ENTENDA AS OPÇÕES DE TITE PARA A COPA DA RÚSSIA

Por André Andrade

 

Entenda as opções de Tite para a Copa do Mundo na Rússia 2018.Nos últimos dias, algumas dúvidas pairavam no ar, nas posições de goleiro , lateral-direito, lateral-esquerdo, volante,também de alguma opção mais ofensiva. Hoje Tite soltou a convocação dos 23 nomes garantidos na Copa que começa mês que vem: Alisson, Ederson e Cassio. Marquinhos, Thiago Silva, Miranda e Geromel . Marcelo, Filipe Luís, Danilo e Fagner. Fernandinho, Casemiro, Renato Augusto, Paulinho, Coutinho, Willian e Fred. Neymar, R. Firmino, Gabriel Jesus, Douglas Costa e Taison.

Trataremos das opções nas posições que eram consideradas duvidosas e também de alguns que ficaram de fora, como Arthur do Grêmio.

GOLEIROS

Alisson(Roma)- Estreante em Copas do Mundo, o goleiro é a primeira opção da Seleção Canarinha para a Copa, tem feito uma temporada espetacular com o clube italiano, seguro, operando defesas milagrosas e fazendo bem a participação com os pés(o que aprendeu e evoluiu no futebol europeu), o goleiro tipo A, número 1 de Tite.

Ederson(Manchester City)- Também estreante em Copas do Mundo, o goleiro que acabou de quebrar todos os recordes possíveis junto ao time de Manchester na Premier League chega como peça importante do elenco, talvez o melhor goleiro reserva da Copa, possui qualidade também para o jogo com os pés, já era figurinha carimbada pra convocação final.

Cássio(Corinthians)- O goleiro Corinthiano terá uma experiência sensacional, de compor o grupo da Copa do Mundo, coroa a boa atuação recente e também a parceria com Tite que nasceu quando o treinador atuava no clube paulista, parceria que rendeu muitos títulos. Adenor conhece Cássio no dia a dia, sabe como pode ser positivo para compor o grupo, e confia no goleiro. Essa não é uma posição que muda muita(ou alguma) coisa no elenco, só em raros casos. A ida a Rússia é merecida para Cássio, assim como seria para Neto, a preferência e confiança de Tite e sua comissão no goleiro que atua no Brasil falou mais alto.

LATERAIS

Com a lesão de Daniel Alves as vésperas da convocação e a impossibilidade de disputar a Copa, uma posição que parecia a mais garantida do time, sofreu revés e está aberta, antes da convocação, havia dúvida de quem seria chamado, duas vagas e entre os especulados: Rafinha, Danilo, Fagner.

Danilo– O jogador do Manchester City tem qualidade, principalmente no apoio, característica marcante de Daniel Alves, tanto ocupando os lados como um corretor mais central do campo, no City de Guardiola nessa temporada chegou a jogar de zagueiro, lateral-esquerdo, é polivalente e tem qualidade. Tem tudo para roubar a posição.

Fagner- O lateral direito corinthiano, vem tendo boas campanhas e se destacando nos últimos anos como uma referência na posição no Campeonato Brasileiro, junto com Marcos Rocha. Já conhece Tite, seus esquemas de jogo, modelo de marcação… sabe compor bem a linha de 4, faz bem a marcação… Um ponto que pesa contra é o de não estar acostumado a jogar jogos de nível “global”, como as equipes europeias disputam toda semana, tanto no quesito qualidade , como intensidade. Apareceu em algumas convocações de Tite e é homem de confiança do treinador. A outra opção era Rafinha, que nos últimos jogos da temporada pelo Bayern não foi esplendorosamente bem… Tite optou pela segurança.

Marcelo- O melhor lateral-esquerdo do mundo, ainda bem, é brasileiro, o craque que desfila pela esquerda e em alguns momentos chega a pecar no aspecto defensivo, é peça fundamental pro modelo de jogo da Seleção Brasileira e já estava confirmado na Copa.

A segunda posição na lateral, de reserva de Marcelo, estava indefinida, briga boa entre Filipe Luis e Alex Sandro, os dois mereciam ir a Copa, o escolhido foi o defensor que atua no clube de Madri.

Filipe Luis- O defensor do Atletico de Madri se recuperou de lesão a tempo de ser convocado para a disputa da Copa, é presença carimbada na seleção canarinha e nas escalações de Simeone, nunca teve tanto destaque quanto Marcelo,entretanto é um jogador experiente, acostumado ao alto nível e que consegue participar bem do jogo no momento defensivo e ofensivo caso seja necessária alguma mudança tática nas partidas da seleção brasileira pelo lado esquerdo, com as características sendo notáveis no lado tático e defensivo.

O 4o zagueiro da convocação era uma posição em aberto, com os 3 primeiros sendo: Miranda, Marquinhos, T. Silva. No fim das contas, a vaga ficou para quem mais vem merecendo, Geromel do Grêmio.

O zagueiro comanda a defesa mais sólida do país há um tempo, técnico e firme, em 2017 teve um ano ESPETACULAR, como mostram as atuações e também o embasamento estatístico, teve uma partida excelente no Mundial de Clubes contra o Real Madrid em dezembro e nesse ano continua sendo o melhor jogador da posição no país. Não existe nenhum zagueiro brasileiro que mereça mais a vaga do que o jogador gremista.

