EXPLICANDO COMO JOGA O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS: MESSI!

Por André Andrade

Lionel Andrés Messi, é para esse que vos fala, o maior jogador de futebol que já acompanhei , sem fazer comparações, apenas apreciando a genialidade do argentino. Que ele está entre os maiores do esporte todos já sabemos, e o mérito desse texto não é discutir isso e nem fazer um ranking dos melhores jogadores, mas sim entender COMO JOGA e PORQUE o argentino está alcançando esse lugar de muito destaque na história do esporte.

Messi é quase perfeito porque tem uma noção absurda de tempo, espaço e engano, pra mim as três características essenciais para jogar bem o jogo e entendê-lo. Há sentido em cada toque e arrancada de Messi!Os toques curtos são calculados e possibilitam mudanças de direção! Quer entender mais sobre o jogador e ver uma análise aprofundada? Continue lendo o texto!

A genialidade de Messi é inquestionável, mas o que ele faz com esse talento? Quais as características e os fatores que o permitem ser um dos grandes jogadores da história?

O contexto

Lionel Messi joga em um dos maiores times do planeta, um clube que se orgulha de ter uma filosofia e metodologia bem desenvolvidas desde Johan Cruyff e se considera Mes que un Club. O argentino foi para a Espanha jogar ainda na adolescência, bem novo e isso o fez compreender um estilo de jogo complexo, mas que no fundo busca simplificar o futebol(o Juego de Posicion) e toda a cultura do Barcelona de forma excepcional.

O contexto dentro de campo foi favorável no time profissional, foi treinado pelo maior revolucionário do futebol pós-Sacchi, Pep Guardiola que usou a genialidade do garoto lá em 2008 e aos poucos foi moldando uma equipe que tirasse proveito do melhor Messi possível, trazendo de volta uma função já adormecida no futebol, a do “FALSO 9” com interpretação perfeita do jogador. Os jogadores também eram excepcionais para complementar toda essa “máquina Barcelonista”, com Busquets, Xavi, Iniesta, Henry, Puyol, entre outros nomes.

Se você não acredita que o contexto seja importante, e pra mim é uma das palavras mais importantes para se aliar ao tema futebol, deixo uma explicação do genial Paco Seirul-lo(ex-preparador físico do clube e responsável pela área de metodologia de treinamento) no livro Pep Guardiola — A Evolução da Editora Grande Área: “ Nós dizemos que no futebol não há jogadas. Normalmente se diz que há jogadas. Em um jogo transmitido pela televisão sempre se menciona a palavra “jogada”. Se diz “a jogada de Messi”. E os demais da equipe não existem nesse momento. Parece que é Messi contra o mundo. Ou se diz: “Essa jogada se parece com aquela outra”. Mas é preciso entender que o futebol não é uma sucessão de jogadas, mas uma sucessão de situações complexas. Messi leva a bola até um ponto e está em determinadas condições porque anteriormente aconteceu algo; e enquanto ele joga, está acontecendo alguma coisa que permite isso. Porque se não houvesse mais nada , os dez adversários lhe tomariam a bola e pronto. Mas existem esses “algos” e “algumas coisas” nesse momento, ainda que essas outras ações não sejam atrativas paradas pessoas.”

messi 2

Entretanto, trazendo isso para 2018 percebemos que Messi ainda continua o foco central do time, e parece ser mais completo, importante e efetivo que nunca,como isso é possível?

O Barcelona estabelece na maior parte do tempo nessa temporada 2017/2018 com Valverde, a formação 4–4–2 , o que libera Suarez e Messi no momento defensivo de grande participação, e com a bola Lionel Messi é capaz de potencializar as maiores características de seu jogo: jogo entrelinhas, arrancadas,tabelas, assistências, gols e também ditar o ritmo do jogo. (Serão usados exemplos de toda carreira de Messi).

messi 3Mapa de calor no clássico vs Real

Messi e os 3 tipos de velocidades no futebol

  • A velocidade no futebol pode ser concebida de várias matizes, mas existem 3 que se destacam, e para disso ninguém melhor do que Jorge Valdano, ex-jogador, treinador e filósofo do jogo: “ No futebol existem três tipos de velocidade: a de translação(em quanto tempo somos capazes de percorrer uma distância;é a velocidade que caracteriza , por exemplo, Usain Bolt).
  • A mental (que nos permite escolher a melhor entre muitas possibilidades quase num ato de reflexo;no futebol, pensar rápido ou pensar antes de receber a bola se converteu em um fator crítico).
  • A técnica (que se chama ‘precisão’ e é a mais importante de todas, porque vai do individual ao coletivo: se eu controlo a bola com apenas um toque, sou rápido, se passo com apenas um toque, consigo que minha equipe seja rápida). Para compreender, não é necessário ver números, basta ter olho crítico”.

E Lionel Messi é o que melhor executa essas três matizes da velocidade no esporte! Lionel consegue ser extremamente rápido com a bola nos pés, tem uma capacidade de prever o jogo e as ações do adversário que é absurda, tem a capacidade de ler e achar espaços que poucos conseguem e tem a qualidade e precisão tática e técnica para realizar as ações necessárias DA FORMA CORRETA E NO TEMPO CERTO tanto para si, quanto envolvendo o contexto coletivo. Na minha opinião, futebol é muito sobre: tempo, espaço e engano! O argentino domina e os manipula como nunca antes visto na história desse esporte!

