A DIFERENÇA DE QUALIDADE E VONTADE  – Grenal 413 – Gauchão 2018 – na visão de um gremista

Por Maurício Wiklicky

O Grenal ocorrido no Beira Rio pela 1ª fase do Gauchão de 2018 mostrou claramente a diferença de um time de qualidade, para um time com vontade.

QUALIDADE:

Retirado do dicionário Aurélio, qualidade pode ser evidenciado em cinco pontos, ao qual detalharemos nessa análise:

1 – Maneira de ser boa ou má de uma coisa.

2 – Superioridade, excelência.

3 – Aptidão, disposição feliz.

4 – Talento, bons predicados.

5 – Título, categoria.

Maneira de ser boa ou má de uma coisa:

Nesse caso falamos de coisas boas. No futebol de um futebol bem jogado, com troca de passes que envolvem o adversário (foram 60 passes a mais que o rival no 1º tempo, com 87% certos). Isso confirma o modelo de jogo do Grêmio nós últimos dois anos. Efetividade de passes e controle de jogo (56 % de posse).

Superioridade, excelência:

Quando temos uma qualidade na troca de passes, normalmente isso se deve à movimentação do time. Aqui podemos citar a roda de bobinhos, que você lendo o texto pode considerar uma brincadeira, mas é um dos principais treinamentos do futebol. Através dela há a superioridade numérica, tendo sempre um companheiro para ajudar na troca de passes, fruto de muito treino, conhecimento e aptidão.

Posicionamento medio Gr~meo

Posicionamento médio do Grêmio. Fonte: Instat

Maicon e Luan são os dois jogadores que comandam a equipe nesse sentido. O primeiro como opção de saída de bola, e também esse ano avançado mais em seu papel (voltando a sua posição original, dos tempos de Xerém na base do Fluminense, como meia armador). O segundo pela excelência na movimentação entre as linhas de defesa e meio campo. Luan tem total liberdade para circular no campo de ataque adversário. O próprio treinador do rival disse que por isso é tão difícil de marcá-lo.

Podemos ver essa sintonia entre os dois, tanto na troca de passes, onde são os que mais trocaram entre si, quanto nos passes-chaves, aqueles passes que rompem a linha do adversário e criam situação de ataquem. Notem que o número 7 e o número 8 do tricolor aparecem em quae todos lances de perigo.

Fonte: Instat

Aptidão, disposição feliz:

Para formar esse time de qualidade, o grupo de jogadores deve ter essa aptidão. De nada adianta os jogadores terem uma disposição em campo, se não tem aptidão para executá-las. Há um completo dos jogadores. Kannemann é o caçador, Geromel o organizador. Jailson da movimentação e velocidade, Maicon do posicionamento. Ramiro é o motorzinho, tendo aptidão e disposição de fazer várias funções no mesmo jogo, como nesse jogo que iniciou de extrema direita e terminou como lateral direito. Everton e sua velocidade, dando a opção de passe para os companheiros. Luan o genial. Jael que dá profundidade ao time, dando assim mais espaço para os meias jogarem, segurando sempre os zagueiros próximos à área. Esses conjuntos de aptidões fazem com que a disposição no campo tenha harmonia. Que os jogadores se entendam, que procurem os espaços vazios, como o lado esquerdo ofensivo, que originou quatro lances de gol:

– chute de Jael no início do jogo

– jogada de Cortez para o primeiro gol de Luan (nesse caso aproveitando também o espaço na direita ofensiva para conclusão da jogada)

– pênalti sofrido por everton

– chute de Everton para fora no final do 1º tempo

Talento, bons predicados:

De nada adianta o esforço, a dedicação e a vontade sem o complemento do talento. E esse sobra em Luan. Melhor jogador da América no ano passado confirma o título no início desse ano. Tem a capacidade de ler espaços, de jogar onde o outro não está (por favor, aqui não me comparem com o posicionamento do árbitro, ao qual li que os jogadores deveriam se espelhar, pois o árbitro sempre busca o espaço vazio…).

Luan stats

Todos os dados do Rei da América, Luan, no Grenal 413. Fonte: Instat

Outro exemplo é Pedro Geromel. Zagueiro de seleção brasileira. Qualidade de técnica, de posicionamento, força, etc… Foram 3 desarmes, 3 bloqueios, 11 rebatidas e 2 chapéus…

Título, categoria:

1 COPA DO BRASIL

1 LIBERTADORES DA AMÉRICA

1 RECOPA SULAMERICANA

Acredito que bata para explicar esse item (por enquanto, pois vem mais por aí se mantermos esse time e filosofia de QUALIDADE DE JOGO).

VONTADE

Retirado do dicionário Aurélio, vontade pode ser evidenciado em cinco pontos, ao qual detalharemos nessa análise:

1 – Faculdade comum ao homem e aos outros animais pela qual o espírito se inclina a uma ação

2 – Desejo

3 – Apetite

4 – Ânimo, espírito

5 – Capricho, fantasia

Intenção, ação:

Se fosse por isso os jogos terminariam empatados, pois todos querem vencer. Óbvio que alguns times se sobressaem em alguns momentos, como foi no 2º tempo do Grenal, e aí o jogo ficou equilibrado.

Desejo:

Querer não é poder.

Apetite:

Querer muito algo. É um bom começo. O próprio adversário se mostra diferente que o ano passado. Claro que pelo apetite e a gana de se mostrar em igualdade ao Grêmio, mas já começamos a ver uma melhora comparada aos dois últimos anos.

Ânimo, espírito:

O mínimo para tentar vencer, tentar se reerguer. Talvez demore, mas já é um começo.

Capricho, fantasia:

Não se igualem, aceitem a inferioridade. A gangorra está quebrada, como muitas vezes já esteve para ambos os lados. Tenham mais vontade e menos capricho no cerne da palavra. O jogo será, e é mais feio que o Grêmio. Não se fantasiem com uma vitória em Grenal, uma classificação ou um título no campeonato regional, já vimos várias vezes o fim dessa história.

Em resumo:

A qualidade e a vontade devem se complementar. Porém a vontade pode ganhar jogos, a qualidade ganha campeonatos… importantes!

@mwgremio

 

Anúncios

2 comentários sobre “A DIFERENÇA DE QUALIDADE E VONTADE  – Grenal 413 – Gauchão 2018 – na visão de um gremista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s