Trinca mortífera mantém viva a esperança: ANÁLISE TÁTICA DE COLÔMBIA 3×0 POLÔNIA

Por Felipe Holanda

O craque James foi Rodriguéz foi considerado pela FIFA o melhor em campo na imponente vitória da Colômbia por 3×0 em cima da Polônia, mas ele recebeu o apoio à altura de outros dois companheiros: Cuadrado e Quintero. Os três formaram um tridente obediente taticamente, que dominou o meio de campo e destroçou os poloneses, sendo os principais responsáveis por deixar a seleção colombiana com esperanças de classificação no Grupo H da Copa do Mundo.

Sem Carlos Sanchez, expulso contra o Japão na rodada de estréia, José Pékerman resolveu trocar a dupla de volantes. Wilmar Barrios herdou a titularidade na vaga em aberto, enquanto Lemar foi para reserva para a entrada de Aguilar. Surtiu efeito e foi pelo meio de campo que a Colômbia começou a construir o êxito diante dos poloneses.

Com a segurança dada pelos volantes, os três meias começaram a aparecer no jogo. Cuadrado, James e Quintero sempre buscavam jogar próximos um do outro para efetuar triangulações de passe e furar o bloqueio europeu.

colombiafel

A proximidade da trinca colombiano (Reprodução/FIFA)

Com intensidade e pouco espaçada entre os setores, a equipe colombiana conseguia neutralizar a posse de bola da Polônia e começou a ditar o ritmo do jogo. Aos 30 minutos, porém, Aguilar se lesionou e foi substituído para a entrada de Uribe. A mudança inesperada acabou dando mais dinâmica ao meio de campo e o gol parecia questão de tempo.

Com 40 minutos do primeiro tempo, a trinca voltou a roubar a cena, dessa vez de forma mais efetiva. James cobrou escanteio curto para Cuadrado, que achou Quintero. O camisa 20 acertou passe preciso para James, que cruzou na cabeça do zagueiro Mina, autor do primeiro gol dos colombianos.

triocolMomento que nasceu a triangulação que inauguraria o placar em Kazan (Reprodução/FIFA)

Em vantagem e ciente de suas necessidade, a Colômbia continuou dominando as ações no meio de campo e atacando de forma intensa pela direita. Do outro lado, entretanto, a Polônia só conseguia criar oportunidades em ligações diretas da defesa para o ataque. Numa delas, Ospina fez grande defesa e evitou o gol de empate após chute à queima roupa de Lewandowski.

Foi a deixa que Quintero precisava para aparecer bem outra vez no jogo. O camisa 20 recebeu na direita do ataque e deu passe açucarado para Falcao Garcia anotar o segundo (seu primeiro em Copas do Mundo) e praticamente selar o triunfo dos cafeteiros.

tricolQuintero abusa de consciência tática e acha Falcao em ótimas condições para marcar, enquanto James dava opção na esquerda (Reprodução/FIFA)

Com o 2×0 de desvantagem no placar e a eliminação iminente, a Polônia se desesperou. Lewandowski até tentou resolver em “carreira solo”, mas também não estava em uma de suas noites mais inspiradas.

A Colômbia, por sua vez, viu a possibilidade matar o jogo e já traçou os planos para chegar ao 3×0: as investidas em contra-ataque. Na primeira chance que teve, veio o golpe fatal. James roubou bola ainda no campo e defesa e deu um passe antológico para Cuadrado. O camisa deslocou o goleiro polonês para coroar sua grande atuação em campo.

king james

Com a defesa da Polônia desarrumada, James acertaria assistência milimétrica para Cuadrado de trás do meio de campo (Reprodução/FIFA)

Ao fim do jogo, James foi escolhido o melhor em campo. Além das duas assistências, o craque teve um aproveitamento absurdo de passes (90%), com quatro bolas longas de quatro tentativas. A atuação rendeu ao camisa 10 um posto na seleção da segunda rodada da Copa do Mundo.

sofascore(Reprodução/Sofascore)

Pela frente, a Colômbia tem jogo decisivo contra Senegal e precisa da vitória para garantir a classificação às oitavas de final sem sustos. Se empatar, dependerá de uma combinação de resultado para não ser eliminada.

@holandareporter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s