Super Kane versus “Mági”dric: PRÉ-JOGO INGLATERRA x CROÁCIA

Por Luiz Doering e Daniel Klabunde 

Depois de muitos estarem acreditando que a seleção inglesa chegaria apenas até as quartas de finais no mundial da Rússia, eis que os Three Lions resolvem surpreender e aparecer nas semifinais, mas não surpreendendo este vos escreve, no primeiro texto que escrevi apresentando a seleção inglesa coloquei que acreditava em caminhada até as semifinais, depois de passar por um grupo teoricamente fácil, enfrentaram uma seleção colombiana forte, sem seu principal jogador (James)  é verdade, mas muito forte, foi um bom desafio para o novo estilo inglês, Southgate efetuou algumas substituições equivocadas é verdade, mas aprendeu com seus erros como vimos no jogo contra a Suécia nas quartas de finais, onde não repetiu a mesma substituição.

Esses 23 jogadores já fizeram história levando a seleção da terra da rainha à uma semifinal depois de 28 anos, mas farão mais história se chegarem a uma final, pois a única disputada pelos ingleses foi no longínquo ano de 1966, onde se sagrou campeã em terras inglesas, e também é o único título conquistado pela seleção.

Mas para isto acontecer deverão passar pela seleção croata nesta quarta-feira 11/07, e para isso contam com Harry Kane e cia, que vem fazendo ótimo trabalho neste mundial, é o goleador do time e da competição com 6 gols marcados, atrás do furacão Kane os ingleses vem com a trinca que vem se destacando pelas movimentações no ataque e suas precisões nos passes, tendo a maior circulação de bola entre os semifinalista com 18,6 passes/min, e um quesito que ajuda muito neste número é a pressão pós perda de posse recuperando o quanto antes a posse de bola, são 13,4 desarmes por jogo dos ingleses.

Outro quesito usado historicamente pelos ingleses é o jogo aéreo, que não foi deixado de lado nesta nova forma de atuar, tanto que foram 5 gols de cabeça neste mundial, aliando muito bem a qualidade em trabalhar a bola, com a qualidade nos cruzamentos e o bom posicionamento de Kane e seus defensores na área adversária.

semisinglaAlguns dados da Inglaterra nesta copa feitos pelo nosso colega @rafaellomaciel

Jordan Henderson é a cabeça pensante neste time, as jogadas iniciam por ele na maioria das vezes, mas  a saída de bola também é efetuada por Maguire na esquerda ou Wlaker na direita, mas se engana quem acha que os zagueirões saem no chutão, muito pelo contrário, bola no chão e sempre buscando Lingard, Dele Alli e até por muitas vezes Sterling e o próprio Kane voltando para buscar a bola e assim abrindo espaços na defesa adversária, pois se engana que ache Harry Kane aquele centroavante fincado na área só esperando o passe para finalizar ou um rebote para empurrar a bola nas redes, Kane se movimenta muito entre as linhas buscando fazer o pivô para triangulações.

A Croácia já fez história nessa Copa do Mundo ao alcançar as semifinais do torneio, igualando o feito da geração de Boban e Suker que acabou eliminada pela França na mesma fase em 1998. A partir deste ponto, a seleção croata pode ser considerada o patinho feito entre as finalistas. Não que não tenha condições de surpreender a fortíssima Inglaterra, mas existem alguns percalços consideráveis no caminho que precisarão ser superados para que os Vatreni tenham alguma chance.

Se até aqui o técnico Zlatko Dalic se mostrou um ótimo estrategista, alternando a equipe entre o 4-2-3-1, o 4-1-4-1 e o 4-3-2-1, assim como as composições de abertura de meio, escalando Modric-Rakitic, Rakitic-Brozovic, Badelj-Rakitic, sempre considerando o poder do adversário a ser enfrentado, para a semifinal que se avizinha é de se imaginar que o sistema utilizado entregue mais consistência no meio e mais poder de marcação. Dificilmente veremos a escalação que iniciou o confronto com a Rússia, com Luka Modric e Iván Rakitic na base do meio de campo. É provável que o treinador croata mande a campo Brozovic ou Badelj (na vaga de Kramaric), com o objetivo de aumentar o poder de marcação da equipe.

Além disso, um fator que deve estar tirando o sono de Dalic é a condição física de sua equipe, que vem de duas prorrogações e já deu sinais de exaustão na fase anterior, quando precisou manter Subasic e Mandzukic em campo sem as melhores condições, além da substituição de Vrsaljko com problemas no joelho e do aparente cansaço do craque Luka Modric.

A Inglaterra, por sua vez, é uma seleção bastante jovem, especialmente se considerarmos seus principais jogadores. Diferentemente de outras épocas, é uma equipe que preza a posse de bola, mas não se furta de utilizar o jogo físico e intenso, característico do futebol inglês. Certamente será um embate difícil e o treinador croata precisará bolar uma estratégia para poupar seus principais jogadores durante a partida sem abrir mão do poder de marcação e do enfrentamento físico com os ingleses, o que pode ser muito difícil.

O que pesa em favor da Croácia é, sem dúvidas, a capacidade de ter a bola, muito disso em virtude do trabalho realizado por Rakitic e Modric. Ter a bola poderá ser essencial para frear o ímpeto dos ingleses, sem falar no jogo aéreo, grande arma da Croácia nessa Copa, já que a equipe tem a maior média de cruzamentos por jogo entre as finalistas (21 por partida) e 4 dos 9 gols marcados vieram através de cruzamentos, isso sem falar na estatura média da equipe (1,85m).

Podemos dizer sem dúvidas que a Croácia será franca-atiradora contra a Inglaterra. Será necessária uma tarde mágica dos croatas, especialmente por parte de Luka Modric, e de uma estratégia bastante elaborada de Zlatko Dalic, para que consiga surpreender a forte equipe inglesa e alcançar uma quase inimaginável final, feito que seria absurdamente histórico para o país que tem apenas 27 anos de existência.

cróacia

FOTO: Franck Fife, Adrian Dennis/AFP

@lfmdoering e @DKtricolor

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s