NA TERRA DA PIMENTA ESQUENTOU PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA – Copa 86

Por Ícaro Caldas

86 1

O Mundial de 1986 foi a 13ª copa disputada pela seleção brasileira. O torneio aconteceu no México. O Brasil era e é o único país a participar de todas as Copas do mundo da fifa, fato que persiste até a última edição realizada da Copa, em 2014 e está prestes a disputar o Mundial da Rússia.

O Brasil era comandado por Evaristo de Macêdo que não vinha com bons resultados e foi demitido do comando de treinador da seleção brasileira. Telê Santana foi reencontrado para salvar o Brasil de um vexame nas eliminatórias e classificou a seleção facilmente diante de Bolívia e Paraguai.
A Seleção estreou com vitória contra os bolivianos, por 2 a 0, fora de casa, e bateu os paraguaios, também fora de casa, pelo mesmo placar. Nos jogos de volta, dois empates por 1 a 1 garantiram a presença do Brasil em mais uma Copa do Mundo.

Esse era o time da Seleção Brasileira:

86 2

Esta Copa do Mundo foi a segunda disputada com 24 seleções. Os participantes foram divididos em seis grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados, avançavam para a Segunda Fase. Cabeça-de-chave, a Seleção Brasileira caiu no Grupo D, junto com a Espanha, Argélia e Irlanda do Norte. Mesmo com tantos problemas em sua preparação, a Seleção Brasileira fez boa campanha na Primeira Fase e venceu seus três jogos. O goleiro Carlos não levou nenhum gol.

França e Brasil se enfrentaram nas quartas de final, num dos melhores jogos da Copa. Durante os 90 minutos regulamentares e os 30 da prorrogação não houve sequer um cartão. Aos 17 minutos, Careca abriu o placar após uma combinação de toques entre Müller e Júnior. A França empatou aos 41, com um gol de Platini. A decisão foi para a prorrogação e, depois, para os pênaltis. A França venceu nos pênaltis, por 4 a 3, e o Brasil deixou a Copa – mesmo sem perder nenhum jogo e com a melhor defesa da competição.

Encerro esse texto com esses golaços da seleção e esta narração maravilhosa do melhor narrador que o Brasil já teve, Luciano do Valle.

 

@caldas_icaro

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s