PÓS-JOGO: INTERNACIONAL vs GRÊMIO Grenal 413 – na visão de um colorado

Por Juno Martins

Dia 11/03/18, ocorreu o clássico Grenal, no Estádio beira-Rio. Um jogo que pra muitos deveria ser feriado estadual, tamanha a movimentação que ele gera, até mesmo de pessoas que não acompanham tanto futebol durante o ano.
O colorado, infelizmente,  saiu de seu estádio com derrota pelo placar de 2×1 contra o maior rival, mas deixou impressões positivas e negativas, ao término da partida.

Análise do jogo

Inter iniciou o jogo em uma plataforma inicial 4-2-3-1, buscando novamente o lado esquerdo do campo, pra iniciar as jogadas de ataque. D´alessandro e Patrick se viam muito presos a forte marcação e pressão gremista, não conseguindo realizar desmarques, buscando a continuidade das jogadas ofensivas.

https://www.youtube.com/watch?v=RCyt2mvEb28

Desta forma a equipe acabou sofrendo 2 gols, na primeira etapa, por dificuldades na saída de bola e também falhas de marcação, principalmente pelo lado direito (lances serão exemplificados no tópico dos gols).

grenal1

Posicionamento médio da equipe no primeiro tempo (em vermelho), demonstra que o 4-2-3-1 foi a plataforma mais utilizada.
Após a entrada de Gabriel Dias (bolinha abaixo do Camisa 7), ocorreu uma alteração para o esquema 4-1-4-1.

Já na segunda etapa, o time teve uma melhor organização tática com a entrada de Gabriel Dias, no lugar de Dudu, melhorando a marcação e conseguindo maior espaço para que D´alessandro pudesse iniciar jogadas de ataque.

Consequentemente, logo no início do segundo tempo, o Inter diminui a diferença no placar com um gol de Rodrigo Dourado.

– Posse E passe

grenal 2

Ao longo do jogo o time possuiu uma média de 53% de posse de bola, onde a maioria da posse ocorreu no segundo tempo, por ter se ajustado taticamente e coletivamente.

grenal 3

O time trocou cerca de 351 passes certos, contra 32 errados, contabilizando uma porcentagem de 91,64% de acerto.
Estas informações demonstram que por mais que em certos momentos a equipe não possui a posse de bola, quando ela esteve consigo, soube trabalhar a bola, para tentar encontrar a melhor forma de atacar o adversário, mesmo tendo dificuldades em romper as linhas de marcação adversárias.

grenal 4As principais interações entre jogadores ocorreram pelo lado esquerdo, com Iago e Patrick. Os 2 contabilizaram 10 trocas de passes entre eles, sempre buscando iniciar as jogadas pelo setor.

– Ataque

grenal 5O time teve um número de três finalizações a gol, em um total de doze. Destas, 3 foram no primeiro tempo e 9 no segundo, demonstrando que a equipe precisa melhorar muito neste quesito.

Gols

Abaixo vídeos contendo a análise dos gols da partida:

– Primeiro gol da partida, marcado por Luan
https://www.youtube.com/watch?v=aOK27Ev9WEY

– Segundo gol da partida, marcado por Luan
https://www.youtube.com/watch?v=V1WNYMiK5Gg

– Terceiro gol da partida, marcado por Rodrigo Dourado
https://www.youtube.com/watch?v=KwiRyfeIAuQ

– Defesa

Saída de Bola

grenal 6Inter em saída de três, algo já executado de forma habitual para a equipe

 – Momento defensivo

grenal 7Linhas do 4-4-2 defensivo desalinhadas. Nico López fora de posição, marcando a zona de Dudu, faz com que Dourado tenha que atacar o jogador com a bola e quebre a linha de marcação.

– Destaque individual

O destaque individual colorado do jogo fica por conta de 2 jogadores:
Rodrigo Dourado

grenal 8

No primeiro tempo esteve muito abaixo do que pode render, como todo o time, mas logo no início do segundo tempo, renovou o ânimo da equipe, marcando um gol e diminuindo o placar adverso.
Com a mudança da plataforma tática, apresentou melhor futebol, principalmente em segurança defensiva e auxiliou o time, na busca pelo empate, até o final da partida.

Iago

grenal 9

Como todo o time, na primeira etapa teve sérias dificuldades com a saída da pressão gremista, mas tentou ser sempre uma válvula de escape, auxiliando Patrick e D’alessandro na construção.
Com mais espaço no segundo tempo, pode chegar a frente, dando continuidade nas jogadas ofensivas, levando perigo a defesa adversária.
O escanteio que origino o gol colorado, nasce de uma de suas ultrapassagens pela defesa adversária, buscando o cruzamento para dentro da área.

Fonte de dados utilizada: Instat e Footstats

@ojunomartins

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s