VITÓRIA IMPORTANTE PARA ESCANCARAR AS FRAQUEZAS DO SPFC – Análise de São Paulo 1 x 0 Paraná

Por Pedro Galante

O São Paulo iniciou o Brasileirão com vitória, conquistou três pontos importantes diante do Paraná.

Diego Aguirre poupou jogadores que vinham de uma sequência longa de jogos, Arboleda, Nenê, Liziero, Trellez. A falta desses jogadores pode explicar em partes a ineficácia do São Paulo. Mas essa partida foi importante para mostrar os problemas estruturais do São Paulo, principalmente no ataque.

sp 1São Paulo “alugou” o campo do Paraná no primeiro tempo. O último defensor do São Paulo se encontrava na linha de meio campo. (Foto: Pedro Galante/Premiere)

No primeiro tempo, o São Paulo foi dono do jogo. Teve 60% por cento de posse de bola e passou a maior parte do tempo empurrando o Paraná para seu próprio campo. O Paraná fechou bem o meio e como ninguém se movimentava para abrir espaço por esse setor – Liziero fez falta nesse aspecto – o tricolor se viu obrigado a atacar pelos lados. Forçando muitos cruzamentos, que não deram em nada na maioria das vezes, o São Paulo fez um primeiro tempo bem abaixo, reforçando a dificuldade do time em ter a bola no pé e a obrigação de criar o jogo.

sp 2Paraná fecha o meio e ninguém vem ocupar esse setor. A lateral do campo fica sobrecarregada, o que dificulta a criação. (Foto: Pedro Galante/Premiere)

No segundo tempo, o Paraná começou a marcar mais em cima e ter mais posse da bola. Esse cenário era muito propício para contra-ataques, principalmente com Marcos Guilherme. Mas, o São Paulo apresentou mais uma vez dificuldade de fazer a bola passar pelos meias com velocidade e chegar no ataque com qualidade. Não houve uma chance clara sequer de contra-ataque.

Ao menos o setor defensivo funcionou bem, como tem acontecido desde a chegada de Aguirre. O time se fechou em um 5-4-1 no segundo tempo, e não cedeu muitos espaços a equipe paranaense.

sp 3Momento defensivo do São Paulo. Uma linha de cinco e outra de quatro. Pouco espaço para o adversário. (Foto: Pedro Galante/Premiere)

Essa segurança defensiva é muito importante, algo que o clube não tinha a tempos. Assim pode ao menos garantir empates em jogos mais complicados, e lutar por uma bola em jogos como o de ontem. São os três primeiros pontos de quarenta e cinco necessários para fugir do rebaixamento. No momento essa é a realidade do São Paulo, é preciso reconhecer e trabalhar firme, para quem sabe, no futuro, almejar algo maior.

@pedro17galante

Anúncios

Um comentário sobre “VITÓRIA IMPORTANTE PARA ESCANCARAR AS FRAQUEZAS DO SPFC – Análise de São Paulo 1 x 0 Paraná

Os comentários estão desativados.