Alçando voos altos, as “Águias” vão com tudo para a Rússia – ANÁLISE TÁTICA DA SÉRVIA

 

Por Charlton Júnior

Após bons anos de vexames a Seleção da Sérvia volta ao cenário mundial com o objetivo de mostrar a qualidade de uma seleção que mescla a juventude e a experiência. Mesmo após classificar-se em 1º lugar no seu grupo, o técnico Slavoljub Muslin foi demitido, pro seu lugar foi admitido o Mladen Krstajic, que tinha como principal missão rejuvenescer o time e dar um futebol mais ofensivo, explorando essa geração que foi campeã Sub-20 em 2015 em cima da Seleção Brasileira que tinha Gabriel Jesus como uma das suas principais peças, vale ressaltar que, dentre os 23 convocados, 9 são jogadores com até 23 anos de idade.

Apesar da classificação para a Copa do Mundo, os dirigentes Sérvios tinham alguns questionamentos sobre o antigo trabalho (que resultara na troca), os principais deles eram, o futebol pragmático (um tanto pouco empolgante) e a falta de jogadores jovens na seleção, após a mudança, ainda é difícil prever ao certo como jogarão as “Águias”, mas, temos alguns indícios, que são reflexos desse novo comando. O atual treinador de cara, alterou o esquema tático da seleção, adotou o 4-2-3-1, tornando a equipe mais equilibrada, mais fluída, mais organizada e mais ofensiva. O desempenho até então, pra um novo trabalho tem sido satisfatório, mesmo com alguns resultados negativos no caminho.

ESQUEMA TÁTICO
WhatsApp Image 2018-06-11 at 14.57.16

Feito com o Tactical Pad

A Seleção do Krstajic tem mostrado um futebol bastante agressivo, essa agressividade começa na marcação, marcação essa no campo de defesa do time adversário, que tem como intuito criar uma instabilidade já na primeira linha de defesa (os atacantes), para evitar uma saída de bola tranquila e também causar o maior desconforto possível, onde o objetivo nem sempre é roubar a bola e sim, induzir ao erro de passe.

servia 1

servia 2

servia 3

É válida a observação da organização do time na execução dessa marcação alta, pois, de nada adiantaria, se apenas os atacantes fizessem essa pressão e os demais jogadores apenas assistissem e não acompanhassem, os espaços surgiriam e a ideia de causar o máximo de desconforto ao adversário, seria facilmente vencida, para que seja executada com êxito, é necessário que todas as linhas avancem (compactação). E quando as linhas não avançam, a Seleção da Sérvia tem um grande problema que é a oferta de espaços, sem uma boa cobertura e com uma defesa um tanto quanto envelhecida (média de idade da possível defesa titular 33,4 anos), pode acabar sendo punida, custando o resultado da partida.

 servia 4Imagem mostra momento em que a defesa não avançou, a marcação por pressão e recomposição não foram bem executadas e um grande espaço foi aproveitado pelo Chile em um amistoso em que a Sérvia saiu derrotada.

A Sérvia terá bons defensores no banco de reserva, são eles, Nikola Milenkovic, Uros Spajic e Milan Rodic, que ficam à disposição do treinador. São boas opções para uma possível variação de peças, visando atingir principalmente no que tange ao aspecto físico, jogadores jovens, que podem atuar e executar uma proposta que exija mais da aptidão física dos jogadores, caso necessário. Outro momento que deixam os Sérvios mais esperançosos nessa copa, é a organização também na hora de atacar, organização essa que vai desde a saída de bola, onde aproxima-se um dos volantes (geralmente o Matic) para auxiliar e dar mais opções aos zagueiros, desafogando um pouco a pressão nos mesmos, até o movimento ofensivo propriamente dito, no qual,  há muita troca de posição entre os homens de frente (Mitrovic, Tadic e Ljajic) sempre oferecendo muitas opções, sendo elas triangulações, infiltrações e ultrapassagens.

servia 5

servia 6Imgens mostram Matic sempre sendo opção de passe para a construção das jogadas na saída de bola.

 servia 7

servia 8Nota-se a intensa troca de posição por parte dos homens de frente da Seleção da Sérvia, Mitrovic sai da área para ser opção de passe, abre espaço, no qual um dos pontas ocupam e levam perigo ao adversário, seja através de chutes de média distância, ou em penetrações como na imagem acima.

