O RETORNO DE DIFICULDADES ANTIGAS – Análise Tática de Flamengo 2×0 Internacional

 Por Luiz Martins

 

No domingo (06/05/2018), pela rodada 4 do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Internacional se enfrentaram em um Maracanã lotado.

A equipe colorada foi derrotada, pelo placar de 2×0, apresentanto um futebol muito abaixo do que vinha sendo observado nos últimos jogos.

O time, que vinha demonstrando lapsos de bom futebol, com algumas jogadas interessantes até o momento, parece ter esquecido tudo o que foi treinado e voltou a desempenhar um futebol idêntico ao visto na eliminação para o Vitória, pela Copa do Brasil.

No início da partida, equipe apresentou ótima leitura do fechamento de espaços, pressão na saída de bola, dificultando a criação de jogadas da equipe rubro-negra.

Gabriel Dias, jogador utilizado no lugar de Edenilson suspenso, conseguia realizar um bom jogo defensivo, bloqueando as investidas do adversário, principalmente com Lucas Paquetá e Everton Ribeiro. O flamengo tendo dificuldades de criação pelo centro, buscava muito as jogadas pelas laterais, mas acabava sempre cruzando a bola para a área, onde o Inter conseguia defender sua meta com efetividade.

Em compensação o setor ofensivo colorado tinha muitas dificuldades na saída de bola e em impor velocidade, quando tinha a bola.

Conseguiu ser realmente efetivo, com 2 finalizações de cabeça, de Leandro Damião, defendidas por Diego Alves.

Algo recorrente em todo o jogo, era D´alessandro, ao receber a bola para a construção de jogadas, sendo encaixotado pela marcação dos meio-campistas flamenguistas.

inter 1

Os jogadores do Flamengo ao perceberem essa dificuldade de criação, iniciaram uma marcação alta, conseguindo muitos desarmes próximo a intermediária colorada, obrigando o Inter a buscar uma marcação em bloco mais baixo, no 4-4-2, utilizando marcações individuais ao jogador adversário com a posse de bola.

inter 2

Ao sentir-se pressionado dentro de sua estratégia de jogo, o Flamengo tomou conta do jogo, conseguindo resultado a seu favor na segunda etapa, em belo chute de Lucas Paquetá (melhor jogador da partida) e em uma ótima jogada individual de Everton Ribeiro. Desta forma o time colorado se desestruturou, desmontando a estratégia proposta durante o primeiro tempo de jogo.

Gol de Lucas Paquetá

 

Gol de Éverton Ribeiro

A estratégia adotada, ao meu ver, foi totalmente mal pensada, por ter escalado 2 jogadores de extrema capacidade defensiva, que não contribuem em momento algum na parte ofensiva, tendo extrema dificuldade na saída de bola, um dos grandes problemas da equipe desde o ano passado. Inter deveria ter explorado melhor a velocidade na transição, principalmente pelos lados do campo, porque o Flamengo utiliza muito os laterais espetados à frente, deixando os pontas da equipe próximos a área adversária.

Além disso, dentro da estratégia utilizada, faltou ao técnico uma melhor leitura do momento que o time se apresentava no jogo, fazendo as trocas corretas, na tentativa de conter estes avanços, principalmente pelo lado direito de ataque.

Outro ponto ruim da equipe, que vem sendo algo recorrente, é a tomada de decisão e entendimento de jogo, da maioria dos jogadores.

Muitos possuem extrema dificuldade em ler o momento da partida e tomar as melhores decisões. Isso fica muito nítido em muitos momentos, onde escolhas erradas, determinam o andamento de jogadas ofensivas da equipe, além de a pressão e tensão da partida, induzir jogadores ao erro (Expulsão de William Pottker).

Muitas questões devem ser revistas dentro do planejamento do clube para o restante do ano, visando o futuro, principalmente na montagem de elenco, que não parece ter um casamento entre jogadores, ideias de comissão técnica e direção.

@ojunomartins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s