RESENHA DE “GUARDIOLA CONFIDENCIAL’’ —  O livro imperdível para você que é fã do futebol

Por André Andrade

 
Compre aqui: https://editoragrandearea.lojaintegrada.com.br/

Já se imaginou dentro da mente do arquiteto do time que é considerado por muitos um dos mais vencedores da história recente e que praticou um futebol bonito de se ver e eficiente?! Com esse livro você pode entrar dentro da cabeça de Pep Guardiola, o arquiteto daquele Barcelona que marcou época e lançou Messi como um dos maiores jogadores de uma era futebolística.

 Mas o trabalho de Pep não acabou ali, logo após um ano sabático, o treinador catalão juntou as malas, a comissão técnica e desembarcou em Munique para comandar o poderoso Bayern. Nesse livro sensacional, Marti Perarnau acompanha e nos conta com detalhes a rotina do técnico catalão em seu período na Alemanha, seus questionamentos, dúvidas, dificuldades, todas as nuances do que é “Ser Guardiola” e conviver com Guardiola através das mais diversificadas histórias de bastidores.

O livro começa com a SENSACIONAL história e dialogo entre 3 pessoas muito inteligentes, Pep Guardiola, seu amigo( Sala Martin) e seu novo conhecido e apresentado por seu amigo, ninguém menos que um dos maiores enxadrist as… Garry Kasparov. Em um jantar onde a conversa aborda tecnologia, inovações, esportes, e PRINCIPALMENTE, um segredo que Garry guarda e que Guardiola acredita que pode ser a chave na sequência de sua carreira.

Alguns pontos chaves do livro:

  • A evolução tática e do modelo de jogo do Bayern de Guardiola e a implantação gradativa dos conceitos do Jogo de Posição aos jogadores do time bávaro, o uso de diversas plataformas de jogo e mais importante ainda, o porque dessas variações táticas. No jogo contra o KOLN por exemplo, jogo que marcou a 300 vitória de Guardiola como técnico, o treinador Inverteu a Pirâmide… Jogou em um 2–3–5, esquema parecido com o utilizado nos primórdios do futebol e explicado no livro de Jonathan Wilson: A Pirâmide Invertida .
  • Como foi que os jogadores do Bayern chegaram a esse nível no treino?
  • O livro também mostra a fundo a relação de Guardiola com seus contribuintes de comissão técnica, e também nos permite conhecer melhor que são essas pessoas que fazem parte do Staff técnico de Pep, e o que se percebe é que elas também são pessoas inteligentes, focadas e com amplo domínio das áreas onde são incumbidas de intervir.
  • Detalha muito bem a rotina de Pep Guardiola quando se trata de análise de rivais, e mostra que o treinador catalão é obcecado por todos os detalhes técnicos e táticos dos adversários… e está sempre a buscar soluções para os problemas que o jogo e os adversários apresentarão a seus jogadores, e também em como poderá demolir os outros times. Uma jornada que geralmente levava 2 dias e 12 horas de análise por dia.
  • Outras histórias curiosíssimas envolvem jogadores, como a colocação e afirmação de Lahm como volante! E que volante! Segue trecho do livro sobre o tema: “ Pergunto a Roman Grill, representante de Philipp Lahm, o que ele pensou naquele jogo, quando viu que Guardiola pedia a Lahm que fosse para o meio: “A verdade é que pensei: até que enfim um técnico encontrou o lugar natural de Philipp. Porque o que acontecia na Alemanha até agora é que não se jogava um futebol exatamente técnico, mas principalmente físico, e muitos treinadores desperdiçaram essa oportunidade. Então, já fazia muito tempo que eu vinha pensando que essa era a melhor posição para Philipp”.
  • Além de ótimas definições sobre Guardiola, como essa que o classifica como um ladrão de ideias: Foi o famoso cozinheiro catalão Ferran Adrià que, ao fechar o El Bulli, seu conhecidíssimo restaurante, ofereceu esta receita sobre a criatividade. Guardiola nunca se considerou um gênio criativo, um inventor. Vê-se mais como um “ladrão de ideias”: alguém que quando era jogador experimentou, mas sobretudo aprendeu; e que, ao se transformar em técnico, continuou aprendendo. Já no topo como treinador, Pep seguiu convencido de que ainda restava muito por descobrir e passou a estudar aquilo que os melhores vinham fazendo. “As ideias são de todo mundo. Eu roubei o máximo possível”, diz.

Quer saber porque Guardiola só aceitava Thiago Alcantara como o novo meia do time? O que planejava ensinar aos jogadores? O que é o “Rondo”? Como Lahm, que foi lateral a carreira toda antes de Guardiola, foi parar no meio-campo e revolucionou a seleção alemã? As plataformas de jogo usadas por Guardiola, as questões que pairam a mente do genial treinador? Algumas atividades de treino do treinador no Bayern? Está tudo no livro e muito mais.

O livro conta com uma linguagem acessível e sempre instigante, sempre estimulando a reflexão e apresentando coisas novas que nos permitem entender melhor Pep como pessoa, ser humano e como treinador, como ele age e quais os motivos por trás dessas ações. Esse premiado e recomendadíssimo livro consegue te transportar ao Universo Guardiola que antes era para a maior parte das pessoas um lugar inatingível, Gracias Perarnau! Obrigado a Editora Grande Área e Andre Kfouri que participaram da tradução e divulgação no Brasil desse fabuloso livro.

Leitura IMPERDÍVEL! Fica também a sugestão do podcast do Imigrantes da Bola (Twitter: @imigrantescast ) sobre o livro: http://bit.ly/2FFxA7Y

Compre aqui: https://editoragrandearea.lojaintegrada.com.br/

 

Por @PepGenius

Anúncios

Deixe uma resposta