MUITA POSSE, POUCA EFETIVIDADE – Análise tática de Atlético-MG 0 x 0 Chapecoense – Copa do Brasil

Por Davi Magalhães

Após a vitória sobre o Corinthians no último domingo, a expectativa do Atlético para o jogo contra a Chapecoense era de mais uma boa atuação da equipe. A equipe comandada por Thiago Larghi demonstrou na última vitória, que vem evoluindo seu nível de atuação. Vitória marcada pelo bom desempenho coletivo.

Como já era esperado, a Chapecoense jogou de maneira reativa, com suas linhas recuadas, jogando atrás da linha da bola, procurando não dar espaço para o Atlético jogar. Que, procurou desde o início do jogo se impor, sabia que teria muito mais a bola que o adversário.

O Atlético começou o jogo com circulando a bola, saía jogando desde a defesa, com muita gente participando da saída de bola, os laterais e os meio-campistas davam opção de passe aos zagueiros. Principalmente o Luan, o jogador foi muito importante na saída de bola da equipe. O camisa 27 sempre se apresentava como opção de passe e era quem mais recebia a bola dos zagueiros, para iniciar a construção do jogo.

 galo 1Mapa de calor do Luan contra a Chapecoense. O jogador sempre dava opção de passe aos zagueiros para iniciar a construção do jogo.

O Atlético começou jogando com intensidade, pressionando muito bem a saída de bola da Chape, girando bem a bola, jogadores se movimentavam, não guardavam posição, até Ricardo Oliveira, recuava em alguns momentos e criava espaços para que Guedes ocupasse. Time de Larghi foi superior na primeira etapa, finalizou 12 vezes, 4 de dento da área.

 Atlético teve 71% de posse de bola no primeiro tempo, a equipe mineira rodava bem o jogo, começava o ataque por um lado e terminava por outro, usava toda a largura do campo, era muito móvel, os jogadores se movimentavam para dar opção de passe ao companheiro. A equipe atleticana sempre buscava triangular pelos lados do campo. É um padrão do time. Geralmente, os meias interiores (Luan e Gustavo Blanco), se aproximam do lateral e do extremo pelo lado, para realizar a triangulação.

galo 2A idéia é que o time tenha superioridade numérica no setor e dê ao portador da bola pelo menos, duas opções de passe.

No segundo tempo, era um jogo de ataque contra defesa, o Atlético colocava 9 jogadores no campo de ataque, apenas o zagueiro Gabriel, ficava na intermediária defensiva.

Porém, o gol não veio, e o time baixou a intensidade. No segundo tempo, encontrava dificuldades para triangular pelos lados, circulação de bola da equipe não era mais tão rápida como no primeiro tempo.

Mas, os visitantes não ofereciam perigo nos contra-ataques? Não, pois, um conceito que Thiago Larghi gosta e que seu time executa é o perde-pressiona. Assim, que a equipe perdia a bola, um jogador pressionava o portador da bola e os outros que estivessem próximos, cortavam as linhas de passe do adversário. Fazendo com que o time retomasse a bola rapidamente e voltasse a atacar o adversário.

galo 3Na imagem, Otero pressiona o portador da bola e os outros jogadores, cortam as linhas de passe do adversário

As substituições não surtiram efeito, a equipe perdeu poder de criação  com as saídas de Blanco e de Luan.

Faltou repertório ao time atleticano, além de efetividade no último terço do campo, o time acabou o jogo com 68 % de posse de bola, finalizou 6 vezes no segundo tempo, a metade de finalizações da primeira etapa ( o que mostra como o time caiu de rendimento na segunda etapa). Fez 34 cruzamentos, quase todos errados, Otero cruzou 11 vezes; Patric 5; Fábio Santos 6; todos errados, ainda que, o time tenha trocado muitos passes certos, o ataque sempre acabava em um cruzamento para a área da Chapecoense, facilitando o trabalho da defesa adversária. Que não sofreu muitos riscos no jogo, visto que, o time atleticano chegava ao terço final do campo e apenas jogava a bola na área para ver o que acontecia.

@magalhaesdavi_

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s