PRÉ JOGO – LIVERPOOL x ROMA

Por Daniel Klabunde

Nesta terça-feira teremos o primeiro confronto entre Liverpool e Roma pelas Semifinais da Uefa Champions League na casa do Liverpool em Anfield.

Dois clubes que chegaram com alguma desconfiança por parte de torcedores e analistas, principalmente por terem enfrentado Manchester City e Barcelona respectivamente nas quartas de finais.

Mas Klopp mostrou o porquê Guardiola tem dificuldades em derrotar os seus times, sempre com muita intensidade e marcação alta.

No gráfico abaixo podemos ver a intensidade de pressão e marcação alta no início do primeiro tempo contra o City, no qual deram muito resultado, com Salah abrindo o placar ainda aos 12 minutos.

Mas o Liverpool não parou por ai, percebendo que o City de Guardiola havia sentido o gol, continuou com a pressão alta e ampliou o placar aos 20 minutos com Chamberlain e aos 30 minutos com Mané.

liverpool 1Fonte: SofaScore

Neste gráfico podemos ver também uma pressão total do City no segundo tempo, mas sem nenhuma efetividade, muito pela segurança defensiva e marcação forte dos meio campistas e atacantes do Liverpool, ajudando muito o setor defensivo.

Abaixo podemos ver nos scouts do jogo contra o City, no qual a pressão exercida no segundo tempo não causou nenhum perigo ao Liverpool.

liverpoll 2Fonte: SofaScore

Como podemos ver, City com 66% de posse, mas sem nenhuma efetividade, tanto que deram 11 chutes e nenhum foi  a gol, foram 7 para fora e 4 bloqueados.

Em contrapartida o Liverpool chutou 9 vezes e 5 foram em direção ao gol, sendo 3 que geraram os gols da partida.

Mas esta pressão do segundo tempo o Liverpool não deve receber da Roma em seus domínios, até porque o time Italiano não tem as mesmas características do City de Guardiola, sendo assim, acredito que poderá ser um grande domínio do Liverpool em questão de posse de bola e pressão em busca do gol, com a Roma se defendendo mais, assim como fizeram no primeiro jogo contra o Barcelona.

Desta forma o Liverpool deverá atuar com muita intensidade e objetividade, principalmente usando o trio sensação do momento, Salah, Firmino e Mané.

Uma bela surpresa que está aparecendo no Liverpool é Ox-Chamberlain, vem de boas atuações nos últimos jogos e faz uma bela parceria com Salah pela direita.

No posicionamento médio dos jogadores contra o City podemos ver bem essa parceria, onde Chamberlain e Salah muito próximos, assim como Firmino e Mané, enquanto isso Henderson arma as jogadas.

Henderson é o jogador do passe de qualidade no meio campo do Liverpool, o passe de ruptura que pode quebrar as linhas da defesa romanista.

liverpoll 3Fonte: WhoScored

 Salah:

Eleito neste final de semana pelos jogadores da Premier League o melhor jogador do campeonato, é a arma mais perigosa do Liverpool de Klopp.

Um jogador com enorme capacidade de decisão e tomada de decisão, vem sendo o destaque nos jogos do Liverpool, contra o City no primeiro duelo foi o melhor da partida, com um gol, uma assistência e 80% de acerto nos passes.

liverpoll 4Fonte: SofaScore

Atuando principalmente pela direita, seus pontos fortes são a velocidade, drible curto e chutes de qualquer distância, tanto de fora da área quanto dentro da pequena área, fazendo belos gols.

Salah por muitas vezes alterna de posição com Firmino, atuando mais pelo meio, isso ocorre muito quando Firmino sai mais da área para “armar” as jogadas, e aí acredito estar a grande arma deste Liverpool.

Costumo dizer que Firmino é um centroavante “camisa 10” no Liverpool, por sair bastante da área, puxando a marcação e armando as jogadas, tanto que vários gols saíram desta forma, com Firmino dando assistência ou iniciando a jogada do gol.

Este tipo de jogada deverá aparecer ainda mais contra a Roma, pois acredito que eles irão se defender muito nesta primeira partida, forçando bastante a saída de Firmino da área para buscar a bola, e exigindo bastante de Henderson na posse e fazendo girar a bola para encontrar os espaços, e isso poderá ser feito usando muito os laterais como já de costume.

Na gráfico temos o equilíbrio de jogadas ofensivas dos Reds, onde as laterais são muito usadas não só pelos laterais em si, mas também por Mané e Salah, que são sempre acionados.

liverpool 5Fonte: WhoScored

Estes são dados da temporada do Liverpool, onde podemos ver claramente a intenção de abrir o jogo para que sejam criados os espaços para infiltração, e isso está dando muito certo, pois mesmo usando muito as laterais, 69% dos chutes foram de frente para o gol, ou seja, o time cria espaços pelas laterais, mas finaliza de frente para o gol, tendo uma maior porcentagem de acerto na conclusão.

liverpoll 6Fonte: WhoScored

Teremos um ótimo jogo, onde poderemos ver se a mobilidade do ataque de Liverpool poderá se sobressair à defesa de Roma.

@DKtricolor

Anúncios

Um comentário sobre “PRÉ JOGO – LIVERPOOL x ROMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s