No setor do meio campo, já haviam figurinhas carimbadas no ciclo de Tite na seleção e que estavam garantidas na Copa: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Coutinho, Renato Augusto, Willian.

As dúvidas foram: quem seria chamado como outra/as opções no meio-campo? E no final das contas tivemos Fred do Shaktar.

Fred- O volante ritmista que Tite tanto procurou, e achou no futebol ucraniano, está garantido na Copa, mas quais são as qualidades de Fred? O jogador foi peça fundamental nessa temporada do gigante ucraniano, fazendo aparições excelentes principalmente na Champions League, nos jogos contra Manchester City, Roma e segundo boatos, até despertando interesse de grandes clubes europeus. Fred consegue controlar o jogo tanto de uma área mais “profunda”, ou seja, mais perto da própria defesa, tanto em áreas mais avançadas, como no meio-campo e essa é sua principal característica. Faz boas aproximações, quebra linhas com passes, recupera as bolas no desarme e tem uma boa transição de jogo com a bola, sem falar da eventual participação na zona de conclusão da jogada. Abaixo, confira o gol de falta do jogador na Champions League vs o Roma e o goleiro Alisson.

No setor de ataque, Neymar , G. Jesus e Firmino já eram peças confirmadas e principalmente o último vem em grande temporada com o Liverpool e disputará a final do torneio mais importantes entre clubes no mundo, antes de se apresentar a seleção. Douglas Costa confirmou a vaga com a última convocação e bom segundo turno de temporada pela Juventus. Havia a expectativa de que talvez mais um jogador com essas características fosse adicionado a convocação, e ele foi outro jogador que veio da Ucrânia, Taison.

Taison– O atacante brasileiro parece agradar bastante Tite. Costuma atuar mais aberto pela esquerda no time ucraniano, flutua pro centro, entrelinhas e tem um bom 1×1. Pode ser uma opção situacional para a Seleção Brasileira, uma opção a mais, sua temporada no Shaktar respalda a convocação. Teve 7 gols e 8 assistências na temporada.

Porque outros jogadores não apareceram na lista de 23 nomes? Muitos pediam R. Caio, Arthur, Luan… Explicamos aqui!

A convocação de Geromel é merecida demais, não há contestações. Rodrigo Caio era um volante que foi adaptado para a zaga, funcionou bem nas Olimpiadas de 2016 onde o Brasil foi campeão, desde então, sofre oscilações na performance, teve oportunidades de sair para a Europa e continuou no São Paulo em meio a situações instáveis tanto dentro, quanto fora de campo, troca incessante de treinadores, e isso parece prejudicar o jovem zagueiro que tem suas qualidades, desarma bem, sabe sair jogando como poucos no Brasil, mas principalmente os treinos da última convocação e a fase de Geromel com um Grêmio que está voando, fizeram a diferença no final.

Arthur é um grande volante, meio-campista, tanto que brevemente sairá para o Barcelona em um acordo milionário, talvez a maior promessa do futebol brasileiro depois de Neymar, o jogador vem conseguindo manter as excelentes atuações após volta de lesão. Tem um perfil muito técnico, dá passes com maestria, se perfila muito bem em campo e é peça fundamental para o Grêmio em 2018. Mas ao meu ver, o jogador ainda está “cru”,precisa evoluir em alguns aspectos do jogo, principalmente para o alto nível e intensidade de uma Copa do Mundo, tem um potencial ENORME, e que pode atingir se as coisas saírem como planejado, entretanto as variedades nas qualidades de Fred, sua ótima temporada na Ucrânia , seu dinamismo pesaram mais, com toda certeza, se continuar nessa toada, Arthur será figurinha carimbada no próximo ciclo da seleção. Na minha convocação, Arthur iria no lugar de Taison, outra opção controladora de jogo junto com Fred, especialmente para jogos contra seleções fechadas. Mas uma convocação é feita, como Tite disse, por escolhas difíceis e essa é uma delas.

O último questionamento a ser tratado neste texto se trata de Luan, o jogador gremista que vem de um ótimo 2017, e foi peça pedida na convocação de Tite, ficou de fora. Mas porque? No Grêmio Luan atua muitas vezes com liberdade, flutuando atrás do atacante e jogando no entre-linhas…. O modelo de jogo da Seleção tem outras características, como por exemplo, uma organização projetada para Neymar, e também Coutinho brilharem. Luan não rendeu bem na função que Tite pensou para ele na Seleção Canarinha, atuando pela ponta-direita e o próprio treinador admitiu isso em entrevista passada. Luan é um ótimo jogador, se encaixa muito bem no Grêmio, porém Tite não arma a Seleção como o Grêmio, é um modelo que exige outras características e virtudes dos jogadores.

Tite levou, talvez, o melhor grupo, não os melhores jogadores. Porque a Seleção de Tite não se faz com os melhores jogadores somente, e sim com aqueles que estão em melhor momento e que se encaixam melhor no Modelo de Jogo definido por ele e sua comissão.

Debatam conosco no Twitter sobre as opiniões de vocês a respeito da convocação, quem teriam levado e porque? Esperamos que com esse texto vocês possam compreender melhor as opções de Tite, mesmo sem concordar com todas elas. Que venha a Rússia!

@pepgenius

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s