O TIME É DE SEGUNDA, MAS O FUTEBOL É DE PRIMEIRA – Análise: Fortaleza 3 x 0 Goiás

Por Gêra Lobo

O Fortaleza segue sendo, sem sombra de dúvidas, o time de melhor futebol apresentado na Série B 2018. Isso ficou ainda mais em evidência na vitória deste sábado (12) contra o Goiás, onde o tricolor do Pici foi muito superior a equipe do centro-oeste do país em praticamente toda a partida, propondo o jogo a todo momento e encurralando a equipe de Ney Franco.

A posse de bola não foi o grande fator para o time de Rogério Ceni dessa vez, já que o Fortaleza teve 52% no quesito. A grande questão em relação a partida é que o Leão não teve medo de arriscar. No total, foram 18 chutes contra apenas 5 dos visitantes. Além disso, os donos da casa souberam, de uma forma geral, mesclar investidas pelo alto e por baixo. Tudo isso partia muito pela forma agressiva a qual o Fortaleza agredia o Goiás, marcando em cima, tentando ter superioridade númerica nas faixas de ação da partida.

for 1
Goiás tem dificuldade para sair, sem espaço, exatamente pela quantidade de jogadores do Fortaleza na marcação neste terço do campo.
for 2
Isso acaba acarretando na roubada de Jean Patrick na entrada da área, e o chute que foi para fora. Pressing montado por Rogério Ceni.

Pela altura do adversário, além da forma compactada de se defender, com vários jogadores ocupando os espaços no momento defensivo, o Fortaleza, que buscou, mesmo assim, várias vezes Gustavo na bola aérea, teve noção na parte final do primeiro tempo que o segredo era atacar, mas sempre com um apoio fora da área, exatamente por ser o local de ação cedido pelo Goiás, que enchia a área.

for 3Sem a bola aérea funcionar, a opção foi esvaziar um pouco a área adversária e criar por baixo, com várias opções.

Já virou uma “marca” do Fortaleza a questão de sempre jogar de forma compactada, seja no ataque ou na defesa. É um time que gosta ter um bom número de jogadores juntos na mesma faixa do campo, em momentos ofensivos principalmente. A transição ofensiva da equipe é algo de encher os olhos, com sempre o quarteto de frente (Gustavo, Edinho, Dodô e Osvaldo) e Jean Patrick chegando juntos à frente. Mais uma vez isso foi visto, mesmo não terminando no gol.

for 4Fortaleza com a mesma quantidade de jogadores no momento ofensivo que o adversários. Vale lembrar que o lance nasceu de uma roubada de bola de Dodô no campo de ataque. Pressão, mais uma vez.

Defensivamente, a forma como todos participam e se doam em campo, fechando espaços, dando o mínimo de oportunidades possíveis ao adversário, é algo bem importante e significativo. A linha de 4 na defesa é muito bem postada em praticamente todos os lances, com todos sabendo suas funções no momento defensivo, se posicionando muito bem.

for 5
Linha de 4 defesa bem sólida, Edinho e Osvaldo, os pontas, ajudando na marcação, e os dois homens de meio mais recuados evitando o espaço vazio na entrada da área. Simples e efetivo.

Como os dois primeiros gols da vitória foram em bolas paradas, é interessante analisar o terceiro tento tricolor, que fechou a conta na Arena Castelão, com, mesmo aos 45′ do segundo tempo, os donos da casa tendo a mesma quantidade de jogadores no ataque. O tal problema físico tão criticando no Campeonato Cearense, e com razão, não existe mais. É um time incansável, que busca o gol a todo momento. Além disso, todos os que estão na foto foram importantes no lance do gol de Dodô.

for 6Igor cruza, Marlon, estreante da noite, puxa a marcação e a bola chega livre para Dodô fechar a conta. Ele ainda tinha a opção de abrir com Edinho na ponta. Gustavo segurou a marcação na área. Sempre muitas opções.

O Fortaleza joga um futebol de primeira divisão. Após cinco rodadas, o tricolor se mostra superior ao resto dos times, tanto que dominou todas as partidas que fez até o momento, com muito volume e sempre propondo o jogo. O início é muito animador e o torcedor tem razão em ficar empolgado, pois se a equipe mantiver essa pegada, o acesso chegará bem rápido.

@gerinhalobo_

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s