LA PAUSA , ou como Messi manipula o espaço, o tempo e engana adversários

Característica do jogador, mas também utilizada por Iniesta, a LA PAUSA, é uma jogada ou movimentos que buscam temporizar o jogo para a próxima ação, ou seja, se muda o ritmo do jogo, se controla isso, para aumentar o espaço e tempo próprio e do companheiro, para gerar situações vantajosas para o prosseguimento da jogada, manipulando o adversário nessa ação.

Chrisian Thielemann, maestro alemão: “ Na Oitava Sintonia de Beethoven, o quarto movimento , um allegro vivace, é tão veloz, enérgico e furioso que é praticamente inviável seguir incrementando-o… A não ser que se façam leves retrocessos no tempo da orquestra. O MESMO OCORRE PARA O FUTEBOL: a velocidade no jogo é filha da pausa.”

 

Superioridade cinética (de movimento) e posicional

Muitas vezes Messi realiza movimentos com uma destreza técnica, mudança de direção, e rapidez MUITO acima da média, e consegue tirar vantagem disso. Outro fator marcante são os dribles com o corpo, sem tocar na bola, o jogador consegue enganar seu marcador. E um outro ponto chave é, INICIAR o movimento ANTES do marcador, como dizia Cruyff: “ O que é velocidade? A mídia esportiva sempre confunde velocidade com visão. Veja, se eu começo a correr antes que os outros, eu sempre vou parecer mais rápido que eles.”

Qualidade técnica

É inegável a qualidade técnica para realização dos movimentos técnicos do esporte, o camisa 10 do Barcelona consegue executar as habilidades necessárias para se jogar em alto nível com ALTO grau de acerto, e pouco gasto de energia, ou seja, faz da maneira que é melhor para si, e com isso muitas vezes as jogadas parecem fáceis. Messi consegue criar e definir situações individuais ou coletiva com essa qualidade técnica muito acima da média e movimentos automáticos, para desequilibrar jogos, muitas vezes na área que mais gosta de atuar e a área mais perigosa do campo… a parte frontal a grande área adversária.

Leitura de espaços

Messi consegue armar o jogo de praticamente qualquer parte do campo, consegue deixar seus companheiros na cara do gol estando a 40 metros do mesmo, ou a 2 metros do companheiro de equipe e sua habilidade para captar os estímulos visuais e auditivos no espaço de jogo é absurda, muitas vezes ele é visto caminhando lentamente em campo, e parece “fora” do jogo, mas na verdade o argentino está interpretando o espaço, memorizando a ocupação espacial do time e dos adversários e quando a bola chega em seu pé, Lionel Messi executa com maestria. Lionel Messi também tem uma facilidade absurda de atuar entre-linhas desestabilizando a estrutura adversária.

messi 4Nesse passe para Alba, Lionel Messi está com a bola e quebra a estrutura defensiva do time adversário com UM TOQUE na bola, SUPERA NOVE jogadores e deixa Alba cara a cara com o goleiro.

Para finalizar, não vejo ninguém mais genial e adequado que Eduardo Galeano para definir Messi:

O ídolo — Eduardo Galeano, no livro: Futebol ao sol e à sombra.

‘’E um belo dia a deusa dos ventos beija o pé do homem, o maltratado, desprezado pé, e desse beijo nasce o ídolo do futebol.Nasce em berço de palha e barraco de lata e vem ao mundo abraçado a uma bola. Desde que aprende a andar,sabe jogar. Quando criança alegra os descampados e os baldios, joga e joga nos ermos dos subúrbios até que a noite cai e ninguém mais consegue ver a bola,e quando jovem voa e faz voar nos estádios. Suas artes de malabarista convocam multidões, domingo após domingo, de vitória em vitória, de ovação em ovação.

A bola o procura, o reconhece, precisa dele. No peito de seu pé, ela descansa e se embala. Ele lhe dá brilho e a faz falar, e neste diálogo entre os dois, milhões de mudos conversam. Os Zé Ninguém, os condenados a serem pra sempre ninguém,podem sentir-se alguém por um momento, por obra e graça desses passes devolvidos num toque,essas fintas que desenham zês na grama, esses golaços de calcanhar ou de bicicleta: quando ele joga, o time tem doze jogadores.
– Doze? Tem quinze, vinte!
A bola ri. radiante. no ar. Ele a amortece, a adormece. diz galanteios, dança com ela, e vendo essas coisas nunca vistas, seus adoradores sentem piedade por seus netos ainda não nascidos, que não estão vendo o que acontece.’’

Obviamente temos outros vários fatores no jogo do argentino que são dignos de nota e são importantes, mas ficaríamos aqui mais uma semana falando disso, se vocês acharem pertinente, pode ser assunto para um outro texto… Vamos debater o jogo!

 

@PepGenius

 

4 comentários sobre “EXPLICANDO COMO JOGA O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS: MESSI!

  1. Uma excelente análise, mas acho que acrescentar muita poesia em um texto analítico perde um pouco a credibilidade. A poesia é feita com sentimento e uma análise tem que ser puramente racional.
    No momento que é citado que ele é o melhor de todos os tempos, você não só compara com jogador X, mas compara com todos os jogadores possíveis. No mais, parabéns pelo texto, muito bom.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s