IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO CORPORAL NO FUTEBOL

Por André Andrade

UMA IMAGEM DE TOTTENHAM VS REAL MADRID E A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO CORPORAL NO FUTEBOL

View story at Medium.com

corporal 1

Observem os posicionamentos assumidos pelos 10 jogadores de linha do Tottenham nesse frame contra o Real Madrid pela Champions League.A imagem mostra um time compactado e com uma linha de defesa mantendo o espaço entre os jogadores ótimo, de tal modo cada jogador tem menos campo a cobrir e pode ser mais eficiente,mas são os detalhes que fazem a diferença. É muito raro ver uma discussão sobre o tema de orientação corporal no Brasil e muitas vezes é um tema também muito carente nos campos de treinos do futebol brasileiro, muitas vezes só se é ensinada a orientação corporal em alguns momentos com bola, mas essa foto deixa a clara a importância da orientação corporal no momento defensivo de forma coletiva(mesmo não sendo situação 1×1).

Analisemos os jogadores:

  • Kane: Virado para a jogada, fechando o espaço de passe para Casemiro e poderia facilmente realizar algum movimento de pressão.
  • Alli: Fecha a linha de passe entre Kroos-Modric e se posiciona de modo a atrapalhar qualquer passe do jogador merengue.
  • Eriksen: Com um posicionamento para a bola e o jogador possuidor da mesma, mas levemente lateralizado, tem a visão clara do que está ocorrendo ao redor, poderia fazer pressing no camisa 22 do Real Madrid , mas ao mesmo tempo em que fecha o setor , bloqueia a linha de passe Kroos-Marcelo, um perfilamento errado de Eriksen nessa jogada poderia facilmente deixar o lateral brasileiro livre e como opção óbvia na jogada.
  • Winks: Posição de vigilância de seu setor e em Casemiro, visando o portador da bola.
  • Dier: Tronco virado em direção ao jogador da bola fazendo a leitura do movimento, poderia facilmente fazer pressão e encaixe em Modric caso o croata recebesse a bola.
  • Trippier: Atenção especial ao posicionamento desse jogador, já que não há nenhum oponente no setor, o lateral/ala do Tottenham está com as costas viradas para a linha lateral, vendo que o companheiro Eriksen está bloqueando a linha de passe a Marcelo, a preocupação do lateral é ter uma boa visão do possuidor da bola e manter um posicionamento lateral que o permite tanto pressionar na área a sua frente, tanto voltar correndo para proteção do espaço atrás e ter uma visão dos seus companheiros de linha defensiva.
  • Alderweireld: Posicionamento lateral possibilita tanto a cobertura do espaço a frente , como uma rápida recomposição e proteção do espaço(muito amplo e perigoso) atrás da linha defensiva.
    Sanchez: Checa sobre os ombros a posição de C. Ronaldo e de seu companheiro Vertonghen.
  • Vertonghen: Posição corporal perfeita , mantendo o corpo para trás(direção do gol) e perfilamento para visualização do possuidor da bola e também de C. Ronaldo e consequente impedimento do atacante,além de provável vantagem no início de um hipotético movimento( caso CR7 voltasse a mesma linha da defesa e disparasse recebendo uma bola entre a zaga, o zagueiro belga não precisaria se virar para então iniciar o movimento de perseguição e cobertura em direção a própria meta.)
  • Davies: Virado para frente, mantém perfeitamente a linha de impedimento da equipe, visualização total da linha de defesa dos companheiros, do possuidor da bola e visualização rápida do possível adversário em seu setor em caso de virada de bola.

A boa aplicação tática e os posicionamentos corporais corretos no momento da jogada permitiram que a equipe inglesa deixasse o Real Madrid sem opções perigosas para o prosseguimento da jogada, controlando com maestria a situação.

@pepgenius

View story at Medium.com

Anúncios

Um comentário sobre “IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO CORPORAL NO FUTEBOL

Os comentários estão desativados.