BALANÇO FINAL DA COPA DO MUNDO 2018

Por Rafael Maciel

A cada Copa do Mundo, temos a sensação de que a edição atual superou a anterior. Isso porque o Futebol evolui em alta velocidade e as Copas são os eventos que consolidam a transição de cada era.

Após o término da competição, ficamos com uma gigantesca sensação de vazio e para tentar compensar esta perda, resolvemos montar o balanço final da Copa da Rússia sob a ótica dos números!

ESTABILIDADE NA MÉDIA DE GOLS MARCADOS

Nesta Copa, tivemos uma média de 2,64 (169 gols em 64 partidas) gols por partida, um valor muito semelhante à edição de 2014 (2,67).

Após a rica edição de 94 (2,71), a média de gols caiu por 4 edições consecutivas até chegar na edição de 2014, onde a média subiu para 2,67. Na Rússia a média praticamente se manteve a mesma da edição anterior.

Screenshot_20180717-132913_2

A IMPORTÂNCIA DA BOLA PARADA

Já na primeira rodada, prevíamos que a Bola Parada seria preponderante nesta Copa do Mundo, onde até aquele momento 53% dos gols marcados haviam iniciados em jogadas de falta, escanteios, pênaltis ou laterais.

Na Copa do Mundo de 2018 foram marcados 75 gols em jogadas de Bola Parada, representando 44% do total de gols.

Na edição anterior, foram marcados 47 gols em jogadas de Bola Parada (28%), ou seja, na Rússia o aumento foi de incríveis 60%!

Dentre as jogadas que mais contribuíram para o aumento no número de gols marcados, o maior destaque está nos gols marcados em pênaltis (aumento de 83%, com méritos do VAR), porém o aumento também foi significativo em nas demais jogadas de bola parada (aumento de 51%):

bola parada

AUMENTO DOS GOLS CONTRAS

Em toda a Copa de 2014, foram assinalados 5 gols contras (3%).

Já na Copa de 2018, foram registrados inacreditáveis 12 (7%) gols marcados para o lado errado. Ou seja, neste quesito, houve um aumento de 140%!!!

Obviamente que o fator anímico, relacionado à tensão e pressão atribuída aos atletas é crucial neste ponto, porém nas edições anteriores as condições mentais eram igualmente “pesadas”. Uma hipótese provável para o aumento desta estatística, pode estar no fato do “CONGESTIONAMENTO DE DEFENSORES PRÓXIMOS À PRÓPRIA META”, pois estamos vivendo uma era onde cada vez mais as equipes que jogam na defesa buscam negar espaços (aumentando o número de defensores atrás da linha da bola) e isso aumenta as probabilidade da bola desviar nos defensores antes de entrar no gol…

GOLS MARCADOS

final copa

VALORIZAÇÃO DOS PASSES TROCADOS

As equipes estão buscando trocar mais passes, porém com um aproveitamento menor, em relação à 2014. Essa menor precisão, se deve muito ao fato de que os passes estão se tornando mais verticais e mais direcionados à zonas de pressão (como por exemplo, próximo à área adversária).

passe trocado

O aumento na quantidade de passes é considerável (23%), e isso reflete diretamente na velocidade de circulação da bola.

Apesar disso, o número de cruzamentos por equipe diminuiu de 19,9 (em 2014) para 16,6 nesta edição.

O QUE MAIS OS NÚMEROS NOS DIZEM?

numero

Nesta Copa, nenhuma estatística foi tão importante para a obtenção da vitória quanto a Conversão de Gols (Gols Marcados / Total de Finalizações), onde 72% das vezes a equipe que obteve um índice maior que seu adversário saiu com a vitória.

Outra curiosidade foi que em quase 40% das oportunidades, a equipe que mais efetua cruzamentos, saiu derrotada.

REPERTÓRIO TÁTICO

Dentre as plataformas iniciais padrões das equipes, foram identificados claramente 10 esquemas, conforme o quadro abaixo. Destaque para o 4231, que foi utilizado por 39% das equipes nesta edição:

tatico

Podemos percebem que os esquemas com linha de 3 defensores foram utilizados em 16% das oportunidades. Elas não representaram a grande maioria, mas houve um aumento na utilização destes esquemas em relação à 2014 e das 4 finalistas, 2 utilizavam esquemas com linha de 3 (Bélgica e Inglaterra)

MOVIMENTAÇÃO E VELOCIDADE

As duas últimas Copas tiveram praticamente o mesmo tempo médio de bola rolando nas partidas (57 minutos). Isso aumenta ainda mais o peso no aumento de gols em jogadas de Bola Parada nesta edição.

Não houve grande aumento também na movimentação das equipes, que percorreram em média 107 km por partida.

movi

OCUPAÇÃO DE ESPAÇO

A próxima grande evolução do futebol (que já estamos vivendo), está centrada na Gestão do Tempo e Espaço, ou seja, como as equipes distribuem seus atletas nas fases do jogo (aumentando os espaços no ataque e diminuindo os espaços na defesa).

Segundo os posicionamentos médios das equipes na Copa do Mundo 2018 (1º rodada), foi possível elaborar BLOCO DE ESPAÇO médio das equipes, ou seja, mesclamos a profundidade, compactação e amplitude média apresentadas.

espaço

3

INDICADORES DE DESEMPENHO

Como forma de avaliar o desempenho global do torneio, realizamos um levantamento das médias de alguns Indicadores de Desempenho que consideramos relevantes para a elaboração de análises. Segue abaixo o quadro:

desempenho

MELHORES EQUIPES EM CADA ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

avaliação1

avaliação2

RELATÓRIOS DE DESEMPENHO DOS FINALISTAS

final

final2

CONCLUSÃO:

Foi uma Copa do Mundo repleta de emoções e feitos históricos, tão gigante quanto o país que sediou esta edição.

Tivemos equipes atuando em altíssimo nível: França, Croácia e Bélgica (menção honrosa ao Brasil que fez uma boa Copa até as quartas)

Tivemos seleções que competiram muito bem dentre suas limitações: Inglaterra, Suécia e Rússia.

Tivemos também seleções que acabaram tendo um desempenho muito abaixo do esperado: Alemanha, Argentina, Espanha e Polônia.

Vale lembrar que os números estão aqui para nos dar suporte durante qualquer tipo de análise que fizemos e devemos sempre utilizá-los dentro de um contexto.

Agradecemos muito que acompanhou a Copa através das publicações do MW Futebol.

O Catar é logo ali! Nos vemos em 2022!

@rafaellomaciel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s