OS OPOSTOS NÃO LEVAM A LUGAR NENHUM – Análise tática de Chapecoense 1 x 1 Vasco

Por Ricardo Leite

O Vasco fez nesse domingo um jogo de opostos. Um péssimo primeiro tempo, onde abdicou de jogar. No segundo, a entrada do Thiago Galhardo foi essencial para mudança de postura e evolução da equipe. Mas no fim o Vasco “não saiu do lugar” ficando apenas com empate. Fica o sabor de derrota, pois o Vasco mostrou que poderia ter sido superior durante toda partida.

Para esta partida, o Zé Ricardo optou pela volta do 4-2-3-1, esquema mais utilizado durante a temporada e que tem sido o predominante nas boas partidas da equipe na temporada. Vale persistir com esse modelo inclusive nos jogos mais complicados. É imprescindível que o Vasco crie uma identidade e mantenha sua ideologia de jogo durante a temporada.

Como já dito, o Vasco começou muito mal a partida, estático, sem movimentação e sem inspiração. A Chape, mesmo sendo limitada conseguiu chegar algumas vezes, principalmente pelas laterais (Apodi e Vinicius Freitas tiveram boas participações ofensivas). E foi assim que Wellington Paulista abriu o placar, após cruzamento da esquerda e falha de Paulão (acompanhou a bola e deixou o camisa 9 livre).

Vale destacar os desempenhos ruins individualmente de Paulão, Galhardo e Wellington (curiosamente todos jogam do lado direito).

vasco 1 No lance do gol sofrido a defesa vascaínos estava bem poNo lance do gol sofrido a defesa vascaínos estava bem postada e em superioridade numérica. Pikachu faz a marcação do lateral que faz o cruzamento, Galhardo marca o cruzamento baixo no primeiro pau. Paulão parece acompanhar WP e Desabafo e Wellington ficam na sobra.
vascos 2 Logo depois WP se desloca e Paulão continua acompanhando somente a bola.Logo depois WP se desloca e Paulão continua acompanhando somente a bola.

O Vasco ora defendia no 4-4-2 (Wagner e Rios a frente) e ora defendia no 4-1-4-1 que tentava se recuperar em 4-5-1 quando a segunda linha de 4 era rompida pelo adversário.

Na volta do intervalo, Zé já voltou com a entrada do Thiago Galhardo no lugar do Rafael Galhardo. Com isso, Pikachu passou a compor a primeira linha de 4 como lateral direito. E apesar de entrar para ocupar o extremo direito, Galhardo teve muita liberdade para flutuar pela faixa central, trabalhando com Wagner e encostando no Andrés Rios.

Essa alteração mudou a postura e movimentação da equipe do Vasco. Voltou muito bem e passou a pressionar a Chapecoense. Vale destacar que os 3 melhores em campo participaram ativamente da jogada do gol de empate. Galhardo e Wagner tabelam entre si e o primeiro encontra Rios na área, que ainda dribla o goleiro antes de estufar as redes de canhota.

O Vasco ainda desperdiçou ótimas chances com Rildo, Wagner e Evander, que entrou na segunda etapa e perdeu um gol inacreditável.

O que ficou claro na partida é que se o Vasco tivesse tido a postura do segundo tempo durante todo o jogo, provavelmente sairia vitorioso.

Zé sai da partida contando com as evoluções de Werley e a ótima entrada de Thiago Galhardo. E com os velhos problemas o Wellington, Paulão e Rafael Galhardo.

Vasco 3 No segundo tempo, o Vasco mudou a postura e atacava com muitos jogadores. Sempre tinham 3 ou 4 dentro da área , além dos meias e laterais aproximando.No segundo tempo, o Vasco mudou a postura e atacava com muitos jogadores. Sempre tinham 3 ou 4 dentro da área , além dos meias e laterais aproximando.
vasco 4 No segundo tempo, o Vasco mudou a postura e atacava com muitos jogadores. Sempre tinham 3 ou 4 dentro da área , além dos meias e laterais aproximando.No lance perdido por Wagner, ele tinha a opção de tocar para Rildo que entrava sozinho pela esquerda.

No meio da semana o Vasco enfrenta o Racing na Libertadores praticamente sem responsabilidade. O Vasco deve jogar leve e só tem a ganhar com evoluir taticamente.

Olhando de forma positiva, o Vasco pontuou nas duas partidas que fez no Brasileiro e começa com bom aproveitamento. Espero e tenho confiança que faça um bom campeonato.

Agora também temos canal no Youtube. Através do Tactical Pad analisaremos o pré e pós jogos do Vascão!

NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO CANAL, ATIVAR AS NOTIFICAÇÕES E COMPARTILHAR!

@analisevasco

Anúncios