Muito distante – Análise tática de Sport 1 x 0 Atlético-PR

Por Lucas Daniel de Melo

 

            Em mais uma partida de muita disciplina tática, Sport venceu o Atlético Paranaense por 1×0 na Ilha do Retiro, o jogo que iniciaria apenas as 21h começou suas primeiras movimentações as 16h com a venda do volante Anselmo e mudando todo o esquema preparado por Claudinei que, com a suspensão de Sander, iria de Deivid improvisado na lateral direita para assim o Raúl Prata ser improvisado na esquerda. Com a venda do Anselmo e a proibição da sua utilização na partida o técnico alterou em 3 posições na partida e foi assim para o jogo:

1.jpg

Sport teve a entrada do Evandro e do Ernando em relação a partida anterior.

 

Na Ilha do Retiro tivemos uma partida entre o time com 18º posição em posse de bola(Sport) contra o time com a 3º maior posse de bola(Atlético Paranaense), porém de um lado tinha o Sport com média de 14 finalizações por jogo sendo o 2º colocado em finalizações certas com média de 6 por jogo contra o CAP finaliza 11 vezes acertando 4,5 por partida. Esses são os números que traduzem o jogo.

2.jpg

            O Sport que entrou mais uma vez no 4-2-3-1, variava a altura de marcação da linha ofensiva. Em lances de tiro de meta, faltas e laterais defensivos para o Atlético PR, as linhas ofensivas do Sport subiam para marcar o time adversário dentro do seu próprio campo, dificultando a saída de bola do time adversário. Quando o CAP conseguia superar essa marcação alta e avançava para a linha de meio campo/intermediária ofensiva, o Sport se comportava de forma diferente, recuando o time para trás da linha da bola, aproximando linhas e preenchendo espaços, levando dificuldade para o Atlético achar espaços para criar o jogo.

3.jpg

Pressão ofensiva faz o Sport recuperar a bola ainda no campo de ataque.

 4

Quando o CAP saia com a bola, o Sport baixava suas linhas, formando duas linhas de 4.
 

            No ataque o Sport contava sempre com o apoio do lateral direito, Raúl Prata e bastante movimentação dos jogadores ofensivos, O Gabriel e o Rafael Marques sempre procuravam trocar posições para confundir a defesa adversária, mas ao não conseguir achar espaços, o Leão finalizava de fora da área. Vale evidenciar também o revezamento dos volantes na chegada ao ataque, por vezes o Deivid e por outras o Fellipe Bastos.

5

Raúl Prata sempre se apresentando ao ataque e Rafael Marques dando espaço para infiltração de Gabriel.

 

            Com menos de 1min de jogo Fellipe Bastos finaliza de 40m de distância do gol e abre o placar para o Sport. Embora pareça uma surpresa, Fellipe Bastos é no Sport o jogador que mais finaliza certo, com 11 finalizações certas no brasileirão. Também não é surpresa a distância da finalização, o Sport é segundo colocado com mais finalizações onde 55% delas são de fora da área.

6
Felipe Bastos finaliza quase do circulo central e sem ninguém pressionar durante a finalização.

7

Fellipe Bastos teve espaço para observar o goleiro adiantado e finalizar.

 

            Com o placar a frente o Sport priorizou em defender, precisou fazer uma mudança na lateral esquerda saindo o Evandro cansado e entrando o Durval, dessa forma o Ernando ficou como lateral esquerdo, também houve a entrada do Neto Moura no lugar do Gabriel e o Michel Bastos na vaga de Rogério. Com essa formação o Sport literalmente estacionou o ônibus na frente da área, recuou toda a equipe deixando apenas o Rafael Marques a frente da bola. Na coletiva pós jogo o técnico Claudinei admitiu que as linhas da equipe baixaram mais do que o ideal, por vezes fazendo uma linha de 6 e outra de 3, formando um 6-3-1, trazendo o CAP pra cima, embora pressão do CAP o Sport se defendeu muito bem até o fim do jogo que se encerrou assim. Vitória do Sport pelo placar mínimo e já são 5 rodadas invicto.

8

Por vezes Marlone e Michel Bastos ficavam na linha dos zagueiros devido ao avanço dos alas do Atlético PR.

 

      Com o resultado o Sport subiu para 2º colocação 2 pontos atrás do Flamengo que ainda joga pela 10ª Rodada, dessa forma o Sport continua se distanciando do Z4(planejamento inicial). Próxima rodada o Sport enfrentará o Vasco no São Januário.

Bom futebol a todos!

@Sport_4linhas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s