Classificação merecida: ANÁLISE TÁTICA SUÉCIA 0x2 INGLATERRA

Por Daniel Klabunde

Após 28 anos de espera a seleção inglesa está novamente nas semifinais de uma Copa do Mundo, isso mesmo, a última vez foi no ano de 1990, quando foi desclassificada pela seleção da Alemanha nos pênaltis. A partir de lá foram muitas decepções, mas agora o time inglês demonstra forte evolução na sua forma de atuar, e o mais importante, os resultados estão aparecendo.

O primeiro quesito na forma de jogar dos Three Lions é a posse de bola, mas não somente a posse em si, e sim trabalhar a bola no campo de ataque, e neste quesito Henderson é um dos melhores no que faz e contra a Suécia não foi diferente, dominou o meio de campo e ditou o ritmo dos ingleses na vitória de 2×0 neste sábado.

dk

Fonte: @11Tegen11

Com os seus três zagueiros seguros e não sofrendo perigo atrás, Henderson teve toda a liberdade para organizar a equipe, chamando para o jogo Lingard e Dele Alli, que se movimentavam bastante entre as linhas suecas, além ainda de Trippier, um dos melhores laterais direitos desta copa se destacando pela sua velocidade e precisão nos cruzamentos. Neste jogo contra a Suécia ainda podemos ver o apoio dos zagueiros no momento do ataque inglês, como os suecos deixavam apenas um homem na espera da contra-ataque, um dos três zagueiros se dava ao luxo de subir e apoiar no ataque.

dk2
Nesta imagem vemos Maguire ocupando o espaço deixado pela zaga sueca, ajudando assim à girar a bola na frente da defesa.

Apesar da Suécia ter tido o primeiro chute à gol aos 12 minutos da primeira etapa, não atacavam com organização e intensidade, apostando muito no jogo aéreo com seus atacantes e organizando pouco o ataque.

dk3

Ataque sueco em linha com a defesa inglesa e nenhum jogador entre as linhas para receber a bola e organizar as jogadas.

Desta forma a defesa inglesa teve superioridade sobre o ataque sueco, pois também possuem jogadores altos e de imposição física, sendo Maguire um dos destaques da Inglaterra na partida.

Como falei anteriormente, com a defesa firme, a concentração foi em atacar, e no primeiro contra-ataque encaixado pelo ingleses, Harry Kane quase marcou em chute pelo lado direito da meta sueca, contra-ataque puxado por Sterling com sua velocidade característica. Mas Sterling ao meu ver é um jogador que precisa ser trabalhado mentalmente, tem boa técnica, velocidade e ajuda muito na parte tática, mas é um jogador que tem muitas tomadas de decisão erradas na partida, um drible a mais que não é necessário, um passe para esquerda que seria mais proveitoso na direita, e assim por diante.

A Inglaterra manteve o controle de partida com suas pressões pós perda de posse funcionando muito bem, e um dos destaques neste quesito foi Dele Alli com 6 desarmes certos, quase a mesma quantidade que todo o time da Suécia (7), além de ajudar muito nesta questão, deu mais um passe para finalização e desencantou na copa marcando o seu gol, o segundo da vitória inglesa, coroando a sua melhor partida até aqui na copa. E o gol foi marcado de cabeça em assistência de Lingard, assim como o primeiro aos 30 minutos da etapa inicial marcado por Maguire, também de cabeça em cobrança de escanteio de Ashley Young. Uma jogada que não foi erradicada dos Three Lions apesar da sua nova forma de jogar, e que vem dando muito certo, já são 5 gols de cabeça neste mundial.

Os ingleses vem forte para a semifinal contra a Croácia, com confiança e acreditando muito na sua forma de jogar, tanto que o técnico Southgate já declarou que não muda o seu time em função das outras seleções, tanta é a confiança no trabalho que está sendo executado. Outro ponto a ser destacado é o preparo físico, no qual os ingleses devem superar os croatas, pois tiveram mais facilidade para vencer a partida das quartas de finais.

@dktricolor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s