CONHEÇA E ENTENDA OS PRINCÍPIOS TÁTICOS OFENSIVOS

Por Camila Lima

É muito comum se ouvir falar em narrações esportivas e debates sobre amplitude, infiltração/penetração, profundidade e afins, mas o que seria isto e qual a sua importância para os espectadores e amantes do futebol? O primeiro ponto é entender o conceito, que de maneira geral foi abordado nesse texto https://mwfutebol.com.br/2018/03/04/principios-taticos-de-jogo/ para que assim seja possível seguirmos em frente.

Amplitude, penetração/infiltração, profundidade, mobilidade, ultrapassagem, apoio e compactação ofensiva são os sete princípios estruturais (também chamados de fundamentais) da organização ofensiva e podem ser definidos como um conjunto de regras que orientam as ações dos jogadores e da equipe nos dois momentos do jogo, ataque e defesa, com o objetivo de criar desequilíbrio na organização adversária e estabilizar a organização da própria equipe, buscando obter condições favoráveis em termos de espaço e tempo para a realização da tarefa, a fim de chegar ao objetivo final do jogo.

Rodrigo Leitão, treinador de futebol e ex-coordenador das categorias de base da Ponte Preta, defini-os como aqueles que norteiam a equipe na estruturação da ocupação do espaço no campo de jogo quando ela ataca, ou seja, orientam coletivamente os jogadores a se movimentarem de forma inteligente quando estão atacando. Nessa perspectiva o papel do treinador é estimular o desenvolvimento de comportamentos, através de atividades dentro do processo de treinamento, que permitam a equipe manter-se organizada tanto de forma individual quanto coletiva a partir de suas ideias dentro do modelo de jogo.

Dentro da nossa proposta enquanto ideia de site do MW Futebol conhecer e apresentar esses princípios é fundamental, pois eles influenciam diretamente na maneira em como entendemos e enxergamos o jogo no plano estratégico-tático. Vamos a eles:

  1. Amplitude: é a distância entre os jogadores mais abertos na largura do campo (de uma linha lateral a outra). Popularmente é conhecida como ‘’alargar o campo’’ e ‘’jogar bem aberto’’. Seu objetivo é de aumentar o espaço efetivo de jogo (falaremos disso em outro momento), facilitando a troca de passes de jogadores da mesma equipe, além de abrir espaços no corredor central do campo, para dificultar a ocupação horizontal do campo por parte dos adversários, dificultando a marcação.
  1. Penetração/Infiltração: é a movimentação de infiltrar jogadores entre os espaços deixados pela defesa adversária, especialmente em suas costas. É um princípio que pode gerar instabilidades na defesa, quebrando sua organização e permitindo o jogador de receber a bola próximo ao gol adversário.
  1. Profundidade: é a distância entre seu atacante mais adiantado e a baliza. Quanto mais próximo, mais profundidade o time conquistou na ação ofensiva, ou seja, refere-se à tentativa de levar a linha de defesa da equipe adversária em direção ao seu próprio gol, fazendo com que ela recue. Rodrigo Leitão simplifica ao dizer que profundidade pode ser determinada pela distância entre as linhas mais recuadas e mais avançadas da equipe que está com a bola. Assim como a amplitude, têm por objetivo aumentar o espaço efetivo de jogo, de maneira vertical, permitindo com que a equipe atacante possa ter melhores condições de progredir ao gol adversário, dificultando as ações defensivas.
  1. Mobilidade: o princípio da mobilidade está relacionado à iniciativa dos jogadores de ataque, sem a posse da bola, em buscar posições ótimas para receber a bola. Refere-se à movimentação para ocupação de espaços, de maneira coordenada e sincronizada pelos jogadores. Tais movimentações essas favorecem o aparecimento de novos espaços de jogo que propiciam melhores condições ao portador da bola, para dar sequencia à ação ofensiva em direção à baliza adversária, com o objetivo de desestabilizar a estrutura defensiva de seus oponentes.
  1. Ultrapassagem: popularmente é o famoso ‘’toca e passa’’. Acontece quando um jogador ultrapassa a linha do portador da bola, dando opção imediata de passe à frente, mesmo que este não recebe o passe em seguida. É um conceito coletivo, mesmo que observamo-lo individualmente, pois os jogadores que realizam este princípio estão ocupando espaços e servindo de opções de passe para ajudar o homem que tem a bola.
  1. Apoio: está muito direcionado à ocupação de espaços por parte dos jogadores sem a posse de bola a fim de oferecer o maior número de possibilidade de opções de passes ao portador.
  1. Compactação Ofensiva: como o nome sugere, este princípio está ligado à proximidade dos jogadores quando a equipe ataca, em suas linhas de defesa, meio-campo e ataque. É muito comum ouvirmos este termo quando falamos de defesa, porém neste essa aproximação tem objetivo de manter os jogadores próximos a fim de possibilitar linhas de passes seguras ao jogador que está com a bola.

É preciso ter amplitude e profundidade para aumentar o espaço efetivo do jogo, assim como ter mobilidade, apoio, ultrapassagens e compactação para criação de espaços a fim de auxiliar as ações do portador da bola para facilitar a progressão à baliza, desequilibrando a organização defensiva adversária. Com este pequeno exemplo já é possível perceber a ligação entre esses princípios para sua aplicabilidade dentro do jogo, porém após apresentarmos cada um deles, especificamente no momento ofensivo, convido cada um de vocês a os procurarem na próxima partida em que assistirem e com isso começarem a mudar a maneira de enxergar o jogo. Na próxima quinzena venho falar dos princípios estruturais de defesa. Até logo!

Vídeos da Universidade do Futebol, utilizando o Tactical Pad.

@camilaaveiro

Anúncios

3 comentários sobre “CONHEÇA E ENTENDA OS PRINCÍPIOS TÁTICOS OFENSIVOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s