KIEV NOS ESPERA – Análise tática de Real Madrid 2 x 2 Bayern

Por Caio Alves

real 1Função dos madridistas no 4-4-2
real 2Função dos bávaros no 4-1-4-1

As equipes entraram em campo para o jogo de volta já sabendo de suas obrigações. Enquanto o Real Madrid entrava em campo precisando defender sua vantagem e, quem sabe, aumentá-la, o Bayern München era obrigado a vencer por 2 gols de vantagem para virar o placar agregado.

real 3

O Real entrou em campo em seu tradicional 4-4-2, mas, dessa vez, com mudanças. Carvajal, suspenso, deu lugar à Lucas Vázquez, Casemiro e Isco, por questões técnicas, deram lugar à Mateo Kovacic e Marco Asensio. A proposta de Zidane era clara: melhorar a saída de bola, ter a posse e ser mais objetivo no terço final do campo. Já o Bayern, entrou em um 4-1-4-1, tendo – o retorno de – Alaba na lateral-esquerda e Tolisso entrando no lugar de Javi Martínez. O objetivo de Jupp Heynckes era de ter a posse completa da bola para marcar os gols necessários.

O que não esperávamos era um Bayern tão incisivo e intenso – mesmo fora de casa – e as partidas abaixo do esperado de Lucas Vázquez, Kovacic e Asensio. O Real teve muita dificuldade ao defender sua área pelos erros laterais. Vázquez sofreu com a intensidade da dupla Alaba-Ribéry e Marcelo precisou segurar Kimmich-Müller sem a ajuda necessária de Asensio. James e Tolisso, no meio-campo, fizeram partida absurda muito pelo baixo rendimento de Kovacic. O croata não melhorou a saída de bola (intenção de Zidane ao escalá-lo) e sobrecarregou Toni Kroos na marcação. Luka Modric até ajudou, mas James, assim como na partida de ida, estava inspirado e atuou muito bem.

real 4

No momento ofensivo, o Real atacava no 4-3-3, com Asensio descendo e formando trio de ataque com Benzema e Cristiano Ronaldo. Mas, em algumas das vezes, o time de Zidane acabava formando um 2-5-3 pelas descidas constantes e juntas de Marcelo e Lucas Vázquez nas laterais.

real 5

No primeiro gol de Benzema, nota-se, além do 4-1-4-1 do Bayern mesmo defendendo sua área, a descida efetiva de Marcelo. Ao atacar no 2-5-3, Marcelo atua em profundidade pela esquerda, cruzando na área para Benzema atacar o espaço livre e converter em gol, enquanto David Alaba marca somente a bola.

real 6

No segundo gol de Benzema e do Real Madrid na partida, outro detalhe que eu havia falado na análise do jogo de ida, repetindo-se no jogo da volta; o pressing. De todos os pressings feitos pelo Real Madrid no jogo de ida, nenhum acabou sendo convertido em gol, diferentemente de hoje. Ao pressionar a saída de bola bávara, Kroos apertou Tolisso, obrigando o jogador a recuar para Ulreich, que acabou falhando e dando a oportunidade de Benzema marcar. Pressing resultado em gol.

real 7

Por último, mas não menos importante, as variações táticas. Os times que Zidane vem formando e escalando durante sua passagem no Real Madrid tem as características de mudar e alternar muito taticamente. Às vezes por necessidade, como lesão ou suspensão, mas, na maioria das vezes, para adaptar-se ao adversário e/ou impor seu estilo de jogo. Só nessa partida, Zidane escalou o time no 4-4-2, passou a atacar no 4-3-3, mudou a transição ofensiva pro 2-5-3 e, como no exemplo acima, passou a defender-se no 5-3-2 em momentos de pressão do Bayern. Como Modric atuou na ponta-direita e Asensio atuou na ponta-esquerda, Zidane não mediu esforços ao colocá-los como laterais. Assim, além de “ganhar mais dois laterais”, Marcelo ganhava liberdade ao formar a linha de três meio-campistas e Cristiano-Benzema vinham buscar mais o jogo.

O Real Madrid não fez uma boa partida, principalmente defensivamente, e Zidane tem defeitos e culpas (não escalar Nacho na lateral-direita e Casemiro como pivote é uma delas), mas é necessário assumir que ele é um treinador que preza pela versatilidade de seu time/jogador e é adepto à alternância tática.

@caioalves

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s