A confirmação da vaga VS O desempenho com eliminação: ANÁLISE TÁTICA FRANÇA 1X0 PERU

Por Luiz Martins

Pelo jogo de segunda rodada no Grupo C, França e Peru, realizaram um jogo considerado bom, na cidade de Ecaterimburgo.
As duas equipes realizaram mudanças em relação ao time de estreia da Copa, principalmente em uma posição que vem sendo um dos pontos altos do torneio: O camisa 9.
As entradas de Paolo Guerrero e Olivier Girourd, para o Peru e França, respectivamente, buscavam uma melhora no espaço entrelinhas de defesa, melhor opção de bola aérea ofensiva além de encontrar uma opção para triangulações a frente da área e jogadas de pivô, algo que foi importante nas partidas anteriores (realizando pivô, Girourd conseguiu uma assistência para o gol de Pogba contra a Austrália), quando estes jogadores estiveram em campo.

 

2018-06-22 09_32_47-França X Peru.docx - Word

 

A equipe peruana iniciou o jogo mais ligada, dominando espaços, bloqueando a construção de passes curtos do adversário e buscando ataques com muita intensidade e velocidade pelos lados de campo, com Carrillo e Advincula, o lado mais forte do selecionado. Com as dificuldades apresentadas, os Bleus apostavam bastante em jogadas mais diretas, para o pivô de Girourd.
Com o tempo passando, a pressão na saída de bola e o perde-pressiona (aspecto utilizado quando o time perde a bola), dos franceses foi melhorando, principalmente por Matuidi, Kanté e Pogba adiantarem a marcação pelo meio-campo.

Quando buscou este tipo de situação dentro de campo, parece que a confiança francesa aumentou e assim surgiu a figura de Mbappé, agredindo a defesa peruana pelo lado direito de ataque. Outro jogador que cresceu na partida foi Griezmann, jogando centralizado, atrás de uma figura mais fixa, que como já descrito, proporciona espaços para o jogador francês desempenhar sua melhor versão.

Pelo lado peruano, Cueva vinha sendo a melhor resposta contra a defesa adversária, buscando se movimentar bastante no espaço aberto pela presença de Guerrero.  Guerrero não parecia bem na partida e em um momento que ele desceu para auxiliar na construção, Pogba consegue a roubada de bola, aciona Girourd, que finaliza e na sobra Mbappé marca o único gol da partida.

Até o fim da primeira etapa, os Bleus possuíram amplo domínio até o final da primeira etapa.

Na volta para a segunda etapa, Gareca vendo as dificuldades apresentadas, retorna com Farfán no lugar de Yotun. Com esta alteração a equipe ganhou mais experiência e maior movimentação pelo centro do campo, melhorou a pressão contra a defesa adversária, sendo muito mais efetiva no restante da partida.

Já a França voltou sem o mesmo ímpeto na marcação do primeiro tempo, tendo menos posse de bola e buscando saídas em transições velozes em contra-ataque (estilo de jogo que a equipe se sente mais confortável), mas errava bastante o momento das transições, perdendo muitas bolas.

Buscando melhorar estas jogadas, prevendo um desgaste físico de seus jogadores, Deschamps realizou alterações, pra manter a estratégia. Sacou Mbappé e Griezmann, por Dembelé e Fékir.  A França melhorou pouco em relação a pressão que sofria em sua defesa, mas o principal que era o contra-ataque permaneceu idêntico. Desta forma o segundo tempo francês foi totalmente aquém do esperado, devido ao bom primeiro tempo. Já a seleção peruana, decepcionou pelo resultado neste jogo e na apresentação anterior diante da Dinamarca, na estréia. Nos dois jogos apresentou um ótimo desempenho e muito domínio das partidas, mas pecou demais em suas finalizações e em torneios como a Copa do mundo, isso cobra caro e a seleção está eliminada.

@ojunomartins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s