PARA FICAR DE OLHO – LIZIEIRO, DO SÃO PAULO

Por Pedro Galante

O Campeonato Brasileiro começa nesse sábado (14) e como acontece em todas edições, é comum vermos surgir jovens jogadores com um potencial imenso, são peças para ficar de olho, pois podem – e devem – surpreender. Aqui vamos falar sobre um desses jogadores. Com vocês, senhoras e senhores, Igor Liziero.

Liziero tem vinte anos e pode desempenhar diferentes funções. Durante a Copa São Paulo desse ano, atuou na lateral esquerda na maioria dos jogos. Já foi usado na ponta por André Jardine na base. Mas a posição onde é melhor aproveitado, e onde tem jogado no profissional, é o meio de campo.

É difícil definir ao certo qual tipo de meio campista Liziero é, como dito anteriormente ele faz diversas funções. Consegue jogar como um volante de contenção, ou de saída, um meia mais construtor ou mais avançado para finalizar jogadas. Com Diego Aguirre, ele tem jogado como um meia construtor, que tem grande importância na saída de bola, mas não é isento de preocupações defensivas.

Diferente do que se espera das promessas brasileiras, Liziero não é caracterizado por seu drible ou velocidade, seus pontos fortes são o passe e o seu posicionamento. Isso pode fazer com que ele pareça um jogador muito simples, mas como diz Johan Cruyff:  “jogar futebol é muito simples, mas jogar futebol simples é a coisa mais difícil que há. ”

Devido a sua excelente noção de posicionamento, Liziero se movimenta muito bem em todas as fases do jogo, ocupando os espaços deixados pelo adversário e negando espaços ao mesmo. Essa percepção é essencial para o futebol atual, que pode ser resumido a uma batalha por espaços. Isso se torna ainda mais louvável, quando lembramos que Liziero tem somente vinte anos.

liziero 1Aqui podemos ver Liziero infiltrando no espaço deixado as costas do lateral corintiano (Foto: Premier/Pedro Galante)
liziero 2Nesse lance Liziero diminui o espaço do adversário que vai receber a bola. (Foto: Premier/Pedro Galante)

O outro aspecto a ser destacado é seu passe. Segundo o Sofascore em todas as partidas que disputou no profissional Liziero teve mais de 80% de aproveitamento em seus passes, uma média excelente.

No último jogo contra o Atlético Paranaense, pela Copa do Brasil, Liziero teve 91% de aproveitamento em seus passes e deu dois passes decisivos.

lizieiro 3Estátisticas de Liziero contra o CAP. (Foto: Sofascore)

Eu sei que ainda é cedo para falar de Liziero, afinal até o exato instante ele tem somente 431 minutos jogados como profissional. Mas é inegável que se trata de um jovem com grande potencial. É bom ficar de olho!

@pedro17galante

Anúncios

2 comentários sobre “PARA FICAR DE OLHO – LIZIEIRO, DO SÃO PAULO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s