AS VIGILÂNCIAS E ORIENTAÇÃO CORPORAL NO FUTEBOL

Por André Andrade

vig 1

Observem atentamente a imagem abaixo que foi tirada de um jogo da Seleção Brasileira, o jogador circulado de vermelho pode pegar uma cadeira, relaxar e tomar um suquinho de limão em campo, afinal a bola está com Neymar e no flanco oposto ao seu setor, correto?

vig 2

Orientação corporal do jogador circulado em vermelho é simplesmente horrível, não fecha a linha de passe a Douglas Costa e não tem visão nenhuma do oponente, quebra toda a linha de impedimento da sua defesa.

Obviamente não!! O resultado da jogada foi: gol de Douglas Costa.

No futebol atual os jogadores necessitam de estar ativos em todas as fases e momentos do jogo, mesmo que de forma indireta.Se a bola está no ataque o zagueiro necessita de máxima concentração para cumprir a tarefa que lhe foi designada, seja cobertura, ataque ao espaço, balanço defensivo…. Se a bola está na esquerda, o lateral direito precisa realizar as basculações, equilíbrios na linha defensiva, entre outras questões como a VIGILÂNCIA.

O que é a vigilância?

“Vigilância é a atividade de monitoramento e acompanhamento de comportamento e atividades de pessoas ou locais geralmente com finalidade de garantir a segurança e proteção.” (Definição geral do Dicionário Michaelis).

A vigilância no futebol se caracteriza como uma ação técnico-tática defensiva que pode ocorrer com a equipe em fase ofensiva (momento em que minha equipe tem a bola) ou defensiva (momento em que a posse está com a equipe adversária). É geralmente muito útil também nas fases de transição do jogo (popularmente: contra-ataque, recomposição defensiva após perda da bola), podendo ser determinante nas mesmas e a diferença entre impedir um ataque/progressão do adversário ou tomar um gol.

Alguns objetivos da vigilância:

  • Vigiar as zonas não ocupadas, para evitar que sejam aproveitadas pelo adversário.
  • Controlar os jogadores da equipe adversária.
  • Dificultar a participação e progressão no jogo da equipe rival, pelo controle visual de seus jogadores e dos espaços defensivos para poder antecipar-se. (Para controlar bem o espaço e ter a melhor percepção visual do espaço e dos jogadores no campo se faz necessário um posicionamento corporal correto).

Aspectos da vigilância

  • Vigilância dos espaços
  • Vigilância dos adversários
  • Bom entrosamento com os companheiros de time
  • Delimitação correta das funções para as respectivas fases do jogo
  • Nível de concentração requerido é altíssimo
  • Nível alto de interpretação e leitura do jogo
  • Não tem contato físico direto com o adversário
  • Capacidade processual, intelectual e física de realizar ações de antecipação
  • Encaixe nos espaços e nos jogadores
  • Encurtar o espaço do adversário
  • Orientação Corporal correta para realizar a ação mais adequada na situação, tendo em vista em ter também a maior percepção dos estímulos possíveis do meio/ambiente (jogo de futebol, situado em um campo delimitado), ou seja, estar em uma posição onde se posse ter um campo visual amplo (abrangendo espaço, jogadores adversários e companheiros de time) para recolhimento de informação e posterior tomada de decisão.
  • E de brinde, uma aula de Pep Guardiola! Trecho retirado do livro Guardiola Confidencial, onde ele cita a vigilância dos jogadores livres (que não participam tão diretamente da fase defensiva da equipe e ficam prontos para armar o contra-ataque) como o principal objetivo defensivo de uma equipe que quer ser protagonista, manter a posse e defender com linha alta no campo:

vig 4

Na prática:

  • Vigilâncias em momento de transição (vídeo produzido por mim). Levando em consideração o trecho de Guardiola, observem os comportamentos dos jogadores do Leicester e dos adversários (vigilâncias mal feitas)…

 

  • Vigilâncias em momento ofensivo. A importância de gerir bem os jogadores livres ou afastados para a continuação da trama ofensiva e evitar contra-ataques, alguns exemplos positivos do Barcelona e no final do vídeo um exemplo de vigilâncias mal feitas em um jogo entre Croacia e Espanha da última Eurocopa (Pique atrasado), onde a jogada acaba em gol. Reparem nos comportamentos positivos: ocupação do espaço, antecipação… :

Entrevista do estupendo Juanma Lillo sobre o tema (uma das principais fontes de inspiração de Guardiola na carreira de treinador):

Vigilâncias defensivas: Exemplo feito demonstrando a posição “correta” do lateral direito (2) de verde, e as posições que seriam incorretas pela peça de vermelho. As posições ocupadas pela peça de vermelho estariam erradas por quebrar o balanço defensivo da equipe, basculação, deixar muito espaço para o jogador adversário fazer infiltração, entre outras situações, portanto o 2 assume sua posição levando em conta que há um adversário próximo a seu setor e que necessita de vigilância, caso contrário pode perturbar o sistema do time e causar dano(gol) através de movimentação para o espaço.

Outro exemplo de vigilância defensiva realizada pelo lateral direito (2), contra o ponta adversário (11) que está aberto no espaço , sendo que a bola está no flanco contrário , onde o lateral direito (3) realiza a saída/tentativa de progressão.

vig 3

A vigilância é um aspecto importantíssimo em todos os momentos do jogo, potencializando os comportamentos individuais e coletivos, sendo assim deve ser abordada, trabalhada e discutida, para sua correta aplicação no entanto se faz necessário um bom uso da orientação corporal para realização das ações mais eficientes nas situações de jogo e anulação do oponente. Assim como o tema da Orientação Corporal, o qual escrevi sobre AQUI é um assunto pouco discutido no Brasil e negligenciado nos campos a fora, desse modo é necessário refletir e fomentar o debate que está só começando sobre o tema, convido-os a continuar o debate no Twitter, meu perfil: @PepGenius e também no Facebook, página: Guardiolismo .

**Continuaremos a série ao longo do mês por aqui abordando várias das questões que envolvem a Orientação Corporal e outros aspectos do futebol.

@pepgenius

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s