Liberdade para chutar e rei das assistências na Super Liga: O PROMISSOR INÍCIO DE ANO DE OSCAR

Por Leonardo Hartung

Shanghai SIPG faz um incrível início de ano na China: 12 jogos, dez vitórias e dois empates com 31 gols marcados e apenas oito sofridos. O bom trabalho coletivo da equipe de Xangai tem colocado em evidência as capacidades individuais de seus jogadores. Entre eles, o meia Oscar.

O camisa 8 é titular do meio-campo do Shanghai SIPG podendo formar uma trinca com o uzbeque Odil Akhmedov e o chinês Cai Huikang no 4-3-3 da equipe comandada pelo português Vítor Pereira ou jogando mais avançado quando o time é disposto em 4-2-3-1. Importante lembrar que essas alterações na disposição do SIPG já eram realizadas durante o comando de André Villas-Boas na última temporada.

oscar 2

oscar 3

Os três jogadores de meio-campo do Shanghai SIPG se complementam. Cai Huikang é um jogador mais posicional, excelente no desarme mas de pouca eficiência ofensiva; Odil Akhmedov sempre se apresenta na saída de jogo da equipe, auxiliando os zagueiros He Guan e Shi Ke, e possui altíssima capacidade de acelerar o jogo com seus passes; Oscar pode também auxiliar neste início do processo de construção, mas costuma ficar mais avançado, sendo vital na progressão com a construção prestes a ser finalizada para conseguir criar oportunidades de finalização próximo ao terço final do campo de jogo.

Um exemplo de que Oscar pode auxiliar Odil Akhmedov no início do processo de construção foi visto no empate em 2×2 com o Ulsan Hyundai pela terceira rodada da Champions League da Ásia. Os sul-coreanos dificultaram as ações do meia uzbeque na saída de jogo do SIPG, e o brasileiro passou a se aproximar da dupla He Guan e Shi Ke.

oscar 4

Oscar disputou 11 partidas na temporada até o momento. Assim, Oscar deu 47 KeyPasses (média de 4,27 por jogo) e seis assistências (maior garçom da Super Liga da China 2018). Com 691 passes na temporada, o ex-Chelsea possui um aproveitamento de 79% no quesito.

Oscar e Wu Lei realizam uma movimentação interessante durante os jogos do Shanghai SIPG trocando de posição enquanto a equipe de Xangai tem a posse da bola no outro lado do campo. O meia brasileiro passa a gerar amplitude no setor esquerdo do ataque do Shanghai SIPG, enquanto o atacante chinês busca o espaço gerado pelo deslocamento do meia se aproximando de Elkeson em direção à área adversária (veja na imagem e no vídeo a seguir).

oscar 5

 

Essa movimentação coordenada não acontece apenas entre Oscar e Wu Lei, assim como também não se limita ao setor esquerdo do ataque do Shanghai SIPG. A troca de posições também pode ser vista entre Oscar e Hulk tanto no lado esquerdo quanto no direito.

Ainda assim é possível ver Oscar se apresentando em grande parte dos jogos no setor esquerdo do ataque do Shanghai SIPG, gerando boas interações com o lateral Yu Hai e Wu Lei. Sem contar que Oscar é destro, tornando propícia a sua “veia goleadora” que se apresenta nesta temporada chinesa.

Oscar não merece créditos apenas pelo seu envolvimento na fase ofensiva. O Shanghai SIPG é uma equipe que busca dificultar o trabalho de seu adversário com a bola (bem ao gosto do técnico Vítor Pereira). Repare no vídeo abaixo o gol de Wu Lei contra o Guangzhou R&F o trabalho coletivo da equipe de Xangai e veja como cada um dos jogadores tem a sua importância, além do entendimento de como e quando pressionar o adversário.

Voltando a Oscar, também é perceptível a sua importância nos momentos de transição do Shanghai SIPG. O meia brasileiro sabe dosar calma e velocidade. Tem capacidade para segurar a bola e soltá-la em melhor oportunidade ou encontrar um companheiro desmarcado em questão de segundos.

Em entrevista ao Planeta SporTV, o meia resumiu o seu momento vivido na China. “Estou jogando praticamente da mesma forma (em comparação à última temporada). Ele (Vítor Pereira) está dando um pouco mais de liberdade. (Ele)Estava falando para mim para chutar bastante de fora da área, que eu estou chutando bem nos treinos. Quando abrir é para chutar. Estou chutando, a bola está entrando. Tenho que aproveitar essa fase aí.”

Livre para finalizarOscar é o vice-artilheiro do SIPG com sete gols marcados na atual temporada. Junto de sua equipe, o meia brasileiro inicia 2018 em alto estilo. Os torcedores do lado vermelho de Xangai têm todos os motivos para estarem empolgados.

Dados: OptaSoccer e WhoScored.com

@hartungleo do https://futinasia.wordpress.com

 

Anúncios