Destaque da Seleção

O destaque da equipe da Sérvia não tem como não ser o Nemanja Matic, aos 29 anos, ele é realmente “o cara” do time, atuando no meio campo (tanto na linha de defesa, quanto no apoio ao ataque), ele é considerado um maestro. Homem de confiança de Mourinho no Manchester United-ING, muito regular durante a temporada, consistente na marcação, sendo um verdadeiro protetor da defesa e foi um dos principais responsáveis pela classificação da Sérvia para a Copa da Rússia, atuando em 38 partidas. É extremamente talentoso com a bola nos pés, fez 49 jogos na temporada pelo MUN, com 4.156 minutos em campo, marcando 2 gols e levando o time inglês a uma média de vitória de 65% na temporada. Além de demonstrar sua qualidade peculiar, é um jogador que consegue ser competitivo sem ser desleal, com apenas 6 cartões amarelos na temporada pelo clube da Inglaterra e nenhum vermelho.

Fique de Olho

milinko

Se há um jogador que enche a todos os torcedores de esperança, esse nome é Sergej Milinkovic-Savic. Aos 23 anos, foi destaque na seleção de base, onde em 2015 sagrou-se não só campeão mundial sub-20, mas também o terceiro melhor jogador do campeonato, Savic é um meio campista de exímia qualidade, bom finalizador, bom passador, sendo cotado para ser o jogador que articulará as ações da Sérvia. Um dos grandes jogadores da Lazio na temporada (chegando a ter uma proposta de 110 milhões de euro recusada pelo presidente), ele atuou em 48 jogos, marcando 14 gols (média de 0,29 gols/jogo) e 9 assistências, permanecendo em campo por 3.833 minutos, levando assim o time italiano a 58% de vitórias na temporada. Se as Águias fizerem uma boa participação na copa, a jovem promessa tem tudo para ser um dos principais nomes da competição.

Espera-se que a Sérvia tenha uma boa participação na Copa do Mundo, principalmente pelas características da Seleção e pela qualidade dos seus jogadores, a ansiedade por boas apresentações é latente.

@FocoSantos

ANÁLISE GOLS

Por Pedro Cardoso Petrachini

Soccer WCup 2018 Serbia GeorgiaFoto: AP

Gols a favor

A Sérvia seguiu um caminho incomum para uma seleção classificada à Copa. Mesmo com a vaga garantida, trocou de técnico. Saiu Slavoljub Muslin para a entrada de Mladen Krstajic. E o novo treinador teve poucos jogos para criar padrões tão definidos e particulares.

Ao todo, foram apenas 4 amistosos. No ataque, o time conseguiu marcar 6 gols (média de 1,5), e não passou em branco em nenhum dos duelos. Importante ressaltar que nenhum jogo foi diante de uma seleção de ponta, mas 3 deles foram contra adversários que estarão na Rússia: Coreia do Sul, Marrocos e Nigéria.

Os tentos marcados indicam uma predileção pelas construções entre o meio e o lado esquerdo, muitas vezes com conclusões após cruzamentos ou infiltrações por trás da zaga: 4 gols saíram assim (66,6%). Um contra-ataque e uma roubada no campo ofensivo completaram o arsenal ofensivo nos poucos jogos de Krstajic no comando. O artilheiro foi Aleksandar Mitrovic, com 3 gols.

Gols contra

Importante citar que o treinador sérvio foi zagueiro profissional e conhece o setor defensivo de um  time de futebol. Nos 4 confrontos, sua equipe foi vazada 3 vezes, com média de 0,75. Contra China e Nigéria, a retaguarda dos europeus passou ilesa.

Por curiosidade, 2 dos 3 tentos sofridos vieram em pênaltis cometidos pelos sérvios. O gol restante saiu em contra-ataque de Marrocos no amistoso entre os times, vencido pelos africanos na única derrota de Krstajic no comando.

Vale lembrar que alguns dos defensores sérvios atuam em times importantes da Europa, o que aumenta a expectativa sobre o desempenho neste setor. Matic é primeiro volante no Manchester United, e ainda temos nomes como Kolarov, da Roma, e o experiente Ivanovic, que atuou muito tempo no Chelsea e hoje defende o Zenit.

@PedroPetrachini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s