As Águias voaram alto e pegaram a sua primeira presa, a Costa Rica: ANÁLISE DE SÉRVIA 1 X 0 COSTA RICA

Por Charlton Júnior

A mesclada Seleção da Sérvia, estreou com o pé direito na Copa do Mundo, uma das integrantes do grupo da Seleção Brasileira, as Águias demonstraram qualidade ao bater a Costa Rica. Como já era esperado, os Sérvios apresentaram uma boa performance, principalmente no setor de meio campo, a sua defesa, no entanto não foi muito incomodada pelos costarriquenhos, a não ser nos cinco primeiros minutos onde houve uma maior intervenção do Stojkovic.

O time entrou no esquema tático já esperado, o 4-2-3-1, porém com algumas novidades comparado ao que vinha trazendo nos amitosos. O técnico promoveu a entrada do Nikola Milenkovic na zaga e fez o deslocamento de Brasnilav Ivanovic para a lateral direita, Luka Milevojevic também foi o escolhido para jogar ao lado do maestro Nemanja Matic.

 

 servia

Escalação inicial da Sérvia

            A primeira etapa foi claramente dominada pela Sérvia, que apesar dos sustos nos primeiros minutos, soube se recompor e colocar o seu ritmo de jogo. Um ritmo intenso de triangulações, de marcação por pressão, e com forte chegada ao ataque, geralmente pelo lado direito, abusando da qualidade do Dusan Tadic que foi duramente acionado pelos seus companheiros, Ivanovic foi personagem importante no jogo, no qual a sua força física lhe proporcionava boas chegadas atacando os espaços vazios, e também uma melhor recomposição no momento defensivo, ganhou 9 das 15 disputas no jogo. Mesmo com todo o volume e tendo as iniciativas, a Sérvia acabou esbarrando nas boas defesas do Keylor Navas.

           servia2

Imagem mostra a trama do ataque Sérvio, bastante profundidade pelo lado direito, Mitrovic saindo da área atraindo a marcação, Tadic infiltrando por dentro buscando os espaços vazios.

       A Sérvia voltou para a segunda etapa da mesma forma que terminou a primeira, querendo impor o seu jogo, a jovem promessa, Milinkovic-Savic que não tinha feito um bom primeiro tempo, mostrou o motivo de ser uma das principais esperanças dos Sérvios (se movimentou bastante em campo, causando uma grande interrogação na defesa costarriquenha), deixou Mitrovic em posição clara de gol, por sinal, o atacante fez uma boa partida, mostrando qualidade não só dentro da área, mas também fora dela (mesmo desperdiçando algumas chances), foi numa falta sofrida por ele que saiu o gol da Sérvia, numa cobrança de falta sublime executada pelo Kolarov, onde o mesmo não deu  chances para o Navas.

 Após sofrer o gol, o técnico da Costa Rica fez algumas alterações e buscou o gol de todas as formas, mostrando até um certo desespero, os Sérvios souberam se fechar, em um esquema estruturado, com seus blocos médios, esperando uma oportunidade para matar o jogo no contra-ataque. A seleção costarriquenha sentiu falta do seu principal jogador o Bryan Ruiz, que viu a derrota da sua equipe e sem mostrar forças para uma reação.

servia3

Sérvia baixou seus blocos, marcou forte e esperou por uma oportunidade de contra-ataque.

servia4

Posicionamento médio da Seleção da Sérvia.

 servia6

Mapa de Calor da Sérvia contra a Costa Rica.

Foi uma boa apresentação da Sérvia, mostrou um jogo fluído, organizado, um tanto previsível, é verdade, onde buscou o ataque geralmente pelo lado direito como mostra na imagem a acima, porém, fez valer a esperança depositada pela sua torcida nessa mescla de juventude e experiência. O próximo jogo é contra a Suíça, esperamos que a performance se repita e a considerada por muitos “Brasil da Europa”, vença novamente.

@FocoSantos

#AprendemosJuntos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s