Encontrando padrões e ajustes: O modelo de jogo adotado pelo Inter

Por Luiz Martins

Anteriormente em alguns textos descritos, nos jogos contra Chapecoense e Corinthians, demonstrou-se que o time utilizado vem adotando um novo modelo de jogo durante suas partidas.

Esse novo modelo de jogo mais físico e direto, é um contraponto ao que vinha sendo adotado no início do ano, casando bem com as características do grupo de jogadores. Desta forma a equipe conseguiu 11 pontos, nos últimos cinco enfrentamentos, sofrendo apenas três gols, saindo sem ser vazado em três jogos.

O desempenho apresentado, vem sendo muito parecido a cada jogo, em questões estatísticas, mantendo um padrão próximo em cada aspecto analisado:

int 1

Outra questão interessante é o posicionamento médio da equipe, principalmente na linha de defesa e meio-campo, também mantem um padrão:
int 2

Percebam que o setor que não possui algo padronizado é o ataque, porque no jogo contra o Vitória, os atacantes buscaram muito o centro do campo, aparecendo pouco para associar junto aos meio-campistas e laterais.

“Conquistamos 3 vitórias, mas como equipe ataca ?”

Equipe busca muitos passes longos pelas pontas, utiliza laterais por dentro, associando com os meio-campistas em muitas situações e cruzamentos para o centroavante ganhar a segunda bola, realizando o pivô para o companheiro mais próximo.

Desta forma ocorreu o gol de Nico López contra o Vitória.

A equipe está em um momento positivo dentro da competição, mas ainda sofre bastante com construção de jogadas ofensivas, utilização excessiva de cruzamentos de média distância pra dentro da área, em momentos que possui a posse de bola e quando o adversário utiliza uma ideia de jogo idêntica, ou muito próximo ao seu, buscando explorar contra-ataques.

int 3Time sem um jogador como opção de passe e recuperação de bola na entrada da área, contra o Vitória.
int 4Iago é obrigado a cruzar a bola na área, porque não possui uma opção de passe centralizada.

Nas imagens acima, é demonstrada a carência de um jogador que se apresente como opção de passe, possibilitando a equipe realizar jogadas trabalhadas por dentro. Esse tipo de situação vem ocorrendo seguidamente.

“Mas isso é a falta de um jogador específico, ou é uma orientação ? ”

Acredito que sejam as duas coisas. Tanto a falta de um jogador que saiba se posicionar e trabalhar a bola no setor, quanto a orientação a jogadores que são escolhidos para a função, porque em muitas situações de jogo, existem jogadores que se posicionam no setor:

int 5Pottker e Lucca por dentro, buscando ocupar espaço atrás dos volantes.
int 6Juan Alano próximo a entrada da área, como opção de retorno.
int 7
Nico López posicionado e pedindo passe. Na sequência ele realizou um chute ao gol adversário.
int 8
Posicionamento de Nico López
int 9
Edenílson havia iniciado o ataque e deveria ter acompanhado a jogada, s posicionado na área destacada no frame.

Vejo muitas pessoas questionando a ausência de D´alessandro nestas situações e concordo em partes. Sim, ele é o jogador que possui técnica diferenciada, liderança e entendimento de jogo, para ler muito bem a partida e se posicionar nos espaços corretos, pra continuidade das jogadas, mas o seu físico, por ter idade avançada para um jogador de alto nível, já não o proporciona a intensidade necessária, para aguentar 90 minutos de partidas em sequência.

Acredito que seria interessante prepara-lo pra algumas situações em que a equipe sinta a sua necessidade, como líder e pensador, tanto fora, quanto dentro de campo.

Porque não utilizá-lo vindo do banco de reservas, utilizando alguém mais jovem (Juan Alano), que pode demonstrar qualidades próximas a ele e tenha físico para a manutenção do modelo proposto ?

Também é necessário instruir os jogadores que no momento vem sendo utilizados como titulares, a aproximar as linhas de ataque e ocupar melhor os espaços abertos, principalmente os jogadores utilizados no meio-campo e realizam essa função de construção (Edenílson), mesmo que por suas características, não tenham aptidão pra desempenhá-la.

“E a parte defensiva? “

Neste aspecto, equipe tem um ótimo desempenho, em desarmes e interceptações, tanto aéreos, quanto pelo chão, muito em função do entrosamento e solidez defensiva adquirida, após a fixação de jogadores (Iago e Zeca) e recuperações físicas (Rodrigo Moledo).

O que vem chamando a atenção é o entrosamento entre os jogadores da linha defensiva e o volante mais defensivo, que conseguem coordenar, cada vez mais as ações entre si. Rodrigo Dourado, voltou a ter uma ótima leitura de espaços e tem conseguido compensar muito bem a linha defensiva, quando um dos companheiros da zaga (geralmente Cuesta), sai em perseguição mais longa, para uma interceptação.

int 10Dourado realizando compensação a linha defensiva.

int 11

Inter no 4-1-4-1, marcando em bloco médio a equipe do Sport.

Equipe vem se postando muito bem na fase defensiva, sendo que em 4 jogos, não sofreu gols. Aspecto importante para um campeonato de pontos corridos, onde não sofrer gols é uma das chaves, para manter regularidade.

int 12

Inter no 4-1-4-1, marcando em bloco médio a equipe do Vitória.

Este tipo de jogo adotado, deverá ter seu padrão mantido para os próximos jogos, diante de São Paulo, Santos e Vasco e desta forma adquirindo maior entendimento e assimilação dos jogadores em realizar esta proposta, buscando a regularidade no campeonato, para se manter cada vez mais próximo de seus objetivos de primeiramente se manter na elite do futebol brasileiro e quem sabe alçar voos maiores em um prazo curto, assim saindo da linha de tendência, de um clube que retorna de um rebaixamento.

@ojunomartins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s