OUTRO JOGO, MESMOS ERROS – Análise tática de Ceará 0 x 0 São Paulo

Por Pedro Galante

Ceará x São Paulo foi provavelmente o pior jogo da rodada do campeonato brasileiro. As duas equipes não conseguiram criar chances claras com a bola e quando conseguiam uma jogada mais promissora esbarravam na defesa adversária. Vamos a seguir destrinchar esse jogo, citar os pontos positivos e negativos e por fim fazer uma avaliação do atual trabalho de Diego Aguirre.

Mais uma vez o jogo defensivo do São Paulo foi excelente. Negação de espaços, proteção da entrada da área e principalmente anulação dos pontas cearenses. Cueva e Everton fizeram boa partida nesse quesito, acompanharam os alas por todo o tempo, por isso em alguns momentos foi possível ver o São Paulo defendendo com uma linha de seis jogadores.

sp 1Linha defensiva com seis jogadores. Cueva e Everton em vermelho. (Foto: Premiere/ Pedro Galante)

Se a defesa tem funcionado bem como de costume, o ataque tem sido uma dificuldade como nas últimas partidas. Quando tinha a bola o São Paulo ocupava o campo do Ceará, mas faltavam movimentações e infiltrações para quebrar as linhas defensivas e ocupar os espaços deixados.

Nenê fez falta nesse sentido, pois é o jogador que mais tem produzido ações ofensivas. Com Jucilei, Petros e Liziero, três volantes que tem a característica de iniciar a jogada e sem a movimentação do trio de frente (Cueva, Everton e Trellez) ficavam vários buracos no ataque do São Paulo.

sp 2São Paulo concentra seus jogadores por um só lado, e não consegue aproveitar os espaços deixados pelo Ceará. (Foto: Premiere/ Pedro Galante)

Foi um jogo onde a equipe repetiu o mesmo futebol dos últimos jogos, as mesmas qualidades e as mesmas deficiências. Forte defensivamente e pragmático no ataque.

Esse estado é compreensível. Aguirre assumiu o clube sobre muita desconfiança da torcida, para se firmar ele reforçou o sistema defensivo para ter alguma segurança. Agora que tem a defesa bem consolidada, a ideia é desenvolver a fase ofensiva da equipe. É preciso ter paciência. É difícil, mas mandar outro técnico embora só vai complicar ainda mais a situação.

@pedro17galante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s