O QUE A COMISSÃO DE TITE VIU NA CHINA?

Por Leonardo Hartung

Cléber Xavier e Fernando Lázaro, respectivamente auxiliar-técnico e coordenador do CPA (Centro de Pesquisa e Análise) da Seleção Brasileira, estiveram na China na última semana para acompanhar três partidas ‘in loco’ da Super Liga da China 2018.

Sem serem “notados” nas primeiras duas partidas, Cléber e Fernando foram atração da TV chinesa assim que foram vistos no Fengtai Sports Center em Pequim assistindo o empate sem gols entre Beijing Renhe e Shandong Luneng.

Traremos aqui um resumo do que a dupla viu nas três partidas analisadas durante a passagem pela China.

ATENÇÃO: a análise e as anotações são de responsabilidade de quem vos escreve. A proposta é trazer as participações dos jogadores em campo e não dizer e nem julgar se irão ou não à Copa do Mundo.

Brasileiros com chances de ir à Rússia:

Renato Augusto – visto em: Shanghai SIPG 1×2 Beijing Guoan – Capitão do Guoan, Renato Augusto fez (mais) um jogo bastante seguro, com exceção de duas perdas momentâneas da posse da bola para Odil Akhmedov e Wu Lei em um espaço de 30 segundos. O brasileiro novamente comandou o Beijing Guoan na fase de construção do jogo, mesclando os passes curtos na saída de jogo com os lançamentos direcionados a Cédric Bakambu no campo de ataque e de seus pés saiu o cruzamento (que contou com desvio de Wang Shenchao) para o gol do ex-atacante do Villarreal.

Números: 72 passes (77% de aproveitamento) e 1 KeyPass (sem contar o cruzamento para o gol de Bakambu); 1 finalização (bloqueada)

Gil – visto em: Shandong Luneng 2×1 Henan Jianye e Beijing Renhe 0x0 Shandong Luneng – Dai Lin foi vencido no gol do veloz Christian Bassogog (vídeo abaixo), mas Gil esteve seguro quando posto à prova contra o Henan Jianye. A equipe de Zhengzhou não tem um dos melhores ataques da Super Liga, mas fez o seu melhor jogo ofensivo na partida em Jinan, em especial nos 45 minutos iniciais com os seus tradicionais contra-ataques.

Números: 11 oportunidades de afastar a bola, 2 interceptações, 9 vitórias em 9 duelos aéreos e 1 bloqueio de finalização; 1 finalização (para fora)

No jogo seguinte em Pequim, Gil novamente se saiu bem quando exigido. Soberano pelo alto, o zagueiro brasileiro só saiu derrotado quando o seu setor foi atacado por três atacantes do Beijing Renhe ao mesmo tempo.

Números: 5 oportunidades de afastar a bola, 2 interceptações, 3 vitórias em 3 duelos aéreos e 1 falta cometida

Diego Tardelli – visto em: Shandong Luneng 2×1 Henan Jianye e Beijing Renhe 0x0 Shandong Luneng – junto com o setor ofensivo do Shandong, não foi bem nos 45 minutos iniciais contra o Henan Jianye. Junto com sua equipe, Tardelli voltou melhor do intervalo e mesmo sem marcar mostrou a sua importância no modelo da equipe com a bela assistência para o segundo gol de Jin Jingdao.

Números: 50 passes (89% de aproveitamento) e 1 KeyPass; 3 finalizações (2 foram defendidas)

Contra o Beijing Renhe, Diego Tardelli deu o último passe de três chances da equipe não aproveitadas por Graziano Pellè, Wu Xinghan e Hao Junmin. Mas no geral, o atacante não obteve sucesso frente ao ótimo trabalho defensivo da equipe de Pequim.

Números: 40 passes (89% de aproveitamento) e 3 KeyPasses; 2 finalizações (ambas bloqueadas)

Brasileiros sem chances de ir à Rússia

Hulk – visto em: Shanghai SIPG 1×2 Beijing Guoan – Em campo por cerca de 40 minutos, Hulk foi o principal ponto de criação do Shanghai SIPG (desfalcado de Oscar) e deu a assistência para o gol de Elkeson após Wu Lei interceptar o passe do zagueiro Zhang Yu. Ainda no primeiro tempo foi substituído por lesão.

Números: 22 passes (59% de aproveitamento), 1 KeyPass e 1 assistência; 1 finalização (para fora)

Elkeson – visto em: Shanghai SIPG 1×2 Beijing Guoan – Fez o gol que abriu o placar para o SIPG contra o Beijing Guoan. Elkeson foi o jogador mais perigoso da equipe de Xangai ao passo que o SIPG, com dificuldades na criação, passou a apostar nos cruzamentos na área. O atacante ainda colocou o goleiro Hou Sen para trabalhar em chute de fora da área na reta final da partida.

Números: 32 passes (75% de aproveitamento) e 1 KeyPass; 4 finalizações (2 defendidas, 1 gol e 1 para fora)

Ivo – visto em: Beijing Renhe 0x0 Shandong Luneng – O camisa 10 é o principal ponto de criação da equipe de Pequim, não à toa o Renhe jogou mais pelo seu setor, e finalizou mais após a saída do lesionado Benjamin Moukandjo. Ivo também auxiliou como opção para conduzir os contra-golpes do Beijing Renhe.

Números: 40 passes (72% de aproveitamento) e 2 KeyPasses; 4 finalizações (2 defendidas, 1 para fora e 1 bloqueada)

ADENDO: Apuramos que a dupla assistiu ainda outros dois jogos além do que foi divulgado pelo cronograma oficial da CBF: Beijing Guoan 1×0 Tianjin TEDA e Hebei China Fortune 2×3 Shandong Luneng, ambos realizados na quarta-feira pelas oitavas de final da Copa da China. Por não estarem presentes no cronograma oficial, não as inseri na análise.

Mas para registro, o Guoan dominou completamente a partida na Copa da China. A equipe de Pequim empilhou chances de gol (fato criticado pelo próprio técnico Roger Schmidt) até finalmente marcar com Jonathan Soriano na segunda etapa. Renato Augusto foi novamente extremamente participativo na construção de jogo de sua equipe numa partida em que o Beijing Guoan praticamente só atacou o Tianjin TEDA.

Apesar de ter perdido um duelo aéreo contra Song Wenjie ainda no início do jogo, Gil não teve culpa nos dois gols do Hebei que saíram em duas cobranças de pênalti (a primeira em rebote de Javier Mascherano e a segunda convertida por Hernanes). O zagueiro ainda abriu o placar para o Shandong Luneng e travou um interessante duelo individual com Ezequiel Lavezzi, vencendo a grande maioria dos confrontos.

Diego Tardelli entrou em campo aos cinco minutos do segundo tempo no lugar do atacante Cheng Yuan. O brasileiro foi bastante participativo enquanto o Shandong teve a posse de bola e sempre se apresentou como alternativa na hora de acelerar o jogo. Tardelli foi à campo no momento do jogo em que o Hebei dominou a posse da bola em busca do empate, assim auxiliando muito mais nos contra-golpes de sua equipe.

Dados: WhoScored.com

@hartungleo

https://futinasia.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s