A IDEIA DE JOGO DO TÉCNICO ALEXANDRE SEICHI – Parte 1

Por Alexandre Seichi (treinador do sub-11 e sub-13 do Santo André)

Antes de iniciar essa publicação, gostaria compartilhar com vocês duas frases “ No futebol não existe uma verdade absoluta” e “No futebol não existe apenas uma forma de ganhar”. Com o passar do tempo e com a maturidade eu percebi que essas frases são corretas e as minhas ideias não são melhores que as dos outros, são apenas diferentes!  Guardiola nunca será um Mourinho e Mourinho nunca será um Guardiola, mesmo com ideias diferentes os dois são grandes treinadores e vitoriosos do futebol mundial.

seichi 1Extremos dando amplitude( City buscando jogo por dentro e a procura do 1×1 nos corredores laterais), laterais buscam ficar por dentro em alguns momentos, se preocupando com o pós perda e a ajuda na criação com Fernandinho, Silva e Bruyne e Mourinho sendo Mourinho – seu bloco baixo, compacto, buscando o ataque rápido ou o contra ataque

Nesse texto vou passar o modelo de jogo que eu Alexandre Seichi pratico nas categorias de base do Esporte Clube Santo André, nas Categorias Sub 11 e Sub 13.

Modelo de jogo são conceitos básicos estabelecidos pelo treinador, que servem como referencia para as decisões dos jogadores durante diversas situações que ocorrem no desenvolvimento do jogo, condicionando a organização da equipe (Garganta,1997). Costumo dizer que o modelo de jogo são as ideias que cada treinador tem para sua equipe, é aquilo que existe em ternos estruturais e funcionais e sempre procurando respeitar as características dos seus atletas.

Dentro das ações do jogo, divido o jogo em quatro momentos (Organização Ofensiva, Organização Defensiva, Transição Ofensiva e Transição Defensiva)

Os princípios táticos são à base das ações que os atletas precisam ter a fim de resolver os problemas que o jogo apresenta. O jogo é muito complexo e os atletas necessitam ter ferramentas necessárias para tomar as melhores decisões em cada lance ou em cada momento da partida. Esses princípios eu divido em jogo ofensivo e jogo defensivo.

Os métodos de jogo estabelecem a forma de organização geral da equipe. Dentro dos métodos de jogo ofensivo temos o contra ataque, ataque rápido e ataque posicional. A minha equipe tem como predominante o ataque posicional, porém a equipe precisa entender bem o jogo e dependendo das circunstancias utilizar outro método ofensivo. Dentro dessa forma de pensar o jogo vem em primeiro momento as equipes do Pep Guardiola,Thomas Tuchel, Juan Manuel Lillo, Julian Nageslsmann, Sampaoli, Osorio entre outros.

A ideia está clara nos vídeos que iremos demonstrar: Constantes apoios, coberturas ofensivas, passes curtos, desmarques de apoio, ter sempre a participação de muitos atletas, circulação mais em largura do que em profundidade

Toda a atividade proposta precisa ser bem clara para que os atletas possam entender e bem definida dentro do planejamento de conteúdos do técnico – buscando a evolução individual e coletiva para chegar a excelência no seu jogo

Sessão de treino

Procuro dividir a sessão em três partes: Parte Inicial, Parte Principal e Parte Final

Parte Inicial: Rondos, Exercícios Técnicos e Exercícios Físicos( de preferencia tudo com bola)

Parte Principal: 1 momento – Procuro montar 2 ou 3 atividades( assim mantenho todos vivenciando o jogo, dando intensidade, volume e buscando os princípios que pretendo passar na sessão) e no 2 momento procuro manter essas duas ou três atividades, porém variando o tamanho dos campos, o números de atletas e os princípios feitos.

Parte Final: Feedback da atividade realizado e complemento dependendo do dia

Duas atividades desenvolvidas na Parte Principal

Atividade 1: Jogo de posição 4(3)x4(3)+4A

A equipe com posse fica em amplitude dentro do quadrado, podendo se mover nas linhas laterais verticais e horizontais, os apoios ficam divididos em dois grupos: dois apoios por dentro do campo e dois apoios fora do campo e a equipe sem posse procura recuperar a bola e buscar os golzinhos posicionados no campo de jogo. Toque livre para quem está marcando e para quem posse 3 toques.

Objetivo: Retirar a bola da pressão, troca de centro, criação de linhas de passe, superioridade numérica e posicional, pressão pós-perda, pressão ao portador da bola, fechamento de linhas de passes curtos, bloco próximo e a busca pelo gol.

Atividade 2: Jogo de 1×1(duelos e busca da progressão no campo do adversário) + Retorno de 1( podendo virar 2×1)

Dividimos os atletas em duas equipes e alternamos quem sai com a bola e quem retornar, caso o que está defendendo recupere a bola, poderá fazer 2×1

Objetivo: É Progredir no campo adversário (ultrapassando linha), “cuidar” das costas, buscar ajustar os comportamentos ofensivos e defensivos de cada atleta e fazer o atleta andar para trás(retorno).

Eu particularmente, devido as minhas ideias de jogo gosto muito de jogos de progressão dentro das sessões de treino e procuro sempre colocar na parte principal esse tipo de atividade (quem sabe em uma próxima postagem eu falo um pouco mais sobre isso)

Jogo Santo André x GEOsasco

seichi 2Saída de bola com a utilização do goleiro – Sempre em busca de um jogo apoiado.
seichi 3Em fase ofensiva, dentro da plataforma inicial – buscando sempre os triângulos.
seichi 4Fase Ofensiva – Posse alta com a mesma organização, extremos por dentro e laterais dando a amplitude.
seichi 5Chegada ao ultimo terço do campo – entrada com pelo menos 3 dentro da área, cobertura ofensiva, vigias e os triângulos.
seichi 7A busca do overlap, passe na profundidade, ruptura, cobertura ofensiva, vigias e entrada com três na área.

Momento do gol

 

Comparação com do Pep Guardiola – Manchester City

seichi 8Saída de bola no sistema 1x4x3x3
seichi 9Outra partida que mostra a mesma característica em relação ao sistema, porém eu sei que o Guardiola varia demais as formações e os sistemas de jogo.

Dentro da partida a equipe procura variar sua plataforma inicial de jogo do 1x4x1x4x1 para o 1x3x4x3, principalmente se o adversário procura pressionar a nossa primeira linha com 2( criamos uma vantagem numérica em cima disso), porém esse  assunto é para um próxima postagem.

seichi 10Foto de um treino

Comparação com a equipe de Pep Guardiola – Bayern de Munique

seichi 11Xabi Alonso entrando na linha de 3, para criar vantagem numérica em cima dos dois adversários
seichi 12Linha de 3 – Criou superioridade numérica buscando a saída limpa

Créditos das fotos ao meu amigo Ricardo

Agradeço a oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho no MWFUTEBOL e assim conseguir atingir profissionais da área, pessoas que gostam de futebol e que isso possa se tornar um habito (troca de conteúdos, informações e grandes debates), isso sem duvida nenhuma é a evolução do nosso futebol. Escreverei as sessões de treinamento e como penso o futebol, nos acompanhe por aqui.

Deixo uma frase para reflexão “ Viver sem riscos é triunfar sem gloria”.

@seichi10

 

Anúncios

Um comentário sobre “A IDEIA DE JOGO DO TÉCNICO ALEXANDRE SEICHI – Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s