A Suécia soube atacar os velhos problemas do México: ANÁLISE TÁTICA MÉXICO 0x3 SUÉCIA

Por Juliano Rangel

Diferente das últimas atuações, o México apresentou alguns de seus velhos erros, com transições defensivas lentas e desatenções na marcação, que foram muito bem exploradas por uma seleção sueca veloz e letal na segunda etapa.

osorioteam

Ambos os treinadores resolveram repetir escalações já utilizadas na Copa do Mundo. Juan Carlos Osorio apostou nos 11 iniciais que atuaram contra a Coréia do Sul, no já clássico 4-2-3-1, enquanto que Janne Andersson colocou em campo o seu tradicional 4-4-2, que foi utilizado nos duelos contra a seleções sul-coreana e alemã.

Mais uma vez atuando como uma saída de bola em três, com Álvarez pela direita, Salcedo centralizado e Héctor Moreno pela direita, o colombiano tentou repetir as ações das duas últimas partidas. Mas, a Suécia resolveu pressionar a saída de bola do trio, principalmente com as chegadas dos atacantes Berg e Toivonen, além de Forsberg, pela esquerda, e Claesson na direita.

osorioteam2

As bolas aéreas e as chegadas pelos dois lados eram as alternativas do time sueco, principalmente pelo lado direito onde a equipe atacou em 52% das ações no jogo. Sem a bola, a Suécia apresentava duas linhas de quatro bem fixas, com os dois atacantes mais a frente.

osorioteam3osorioteam4

Com a bola, era possível ver pelo lado direito do México o lateral Gallardo se posicionando mais no meio, com Lozano voltando mais para dar amplitude e se apresentar mais próximo a linha do meio. Os lançamentos em direção aos pontas também eram muitos utilizados pela seleção mexicana.

osorioteam5

Após os 15 minutos iniciais, a seleção mexicana conseguiu equilibrar as ações, chegando pelos lados, com destaque para o lado esquerdo cujo foram realizadas 45% das ações da equipe. Nesse setor, Lozano entrava em diagonal, buscando as infiltrações de Vela para finalizar de frente para a área.

osorioteam6

Com rápidas transições ofensivas, a Suécia tentava explorar os espaços pelos lados deixados pela defesa mexicana, com velozes descidas dos pontas Claesson e Forsberg. Já pelo lado mexicano, Héctor Herrera atacava os espaços pelos lados, Gallardo descia e consegui dar amplitude, pela esquerda, juntamente com Layún, na direita, e, assim, dando espaço para Lozano se deslocar para o meio.

Na segunda etapa, as posturas iniciais das duas equipes eram as mesmas do primeiro tempo, até aparecer um velho problema defensivo da seleção de Osorio, que resultou no primeiro gol da Suécia: a desatenção defensiva.

Com a linha defensiva mexicana quebrada, o lateral Augustisson aproveitou o espaço deixado por trás Álvarez para conseguir finalizar após o cruzamento da Berg, que chegou a ser desviado por Claesson.

osorioteam7

O gol deixou o México desorganizado, saindo na bola alta e dando mais espaços para Suécia atacar pelos lados. No meio-campo, os erros de passes começaram a aparecer e ficaram mais evidentes com a marcação do segundo gol sueco.

Héctor Herrera perdeu a bola para Toivonen que deu origem ao contra-ataque que só parou no pênalti cometido pelo zagueiro Héctor Moreno no atacante Berg.

Osorio ainda tentou recuperar o domínio do meio-campo com as entradas de Marco Fabián, que atuou a lado de Vela, Jesús Manuel Corona, atuando pelo lado direito, e, mais tarde, com Peralta entrando para jogar próximo a Chicharito.

A Suécia manteve sua postura com as entradas de Thelin, Svensson e Hiljemark e chegou ao terceiro gol. Em mais um lance de desatenção da defesa mexicana, após uma cobrança de lateral, Thelin desviou para o meio da área e Álvarez mandou contra o próprio para dar números finais ao jogo.

@julianords

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s