O velho estilo nórdico – ANÁLISE TÁTICA DA SUÉCIA

Por Maurício Wiklicky

Esqueça… Esqueça Ibrhimovich, esqueça as boas seleleções de 1994 com Brolin, Dahlin e jovem Larsson. Esqueça a seleção de 2006 com Fredrik Ljungberg, um jovem Zlatan Ibrahimovic e  um velho Henrik Larsson. Seleções que tinham qualidada técnica, que alcançaram bons resultados nas copas do mundo.

Apesar de ter deixado a Holanda para trás em seu grupo nas eliminatórias e ter desclassificado a Itália na repescagem, a Suécia vem para a Copa da Rússia para tentar passar para as oitavas. O confronto decisivo será contra o México, isso se vencer a Coréia do Sul na estreia.

O time joga numa variação do 4 4 2 e do 4 4 1 1. São linhas defensivas bem compactas. Destaque para a zaga central formada por Lindelof e Granqvist, companheiros desde as categorias de base, onde foram campeões europeus. Os laterais são defesivos, e junto à eles há uma dupla de volantes formada por Ekdal e Larsson. Na meia pela direita, com funções de recomposição, mas com liberdade de ir para o ataque Durmaz deverá ser o titular. A criatividade e liberdade ficam pelo craque do time, e único jogador de destaque na Europa pela qualidade técnica, Forsberg, do surpreende RB Leipzig. No ataque dois jogadores de muita força física. Toivonen e o atcante que tem um pouco mais de qualidade e velocida, e que pode voltar um pouco para a linha de meio campo. O outro é o centroavante Berg.

WhatsApp Image 2018-06-13 at 22.08.36

Com exceção de Forsberg, que pode ser liberado para atcar e assim criar inúmeras oportunidades para os atacantes. Caso contrário será ligação direta e aproveitamento de bolas paradas, em em escanteios e faltas próximas da área para aproveitar a altura do time, uma das maiores da copa.

CRAQUE

Emil Forsberg é o craque da geração. Destaque da Bundesliga na temporada 16/17 onde liderou o RB Leipzig ao vice campeonato, sendo o maior assistente da competição. O pensador sueco, todas jogadas trabalhadas e bolas paradas são com ele. Se a Suécia quer passar da fase de grupos, deverá contar com o talento de Forsberg.

forse

FIQUE DE OLHO

A força sueca é seu sistema defensivo, com destaque a dupla de zaga: Lindelof, que após destaque no Benfica foi vendido ao Manchester United, onde tenta encontrar seus melhores dias; e Granqvist está no Krasnodar. Eles indo bem, as chances da zaga não ser vazada são grandes.

dupla zaga

@mwgremio

ANÁLISE GOLS

Por Pedro Cardoso Petrachini

ITALFoto: Twitter Fifa

Gols a favor

Sob o comando de Janne Andersson, a seleção sueca conseguiu seu retorno às Copas, após ausência em 2010 e 2014. E, em números, o ataque foi positivo: em 19 jogos no ciclo pós-Euro 2016, foram 41 gols (média de 2,15). Lembrando que a principal estrela, Zlatan Ibrahimovic, não atuou, após se aposentar do time nacional.

Sem tanta característica de trocar muitos passes à espera do espaço, os suecos se destacaram bastante pelas jogadas pelas laterais, buscando cruzamentos e referências na área. 12 tentos saíram de lances assim (29%).

Roubadas no ataque (4) e bolas paradas na área (7) também foram importantes para o sistema ofensivo de Andersson. No aspecto individual, o artilheiro foi Berg, com 8 gols. O já experiente atacante, que chegou a ser uma promessa no início da carreira, terá sua primeira chance em Copas.

Gols contra

A defesa sueca até passou uma boa parte dos jogos ilesa (9 de 19), mas mesmo assim a média de gols sofridos chegou perto de 1 por jogo (0,89). Foram 17 tentos levados pelo time de Andersson.

Dois tipos de jogada devem preocupar os suecos no Mundial. Construções pelo lado esquerdo da retaguarda geraram 5 gols para os rivais. Além disso, as bolas paradas, que foram úteis no ataque, também trouxeram dor de cabeça: 4 tentos sofridos desta maneira.

Assim, estas duas formas de chegar às redes representaram 9 de 17 gols, um total de 53%. Construções começando pelo meio e terminando pelos lados também levaram a tentos dos adversários, mas em menor número: 2 vezes.

@PedroPetrachini

Anúncios

2 comentários sobre “O velho estilo nórdico – ANÁLISE TÁTICA DA SUÉCIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s