EXPERIÊNCIAS PARA A PRÓXIMA TEMPORADA OU SURPRESAS PARA A FINAL: Análise pré-jogo de Liverpool x Real Madrid

Por Daniel Klabunde

No dia 06/05 tivemos a partida entre Chelsea x Liverpool pela Premier League em Stamford Bridge, casa do Chelsea. Os dois times brigavam por uma vaga na Champions League 18/19, o Liverpool (4º colocado) com 72 pontos e o Chelsea (5º colocado) com 66 pontos.

Kloop mandou a campo uma escalação diferente do habitual, com Clyne na lateral direita e Arnold no lugar de Henderson no meio campo com Milner e Wijnaldum, o objetivo, no meu ponto de vista, era criar uma segurança maior pelo lado direito da defesa, onde atua Cristiano Ronaldo, com Arnold ajudando mais defensivamente. De certa forma funcionou defensivamente, com os Reds não correndo muitos riscos por este lado, tanto que o gol sofrido ocorreu pelo lado esquerdo da defesa, mas não funcionou ofensivamente, pois Arnold não tem a ideia de um meio campista para atacar, e em vários ataques o time precisava recomeçar as jogas pois parava na falta de posicionamento do jogador que não dava opção de passe para a jogada progredir.

liv 1Aqui vemos Arnold se “escondendo” atrás de Giroud e não dando opção de passe, fazendo com que Lovren retorne a bola para o lado esquerdo de ataque.
liv 2Novamente Arnold se “escondendo”, agora atrás de Moses, e não aproveitando o espaço vazio para dar opção pro passe.

Kloop percebendo que faltava este censo de ataque para Arnold, tirou Clyne e colocu Henderson no jogo, deslocando Arnold para a sua função na lateral direita.

Mas estamos aqui para analisar os testes de Kloop para a próxima temporada, ou para a grande final da Champions League, que ocorre neste sábado 26/05, as 15:45 horas na cidade de Kiev, e antes da grande final Kloop realizou mais um teste contra o Brighton, levando a campo uma formação quase que num 4-2-3-1, com Henderson e Wijnaldum mais na contenção do meio campo e apoiando os laterais, e Firmino na sua posição de origem como meia armador servindo o ataque e jogando nas entre linhas com muita liberdade para se movimentar trocando de posição com o trio ofensivo, que contava com Solanke em seu lugar no comando do ataque.

liv 3Com esta posição de Firmino o jogo reativo dos Reds fica ainda mais forte, pois além de ser um excelente passador, Firmino é um grande ladrão de bolas.
liv 4Neste frame Solanke puxa a marcação e Firmino procura o espaço vazio entre linhas para receber a bola.

O segundo teste de Kloop obteve melhor resultado que o primeiro contra Chelsea, claro que não podemos comparar a força do adversário, mas o desenvolvimento do time foi melhor contra o Brighton, onde os jogadores estiveram mais soltos para completar as jogadas.

No sábado teremos a resposta se Kloop usará uma destas formas de jogar contra o Real Madrid, ou se simplesmente foram testes para a próxima temporada.

@dktricolor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s