PEDRINHO – O DESEQUILÍBRIO QUE FALTAVA

Por Iúri Medeiros

O Corinthians vem encarando uma dura sequência nesse mês de maio. Disputando Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, o calendário da equipe alvinegra (como de quase todos os times do Brasil) está bem desgastante e para agravar a situação a equipe perdeu Renê Jr, Ralf, Fagner e Clayson jogadores tidos como titulares, por lesão. Assim, inevitavelmente, o conjunto vem sofrendo com certa irregularidade em suas atuações. Mas em compensação, o técnico Fábio Carille parece ter achado um ponto de desequilíbrio que a equipe não vinha tendo e ele atende por Pedro, ou como é conhecido, Pedrinho.

O jovem ganhou notoriedade na Copinha de 2017, sendo um dos pilares do Corinthians que ganhou a edição. Já se mostrando um jogador arisco e de boa finalização, logo em seguida já subiu para a equipe principal. Ganhou suas primeiras chances no Paulista do ano passado, sendo até titular em alguns jogos, mas nitidamente ainda sofria com a questão física (o jogador até pouco tempo atrás tinha problema em ganhar massa muscular). Sendo assim, com a equipe tendo um excelente ano, Carille optou por preservar o menino para não pular etapas e ele acabou pouco jogando em 2017.

Ano novo, vida nova? Aparentemente pro Pedrinho, sim. Não que o status no início do ano tenha mudado pra ele, a comissão técnica seguia com o discurso de que ele precisava melhorar seu condicionamento físico. Mas, a partir da reta final do Paulista, ele foi entrando durante os jogos e ganhando mais minutos, e assim, mostrando que hoje ele faz por merecer a titularidade na equipe alvinegra. O atleta vem de três jogos seguidos como titular e aguentando uma boa carga de minutos, mostrando que ele vem conquistando a confiança da comissão técnica.

Falando um pouco do jogador, ele por natureza joga aberto pela direita, fechando o lado sem a bola. Porém, sua função dentro do time é vital e está diretamente ligada à criação da equipe. Não é raro o ver recuando alguns metros para ajudar na armação de jogadas do time, sempre se apresentando para buscar alternativas na saída de bola, muitas vezes até com passes longos, geralmente pelo lado direito.

pedrinho 1

pedrinho 2

Assim como muitas vezes ele recebe em posições mais adiantadas, mas normalmente sempre conduzindo a bola de fora para dentro, tendo em vista que ele é canhoto. Esse movimento é muito importante porque possibilita ao Corinthians triangulações pelo setor, com Jadson encostando e Mantuan apoiando o espaço deixado por Pedrinho.

pedrinho 3

Outra movimentação interessante que ocorre é o de infiltração dentro da área feita por Rodriguinho ou Jadson. Pelo Pedrinho ser muito ativo e conduzir muito a bola, ele normalmentee atrai dois defensores, e quando ele joga por dentro um zagueiro geralmente prende suas atenção nele, abrindo espaço na pequena área para alguém infiltrar.

pedrinho 4

Nós sabemos também como a inversão de jogo é um aspecto fundamental dentro de um jogo posicional, e Pedrinho oferece muito isso também. Tanto Romero, Clayson e Marquinhos Gabriel são jogadores com tendências a atuar bem aberto pelo lado do campo. Assim, o garoto não hesita em usar da sua qualidade no passe para acionar eles pela esquerda, geralmente surpreendendo o sistema defensivo adversário.

pedrinho 5

Claro que também não podemos deixar de citar a sua desenvoltura em lances individuais. É uma arma fundamental do Timão para furar defesas, seja contra sistemas mais recuados, seja em campo aberto em contragolpes, como no gol de Rodriguinho contra o Palmeiras no Derby desse domingo.

Fato é que, hoje, é difícil imaginar um Corinthians sem o garoto, que é responsável pela maioria das jogadas criativas da equipe, que por natureza, costuma se defender melhor que atacar. Claro que temos que tomar cuidado com rótulos e para não pular etapas, mas estamos falando de um jovem muito talentoso, que tem potencial para ser um futuro craque do nosso país.

@iurimedeiros12

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s