FALTOU GOL PARA O SPORT, O CRUZEIRO FEZ  – Análise tática de Cruzeiro 2 x 0 Sport

Por Lucas Daniel de Melo

 

Domingo, 13 de maio de 2018, dia das mães e aniversário do Sport, o rubro negro foi até Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro no Mineirão. O leão vinha de 2 vitórias(Paraná(F) e Bahia(C)) com 5 gols marcados e 5 sofridos para enfrentar o clube mineiro que vinha da única vitória(Botafogo(C)) com apenas 1 gol marcado e 2 sofridos.

 O time colocado em campo por Claudinei Oliveira foi o mesmo da vitória por 2×0 em cima do Bahia com exceção do goleiro Magrão que voltou de lesão. Com isso o Sport mais uma vez se armou no 4-1-4-1 com uma proposta de futebol reativo, jogando com 10 atrás da bola para roubar e sair no contra-ataque. Do outro lado um cruzeiro armado no 4-2-3-1 com bastante jogo pelas laterais do campo com L. Romero e Egídio apoiando ao mesmo tempo.

 sport 1Time montado no 4-1-4-1 com linha de 4 no meio campo e Anselmo entre as linhas (Imagem 1). Feito com Tactical Pad

O Sport no ataque contava com 5 ou 6 jogadores, além do atacantes e meias laterais, o meia central e o lateral do lado da bola sempre apoiando. O lado esquerdo foi o mais acionado com Marlone e Sander(lado do lateral reserva do cruzeiro, Lucas Romero).

sport 2

Os meias laterais (Marlone e Gabriel) procuravam dar bastante amplitude (imagem 2) no campo e durante a criação das jogadas buscavam ficar abertos mesmo sendo do lado oposto da bola até o momento em que a jogada chegava na linha de fundo e nesse momento eles entravam na área (imagem 3). Essa amplitude era buscada devido ao espaço deixado pelos laterais do Cruzeiro e evitando a entrada da área sempre preenchida pelos volantes cruzeirenses, Henrique e Lucas Silva que procuravam ficar na frente da área.

 sport 3Meias abertos durante a criação com lateral e volante do lado da bola apoiando. (Imagem 2).
 sport 5Quando a jogada chegava na linha de fundo, o meia oposto entrava na área. (Imagem 3)

 

Num jogo aberto, Cruzeiro e Sport tiveram chances claras de abrir o placar (Sport – 10 finalizações – 4 no gol – 2 chances claras/Cruzeiro – 15 finalizações – 5 no gol) e pararam nos goleiros ou em impedimento, o Sport procurando os contra-ataques, voltava praticamente todos os atletas para trás da linha da bola e assim que recuperar saia em velocidade, depois de várias tentativas e não conseguir marcar o gol, o time rubro negro foi cansando e começou a perder a segunda bola. Foi em um dos 40 cruzamentos no jogo, depois de recuperar a bola, ainda no primeiro tempo, que saiu o primeiro gol do jogo, Cruzeiro 1 x 0 (Dedé), segundo gol do cruzeiro no brasileirão, segundo de Dedé de cabeça com cruzamento de Arrascaeta. No segundo tempo, novamente uma recuperação de bola, Arrascaeta pega a defesa novamente desarrumada e finaliza de fora da área fazendo Cruzeiro 2×0.

sport 5 No segundo tempo, o Sport ainda manteve o 4-1-4-1 enquanto estava 1×0. As linhas já não eram tão próximas quanto no início do jogo e o cruzeiro procurava jogar entre as linhas. (Imagem 4)

 

Com o placar adverso, Claudinei colocou Everton Felipe no lugar do Neto Moura(que participou mal da criação ofensiva), dessa forma o Sport passou a jogar no 4-2-3-1.

sport 6Fellipe Bastos passou a jogar atrás com Anselmo, na frente Gabriel, Marlone e Everton Felipe faziam uma linha ofensiva. (Imagem 5)

 

Fim de jogo e o Sport terminou com 44% de posse de bola, novamente menor que o adversário

 sport 7

Sport enfrenta o Corinthians na Arena Pernambuco na próxima rodada, mais um desafio para o leão, o atual campeão vem de uma grande vitória no clássico paulista e busca uma sequência de vitórias no brasileirão.

 Bom futebol a todos!

Comente! Deixe seu feedback!

@Sport_4linhas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s