmo que tenha conseguido o empate pelos pés de Perisic.

Deschamps merece todo o respeito e reconhecimento, por ter encontrado a forma de utilizar os jogadores da melhor maneira possível dentro de suas convicções, tendo pleno conhecimento que o protagonismo em uma partida de futebol é dos jogadores.
Com esse enorme potencial que esta seleção possui, ele conseguiu encontrar o encaixe perfeito para sagra-se campeão, sendo simplista. Foram necessários poucos ajustes do time que se apresentou na Euro 2016 e nas eliminatórias. Buscou melhorar a pressão no jogador com a bola, buscou ajustes na marcação com encaixes individuais em jogadores importantes de ataque de seus rivais, principalmente no meio-campo. Lançou Matuidi nos 11 iniciais, liberando Pogba, Griezmann e Mbappé de maior jogo defensivo, incluiu também Giroud como centroavante, para em muitas situações poder utilizar um jogo mais direto e também abrir espaços entre linhas adversárias, desta forma liberando ainda mais seus jogadores que possuem melhor jogo individual e criativo para brilharem.

Sem necessidade de ter que estar sempre controlando a posse de bola como uma Espanha ou Alemanha, algo que muitas pessoas cobram nas atuações desta seleção, sendo vista como aquém das expectativas, a busca por menos jogadas elaboradas, utilizando transições em velocidade, um contra-ataque altamente perigoso e a utilização de forma contundente da bola parada ofensiva, foi o que fez desta seleção eficiente e perfeita em suas ações, casando muito bem com as ideias existentes no futebol de hoje.

Assim foram os Bleus durante o torneio, tornando-se bicampeã, após 20 anos. A França se consagra com o lugar mais alto do pódio e pode enfim soltar o grito engasgado desde 2006. Os “Les Bleus” se tornaram a nova seleção campeã do mundial com propriedade, aumentando sua importância no cenário do futebol e incluindo Deschamps, com títulos como jogador e técnico, em uma prateleira ocupada até o momento apenas por Zagallo e Beckenbauer.

Aos croatas, resta curtir o momento que se encontram, tendo a certeza de que saem fortalecidos da Copa, colocando muitos jogadores como grandes ícones no cenário mundial deste esporte chamado futebol.

@ojunomartins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s