EMOÇÃO DESNECESSÁRIA – Análise de Vasco 3 x 2 Sport

Por Ricardo Leite

Na estreia de Jorginho o Vasco manteve a trinca de volantes. Vale ressaltar que Valdir foi o responsável por escalar primeiro o trio dessa forma. Desábato centralizado, Andrey pela direita e Cosendey pela esquerda deram muito mais combate ao meio campo e melhoraram o preenchimento de espaço.

E o problema ofensivo visto no jogo contra o Cruzeiro (isolamento do Pikachu) não aconteceu contra o Sport. Vasco ficou mais dinâmico e conseguiu progredir no campo adversário em bloco.

No primeiro tempo tivemos Cosendey mais ativo e participativo tanto com quanto sem a bola. Andrey vem sendo o melhor volante (e as vezes o melhor jogador) em campo. Marcação agressiva, velocidade e rapidez para iniciar as jogadas (buscando sempre verticalização).

O Vasco marcou num 4-4-2 com as linhas baixas. Andrés Rios e Giovanni Augusto ficavam mais adiantados. Esse último se encaixou muito bem no esquema. Tinha total liberdade para se movimentar, criar, e tinha pouquíssimas obrigações defensivas. Algumas vezes ficava ainda mais adiantado que o argentino.

Rios aliás, teve uma queda no seu rendimento, mas ontem teve grande importância saindo da área e criando espaços que normalmente eram atacados com muita inteligência por Pikachu. Isso talvez já seja um toque do Jorginho (apesar do pouco tempo), fazia muito esse tipo de lance usando Riascos e Nenê na primeira passagem. A jogada de dois gols (o primeiro e o lance do pênalti no segundo) saíram dessa forma com ótimos lançamentos de Giovanni Augusto.

WhatsApp Image 2018-06-10 at 15.04.55

A verdade é que o Vasco fez uma partida (na maior parte do tempo) para vencer sem muitos sustos, mas parece que o Vasco se recusa a dar tranquilidade durante os 90 minutos ao seu torcedor.
Sem fazer questão da posse da bola (Vasco teve apenas 40%), mas sendo inteligente quando a tinha, o Vasco não era ameaçado (Sport não desperdiçou nenhuma grande chance), e criou algumas boas jogadas (perdeu 5 grandes chances de acordo com Sofascore).

WhatsApp Image 2018-06-10 at 15.04.14

WhatsApp Image 2018-06-10 at 15.03.45(1)

O Vasco também demonstrou evolução em outro aspecto: reduziu drasticamente o (alto) número de cruzamentos efetuados nas últimas partidas.

WhatsApp Image 2018-06-10 at 13.00.20

Mesmo se mantendo organizado, compactado e equilibrado durante grande parte do jogo o Vasco fez um gol contra com Paulão e colocou o Sport no jogo. Depois, em mais uma bobeira, a zaga afastou mal e Michel Bastos acertou uma meia bicicleta.

Outro fator (além dos erros individuais isolados), que tornou um jogo tranquilo em filme de terror, foram as alterações feitas por Jorginho. Apesar de ter acertado na escalação e estratégia para iniciar o jogo, recuou o time, tirou o pouco da criatividade presente no meio campo, ficando sem jogadores para pensar o jogo e para ser a válvula de escape ofensivo. Jorginho chegou a utilizar 4 volantes de origem em campo, adiantando Andrey.
Pikachu se firma de vez como referência vascaína. Além dos gols, é extremamente importante no auxilio ao lateral, combate no meio campo e se destaca na parte física, correndo o jogo todo e sendo uma liderença.

Mais uma vez o Vasco caiu extremamente de nível físico na segunda etapa. A equipe fez um primeiro tempo com boa intensidade com e sem a bola e além de não conseguir repetir na segunda etapa, ainda viu novamente jovens jogadores extenuados com 20 minutos do segundo tempo. Para ser competitivo durante 90 minutos no Brasileirão, é imprescindível a evolução física e na prevenção de lesões. A estreia do novo treinador foi positiva, pelo desempenho, resultado e estrela (colocou Ramon que fez o gol da vitória), mas há de se observar seu erro nas alterações.

 

@analisevasco

Anúncios

Um comentário sobre “EMOÇÃO DESNECESSÁRIA – Análise de Vasco 3 x 2 Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s