SURPREENDER PARA CRIAR – Análise tática de Palmeiras 2 x 3 Sport

Por Lucas Daniel de Melo

 

Palmeiras 2 x 3 Sport foi o placar da 5º partida travada pelos clubes no Allianz Parque, o Sport com a vitória passou a frente no retrospecto contra o Palmeiras (3V/2D) na casa do adversário. O jogo foi marcado por dois tempos bastantes distintos e um vencedor em cada tempo de jogo.

O Sport entrou em campo com as voltas de Marlone e Fellipe Bastos (fora da partida anterior por questões contratuais), voltando ao esquema 4-1-4-1.

sport 1Rafael Marques fazendo sua segunda partida como titular.

Jogando sem centroavante, o Palmeiras atacou pelas laterais com Keno e Dudu invertendo constantemente os lados do campo. Os meias Palmeirenses, Guerra e Lucas Lima, buscando sempre ampliar o jogo no campo de ataque e criar jogadas entre as linhas do Sport e assim saiu o primeiro gol da partida. Com laterais bastante ofensivos e fazendo ultrapassagens, o Palmeiras encontrou espaço entre as linhas do Sport com passe de Lucas Lima para Diogo Barbosa que encontra Keno dentro da área.

sport 2Movimentação do Diogo Barbosa encontra espaço entre linhas.

Durante todo o primeiro tempo o Palmeiras exerceu uma superioridade pelo volume de jogo mas pecou nas finalizações, mesmo com mais posse de bola (57%), mais passes (Palmeiras – 249, Sport – 186) sendo 80% certos, finalizou 5 vezes e apenas 2 no gol. O Sport manteve as estatísticas de time que mais finaliza certo na série A com 8 finalizações e 3 no gol. Ainda no primeiro tempo Raúl Prata entrou no lugar de Claúdio Winck(lesionado em lance com Felipe Melo), não alteração que não mudou a estrutura da equipe.

Na volta do intervalo o técnico Cláudinei precisou realizar mais uma alteração por lesão, Neto Moura(lesionado ainda no primeiro tempo em lance com Felipe Melo) deu lugar a Rogério, alterando a formação para 4-2-3-1.

sport 3Com o time atrás do placar, Claudinei realiza uma alteração ofensiva colocando mais um atacante.

Com o time mais ofensivo, o Sport busca o empate e cede mais espaços para o Palmeiras. Anselmo, agora jogando ao lado de outro volante, se sente mais a vontade pra chegar no ataque, dessa vez revezando com Fellipe Bastos. O Sport encontra oportunidades nos contra-ataques deixando sempre jogadores posicionados no ataque para contra-atacar. Logo aos 6 minutos do segundo tempo o empate acontece em cobrança de escanteio de Marlone e Anselmo em duas tentativas marca o gol.

sport 4Buscando o contra-ataque, Claudinei poupava os 4 jogadores ofensivos de voltar pra marcar.

Não satisfeito com o empate, ambos técnicos mexem nas equipes, o Palmeiras tenta dar mais velocidade e finalizações de fora da área com Papagaio e Hyoran nos lugares de Guerra e Lucas Lima, já no Sport entra Carlos Henrique(centroavante) no lugar de Gabriel. Agora o Sport joga com Rogério pela direita, Marlone no centro e Rafael Marques na Esquerda.

Após recuperar a bola num escanteio o Sport vai ao ataque e mesmo com a superioridade numérica do Palmeiras, o fator surpresa da chegada de Anselmo faz com que o volante chegue com condições de finalizar.

sport 5No momento, Palmeiras se defendia com 7 e o Sport atacava com 6.

Com a orientação do Técnico Claudinei em posicionar os homens de frente para o contra-ataque, o Palmeiras encontrou espaços na entrada da área, e assim conseguiu o empate com Hyoran aos 36 minutos na sua segunda finalização de fora da área. Novamente com o empate no placar o Palmeiras cresceu no jogo e insistiu nos lançamentos e finalizações de fora da área, finalizando 7 vezes e apenas 1 acertando a barra(o gol de Hyoran). Apenas 5 minutos depois o Sport tirou a diferença do placar com Rafael Marques em cobrança de escanteio de Marlone,  4º gol de escanteio no Brasileirão do Sport.

No último minuto de jogo, em jogada lançada na área, Raul Prata fez pênalti em Dudu. Keno foi para cobrança mas Magrão defendeu seu 32 pênalti na carreira, todos pelo Sport.

Bom Futebol a todos!

#AprendemosJuntos

@Sport_4linhas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s