FUTEBOL PARA CLASSIFICAR: Análise tática de Monagas 1×2 Grêmio

Por Daniel Klabunde

Na penúltima rodada do Grupo 1 pela Libertadores, Grêmio e Monagas se enfrentaram no Estádio Olímpico de Maturín, na Venezuela. Uma partida que teoricamente deveria se desenvolver com certa tranquilidade para a equipe tricolor, tanto que a delegação se apresentou com apenas 5 titulares.

Mas o Grêmio sentiu certa dificuldade no andamento da partida, um pouco pelo péssimo gramado, mas também por algumas movimentações erradas no ataque, uma delas com Maicosuel, que entrou aos 10 minutos da primeira etapa após Alisson sentir uma lesão no posterior da coxa esquerda, para fazer a extrema esquerda, apoiar Cortez, e criar as jogadas de ataque pelo lado, mas sua movimentação foi de forma contrária, sempre fechando para o meio e não ajudando a dar amplitude nas jogadas de ataque, com isso, Thonny Anderson abria para receber, deixando o comando do ataque e não dando opção de passe para quem vinha de trás.

gre 1

gre 2Com esta movimentação de Maicosuel, Cortez não era muito acionado no ataque, ficando mais preso na defesa.

Com isto, o jogo tricolor se desenhou mais pelo centro e direita do ataque, usando bastante os cruzamentos para a área, mas ai estava mais uma dificuldade, pois não havia centro avante no comando do ataque para cabecear, já que Thonny Anderson estava de “falso” 9.

Como o gramado não era dos melhores para o estilo de jogo do Grêmio, o jeito era arriscar de fora da área, opção que Michel e Ramiro pouco exerceram na partida, mas em um deles saiu o primeiro gol tricolor, após a saída de Madson para entrada de Lima, Ramiro foi para a lateral direita e aproveitou o espaço deixado pelo atacante para subir ao ataque e finalizar.

gre 3Fonte: Footstats

Pelo meio Cícero foi o nome da partida, dando bons passes para acionar Ramiro e Maicosuel, dos 45 passes ofensivos 37 foram certos, precisão de 82%, além de arriscar bons chutes a gol, foram 4 dos 10 da equipe tricolor.

Mostrou boa movimentação na busca por espaços, mostrando que está se acostumando a nova função que exerce quando solicitado, tanto que foi nele o pênalti aos 45 do segundo tempo, convertido por Jaílson que consumou a vitória.

 gre 5

gre 6Fonte: InStat

Com um futebol abaixo do esperado, muito por conta de desfalques e gramado ruim, mas o suficiente para garantir a classificação par as oitavas de finais, o tricolor briga na última rodada pela primeira posição do grupo.

@dktricolor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s