MAIS QUE UM JOGO PERDIDO – Análise tática de Vasco 1 x 2 Botafogo

Por Ricardo Leite

Vasco foi a campo enfrentar o Botafogo com muito mais a perder do que poderia imaginar.

A derrota foi pequena diante do baque de perder seu treinador, que apesar de ger aspectos criticáveis, foi importantíssimo para o Vasco. Seja na implementaçao de modelos de jogo, ou de ter a confiança do elenco.
A derrota até podia ser imaginada, devido a instabilidade cruzmaltina e os inúmeros desfalques. Mas a surpresa de ver o trabalho que tinha confiança da diretoria ser colocado a baixo, deixa ainda mais dúvida na cabeça dos torcedores.

O que esperar? Qual o perfil? O problema era o treinador? Nos próximos dias teremos alguma condição de responder essas perguntas.

Sobre o jogo, o Vasco começou com muita posse de bola e pouca efetividade ofensiva. Andrey, Giovanni Augusto e Pikachu até tentavam mas era pouco para superar a boa marcação alvinegra.

No texto do pré jogo, citamos a presença de Fabrício como uma fraqueza, pelas inúmeras falbas cometidas, e foi assim que surgiu o primeiro gol do Botafogo. Em falha de Fabrício, Jean vai ao fundo e cruza para Kieza (não acompanhado por Luis Gustavo) marcar. Outra fraqueza citada por nós também foi responsável pela derrota. Sem Breno o Vasco femonstra muita fragilidade na bola aérea defensiva. E em falta cobrada na área, Igor Rabello vem de trás e sobe mais que todo mundo para fazer o gol.

O Vasco tinha a bola (teve 73% no jogo) mas era pragmático a maior parte do tempo. Rios ficou encaixotado na marcação e pouco fazia o pivô. Wagner nao mostrou a evolução física e tecnica que vinha apresentando. Desábato foi pouco participativo na saída de bola e os laterais vascaínos se omitiam ofensivamente.

Mais uma vez os erros clássicos cometido pelo Vasco são os responsáveis pela derrota. Fato é que os problemas ja são conhecidos mas até o momento o Vasco nao conseguiu ser efetivo no combate a eles.

O Vasco teve muitos problemas nas transições defensivas e no pouco qie o Botafogo tinha a posse ele era perigoso e intenso. Esse foi até certo ponto um problema surpreendente, já que a equipe vascaína tinha tudo para ter um meio campo combativo. E até teve, Giovanni Augusto ppr exemplo conseguiu realizar 4 desarmes, Andrey mais 4 (alem de 4 interceptações), mas a maioria desses desarmes aconteceram do meio pra frente, quando o Botafogo conseguia rlmper a linha de marcaçao do meio levava muito perigo. Desábato por exemplo não efetuou nenhum desarme e Wagner nao participou ativamente da transição defensiva.

Ofensivamente senti falta da famosa amplitude. O Vasco forçava as jogadas oelo centro como podemos ver na imagem abaixo que demonstra o posicionamento médio da equipe.

No segundo tempo a parte defensiva foi corrigida e o Vasco nao sofreu com contra golpes, na frente ainda teve um volume ofensivo e criativo superior, mas não foi suficiente para empatar a partida.

Essa melhora ofensiva pode ser creditada em parte ao aumento da amplitude no ataque. Com as entradas do Riascos e Lucas Santos o Vasco tentava alargar e enxontrar espaços na marcaçao alvinegra.

Destaque individual para Andrey que fez uma partidaça, com muita autoridade no meio campo. Marcou, cobriu lateral, adiantou marcação, infiltrou entre os zagueiros para fazer a saída. E foi premiado com um belo gol. Parece ter carimbado a vaga de titular independente de quem venha comandar o Vasco.

Pikachu também fez ótima partida e mais uma vez se mostra melhor opção ofensiva da equipe.

É fundamental acertar na escolha do novo treinador. O Vasco tem um elenco limitado mas com algumas boas possibilidades. A parada pra Copa deve ser de extrema importância para assimilar um novo trabalho e recuperar o elenco fisicamente.

@analisevasco

Anúncios

Um comentário sobre “MAIS QUE UM JOGO PERDIDO – Análise tática de Vasco 1 x 2 Botafogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s