Organização: A “SURPREENDENTE” SELEÇÃO DA ISLÂNDIA

Por Rubio Claudio 

A frase dita pelo capitão Aron Gunnarson retrata bem o que a Islândia fará na Copa da Rússia. E sabe muito bem o que quer, ser organizada e explorar com rapidez os contra-ataques.

Com uma proposta clara de se defender, a Islândia faz muito bem o que se propõe. Ela sabia que sofreria boa parte do jogo com a qualificada Argentina, principalmente defensivamente, já que a Argentina tem Messi e outros ótimos jogadores no setor ofensivo.

 

Organizac╠ºa╠âo defensivaOrganização defensiva (GIF).
Obedie╠énciaObediência tática islandesa – Detalhe: 90’ de jogo (GIF).
Protec╠ºa╠âo da BalizaProteção da baliza – Predominância durante o jogo (GIF).

Sabendo da força ofensiva dos argentinos, a Islândia buscou explorar da melhor maneira possível as oportunidades que teve. Veja como chegam ameaçando:

 

A Argentina percebendo uma sólida e bem montada defesa islandesa, procurou as finalizações de longe. Nessa imagem, Otamendi finaliza de longe sem levar perigo ao bom goleiro islandês, Halldorsson, que foi escolhido o melhor jogador da partida.

Somente Messi finalizou 11 vezes, sendo 7 fora da área e 4 remates dentro da área. Sinal de que a organização da defesa islandesa conseguiu o que queria. Dentro da área, o local onde ocorrem a maioria dos gols em uma partida de futebol, não foram concedidos espaços. Das 26 tentativas no total, 10 foram bloqueadas e apenas 7 foram no gol. Uma dessas finalizações, de Agüero, dentro da área, foi o gol. Méritos para ele, qualidade técnica é o diferencial em um jogo como esse. Agüero mesmo com a marcação em cima, uma bola difícil de ser dominada, de costas para o gol, consegue girar e bater forte de esquerda para marcar aquele que foi o único gol argentino.

Quatro minutos depois, com a mesma força apresentada nos vídeos acima, a Islândia por meio de Finnbogason chega ao gol de empate. Era quatro dentro da área e mais dois na entrada da mesma. Quando chega, chega bem.

Faltando pouco para fechar o primeiro tempo, a Islândia teve uma grande chance com o jogador que apresenta uma boa técnica, Sigurdsson. Junto com Halldorsson, foi um dos melhores da partida. Bastante participativo, ele correu pouco mais que 11 km, sendo o jogador que mais correu na partida.


Com a Argentina dominando com a posse da bola (Dos 62’48” de bola rolando a Argentina ficou com 72% – 45’11” e a Islândia com 28% – 17’37”), buscou a construção de jogadas que causasse perigo aos islandeses resultando em uma penalidade máxima. Pênalti bobo, sendo que, acredito que o argentino não chegaria na bola. Era só cercar e estava feito.

Após o pênalti, já no segundo tempo, estando satisfeitíssima com o placar e não é para menos, a Islândia pouco saía e os contra-ataques praticamente cessaram. Halldorsson ainda faz uma importante defesa aos 41 minutos.

Como dito acima, acho que essa Islândia com a obediência tática que possui, com a fortaleza mental aparente tem a chance de fazer uma bela copa. Vai classificar? Não sei! Nos meus “bolões” está que sim. Organização, preparação e estudos é o caminho que a Islândia escolheu percorrer desde a sua revolução dentro do futebol, massificando-o construindo “galpões” para ter futebol ao longo do ano todo para as crianças, mesmo com o inverno rigoroso. Além de ter profissionalizado a profissão de treinadores de futebol, tendo um alto índice deles certificado pela UEFA. Não sabemos onde poderá chegar esta simpática seleção, mas é fato que bons resultados já iniciaram desde a Euro 2016, classificando em primeiro nas eliminatórias e o resultado contra a Argentina. Acredito que continuará evoluindo se o processo permanecer.

@rubiorcsport

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s