RESENHA DE “GOL DA ALEMANHA” – Relatos de uma revolução da Editora Grande Área

Por Juliano Rangel

Falar sobre o Brasil 1 x 7 Alemanha de 2014 sempre é muito difícil para nós brasileiros, mas para os alemães é motivo de festa. Agora, você já pensou quais motivos levaram a seleção germânica a chegar nesse marcador há aproximadamente quatros atrás? Pois então, esses foram os pontos que os autores do livro Gol da Alemanha, Axel Torres e André Schön buscaram apontar.

A obra, que começa a ser contada na cidade de Barcelona, com Axel (jornalista) e André (professor de alemão de Axel), também possui relatos de Guillermo Valderde (amigo da dupla de autores), e oferece um verdadeiro mergulho na história do futebol alemão, iniciando na década de 1970 e seguindo até fatídico dia – para nós, no Estádio do Mineirão.

download

Gol da Alemanha também apresenta períodos de auto-avaliações do futebol alemão, dos anos sem títulos ao ano da glória, as mudanças das ideias de jogo, dando oportunidade aos jovens treinadores, a união dos clubes, da Bundesliga e da Federação Alemã de Futebol em prol do desenvolvimento do esporte, o trabalho de reestruturação e transformação da mentalidade do futebol alemão, e, principalmente, a metodologia voltada diretamente para os novos valores.

Personagens imponentes desta caminhada se fazem presentes em deliciosas histórias, como a figura máxima do futebol alemão Franz Beckenbauer, que desempenhou um papel singular de líder dentro e fora de campo, em momentos oportunos e de conquistas da seleção alemã.

O livro também oferece uma série relatos sobre o trabalho de Jürgen Klinsmann a frente da seleção, em meio a uma série de desafios desde a opção em colocar Oliver Kahn no banco em 2006, até o desentendimento com Lotthar Matheus e a imprensa alemã, que marcaram a passagem do treinador, que viria a enfrentar um novo turbilhão a partir de 2008, no comando do Bayern de Munique.

A passagem de bastão no comando da seleção em 2006 de Klinsmann para Joaquim Low, também é abordada na obra que relato alguns momentos táticos da seleção alemã nas conquistas da Eurocopa de 1972 e da Copa do Mundo de 1974, sobre Holanda de Cruyff, e os títulos da Copa dos Campeões da Europa, conquistados pelo Bayern de Munique na década de 1970.

Além de tudo isso, tem muito mais com Gerd Müller, Luis Van Gaal, Jupp Heynckes, Pep Guardiola, Jürgen Klopp e Thomas Tuchel, e o até o pouco conhecido Ralf Rangnick, técnico da sensação SSV Ulm da década de 1990.

Gol da Alemanha é um convite para você que deseja mergulhar e conhecer toda a revolução do futebol alemão, em 202 páginas traduzidas pela Editora Grande Área – com direito a prefácio do mestre Gerd Wenzel, por meio de muitos relatos que vão além do campo e nos fazem entender melhor os motivos que deram origem as saídas de líbero de Neuer, as tabelas de Kross, Khedira e Schwensteiger, e os gols de Müller e Klose, naquela tarde de 8 de julho de 2014.

 

@julianords

 

NOSSO ESPECIAL AGRADECIMENTO À EDITORA GRANDE ÁREA, QUE FAZ O SEU PAPEL  EM ELEVAR NA CULTURA DO FUTEBOL BRASILEIRO!

Adquiri já seu livro por aqui: https://editoragrandearea.lojaintegrada.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s