VOLUME, VOLUME E MAIS VOLUME – Análise tática: Fortaleza 3 x 1 CRB

Por Gêra Lobo

A evolução na forma de jogo em relação ao campeonato cearense é nítida no Fortaleza desde a primeira rodada da Série B. A postura e comportamento da equipe de Rogério Ceni é algo completamente diferente, com um time que propõe bastante o jogo – com média de 59% nos três primeiros jogos da Série B, enquanto no Cearense chegava em torno dos 53%, não tem medo de jogar em profundidade e usa e abusa das dobradinhas e triangulações pelas pontas.

Ceni manteve praticamente a mesma equipe para a terceira rodada da Série B, com apenas as entradas do goleiro Marcelo Boeck, que voltou ao time, e do zagueiro Ligger, que herdou a vaga do contundido Adalberto. Eles foram, de certo modo, mero “espectadores”. O 4-3-3 de Ceni deu indícios de poder com menos de dez minutos.

fortaleza 1Edinho leva a marcação em jogada pela direita, com presença total do quarteto de frente. Gustavo consegue puxar a marcação do lateral e acaba deixando Osvaldo livre no espaço vazio para finalizar e abrir o placar.

O gol deixou o Fortaleza levemente acomodado, até com certa preguiça. Porém, o uso incansável das triangulações pelas pontas continuou, sempre com Osvaldo, Dodô e Bruno Melo. Vale destacar, também, a presença de Jean Patrick, um dos destaques do jogo, no momento ofensivo, sempre dando opção pelo meio.

fortaleza 2Números de Jean Patrick, destaque do jogo, segundo o Sofa Score.
fortaleza 3Osvaldo passa para Dodô e já infiltra. Meia vê o espaço vazio para Bruno Melo apoiar. Jean Patrick observa a jogada e vê a chance de atacar a defesa do CRB. Fortaleza intenso e com muito volume.

Defensivamente, o Fortaleza manteve suas linhas muito bem montadas. Jean Patrick e Derley afunilam, fecham os espaços no meio, enquanto Edinho e Osvaldo fecham as laterais; a linha de 4 atrás permanece intacta. Bola aérea no quarteto defensivo tricolor é uma arma complicada para os adversários pela altura da defesa, já que a média de altura de Tinga, Jussani, Ligger e Bruno Melo é de 1,84cm.

fortaleza 4Edinho, o baixinho no meio do campo, desce um pouco para o meio com o objetivo de compactar e fechar os espaços. Quando a bola estiver do seu lado, Osvaldo mantém a propriedade da defesa. Desta forma, o Leão sempre esteve e estará com superioridade númerica. Dedo de Ceni na compactação defensiva.

O segundo tempo mostrou um Fortaleza com ainda mais volume, principalmente no início da etapa final. Ampliou a vantagem com Bruno Melo, mais uma vez abusando da bola aérea, o ponto forte da equipe. Porém, pouco tempo depois, teve sua grande falha na partida, que foi o gol tomado, por um erro bobo na defesa ofensiva (marcação no último terço do campo) da equipe, que propiciou um contra-ataque.

fortaleza 5Ligger e Derley dobram na marcação, mas acabam deixando um espaço no fundo para a entrada de Diego Rosa, que ganha na velocidade de Jussani e cruza para o gol de Neto Baiano.

Mas pouquíssimo tempo depois, Jean Patrick tratou de fechar o caixão. O que deu para perceber foi que o Fortaleza concentrou pouco o jogo pelo meio. Maiorias das chances foram em espaços cedidos pelo CRB nas pontas, sempre buscando Edinho e Osvaldo no mano a mano. Dodô, meia-armador do time, foi bem, mas principalmente fechando espaços e, como já dito, nas triangulações por ambos os lados, mas na sua grande maioria pela esquerda.

Em um resumo rápido, o tricolor foi um time com alto volume e consistência. O time cria bastante, podia até ter aplicado uma goleada. Ainda há falhas no setor defensivo, mas os erros cometidos no estadual são bem menos vistos. Além disso, a preparação física da equipe mostra uma evolução incrível.

@gerinhalobo_

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s