O TAPA NA CARA DOS PRAGMÁTICOS – Manchester City campeão da Premier League

Por Ícaro Caldas

Em seu jogo de número 517 na carreira, Pep Guardiola, conquistou mais um troféu – a Premier League (Liga mais difícil do mundo).

Depois de uma temporada sem títulos e dada como “fracasso” para um treinador que chegava a Inglaterra, Pep Guardiola em sua segunda temporada dominou a Inglaterra como dominou a Espanha e a Alemanha. Um futebol jamais visto na terra da rainha. Resultados, eficiência, tática, inovações, posse, jogo de posição e estética. Pep Guardiola mostrou que, sim, é possível praticar este futebol na Inglaterra.

Um domínio absoluto sobre os rivais dentro e fora de casa. Trocando mais de 800 passes em Newcastle no inverno, mais de 70% de posse de bola em Stoke num frio absurdo.

O catalão conquistou seu 23º título em nove anos de carreira, primeiro espanhol a conquistar o espanhol, alemão e inglês. Média de um título a cada 23 jogos.

Logo na sua primeira temporada como treinador profissional, ele conquistou todos os títulos possíveis. Sim, em 2008 Pep Guardiola com o Barcelona conquistou todos os seis títulos possíveis (La liga, Champions, Mundial de Clubes, Recopa Europeia, Supercopa Espanhola e Copa do Rei).

Mudou a forma dos espanhóis praticarem o jogo, influenciou a ótima seleção espanhola que conquistou tudo (Eurocopa 2008-2012 e a Copa do Mundo em 2010). Chegando na Alemanha fez o mesmo, implantou sua filosofia de jogo (posse e jogo de posição) se adaptou aos contra-ataques que o seu Barcelona não praticava muito. Mudou a forma dos alemães verem o jogo, melhorou a forma de jogar do Bayern (campeão de tudo na temporada 2012-13), influenciou na seleção campeã da copa do mundo 2014. Resumindo: Não são só os títulos que mostram a genialidade de Pep Guardiola, e, sim como ele são conquistados.

Após três jogos abaixo da expectativa (United, e os dois contra o Liverpool que culminaram na eliminação na Champions) que fizeram os “antis” falarem da sua capacidade, ele conquistou a “Pep”mier League sem um rival fazendo sombra.

Vamos admirar e repeitar o melhor treinador da sua geração, da década, dos clubes por onde passou e da história do futebol.

Pep Guardiola evoluiu 30 anos do futebol em 10 anos.

guar 1

 

@caldas_icaro

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s