ANÁLISE TÁTICA: PRÉ-JOGO CEARÁ x ATLÉTICO-PR

Por Danilo Diniz e Andre Frehse Ribas

Nesta quinta-feira, Ceará e Atlético-PR entrarão em campo buscando a classificação para a 4° fase da Copa do Brasil. A partida da ida terminou em um empate sem gols. Nesta matéria você encontrará uma análise conjunta na qual destrincharemos o que o time alvinegro e o time rubro-negro precisam fazer para continuar na disputa pelo título!

O que o Ceará precisa fazer para vencer o Atlético-PR?

Por  Danilo Diniz 

O Atlético-PR, comandado por Fernando Diniz, atua em um 3-4-3 tendo como sua principal arma a valorização da posse de bola e toques rápidos pelas diagonais do campo para chegar a grande área adversária. Tendo a bola, o time paranaense utiliza-se de todos seus jogadores para armar as jogadas ofensivas.  Sem poder contar com Thiago Heleno, expulso no primeiro jogo, Diniz provavelmente promoverá a entrada de Zé  Ivaldo alternando a subida ao campo adversário entre ele e Wanderson.

Desse modo, resta ao Ceará um jogo reativo com bom posicionamento tático dos jogadores alvinegros. Provavelmente veremos Chamusca armando o Ceará em um 5-4-1, ao se defender, com Juninho recuado formando a primeira linha defensiva. Além disso, a compactação entre as linhas e a marcação pressão devem ser as principais formas do Ceará se defender, pois, consequentemente, diminuirá os espaços e impedirá a formação de jogadas pelo time rubro negro.

HTAtlético-PR jogando pela lateral do campo através de toques rápidos.

Devido ao modelo de jogo do Atlético-PR que utiliza todos seus jogadores ao atacar, a transição defensiva do time paranaense é lenta. Além disso, os defensores do time rubro-negro têm dificuldades nas disputas em velocidade com os jogadores adversários. Dessa forma, o Ceará pode aproveitar essa situação encaixando contra ataques combinando velocidade e mobilidade. Elton, Andrigo e Felipe Azevedo terão papel importantíssimo nessa transição ofensiva na qual a eficácia nas finalizações, problema que o Ceará vem enfrentando, será preponderante para abrir o marcador.

NNCom todos os jogadores no ataque, o  Atlético-PR demora para realizar sua transição defensiva.

É importante salientar a principal dificuldade defensiva do Furacão: as bolas alçadas na área. Na segunda fase da Copa do Brasil o Atlético-Pr enfrentou o Tubarão de Santa Catarina e sofreu 3 gols provenientes de bola aérea. Com o esquema tático armado em um 4-3-2-1 quando está com a bola, o Ceará deve explorar as laterais do campo através de cruzamentos vindos principalmente de Pio, pelo lado direito, e Rafael Carioca, pelo lado esquerdo. Juninho, segundo volante do time alencarino, terá função fundamental nas distribuições de bolas para a criação de jogadas pelas laterais. O rendimento do Ceará passará por seus pés.


O que o Atlético-PR precisa fazer para vencer o Ceará?

Por André Frehse Ribas

O Furacão tem o seu maior desafio no ano, nesta quinta-feira, contra o Ceará, pela jogo de volta da Copa do Brasil 2018. Bom, isso todo mundo já sabe, mas o que o Atlético-PR precisa fazer para superar o Vozão? Estudei alguns jogos do time nordestino e vou analisar alguns pontos.

Se você quiser saber mais detalhes de como joga o Atlético-PR de Fernando Diniz é só dar uma olhada nos textos anteriores. Hoje vamos focar no adversário do rubro-negro.

Para vencer, o Atlético vai precisar ter paciência e usar a sua principal arma até agora: as infiltrações (quando se fura a marcação do adversário). O Furacão consegue fazer muito bem as penetrações pelo meio, com Bergson, Rossetto e Veiga, e pelos lados, com Nikão, Jonathan, Guilherme e Carleto.

Mas por quê o Atlético deve apostar nas infiltrações? O Ceará tem grandes dificuldades na transição defensiva (é uma ação que acontece quando o time perde a bola e se organiza para se defender) e, com isso, deixa muitos espaços na sua última linha de marcação, facilitando as penetrações. Pio e Rafael Carioca, que são os laterais do time, tem problemas na recomposição, pois eles não são jogadores com características defensivas e sim ofensivas. São atletas velozes e de 1×1 no ataque. Quando precisam defender, eles não têm a mesma intensidade e não cumprem bem os seus papéis.

A dupla de zaga, formada por Luiz Otávio e Valdo, sofre com a falta de vigor e de movimentação para acompanhar o adversário. Valdo é um jogador lento no 1×1 e com problemas para compor a última linha, mas seguro na bola aérea. Já Luiz Otávio é um jogador mais veloz e superior no 1×1, mas não é eficiente na bola aérea.

Note, na imagem, a facilidade que o Sampaio tem para se infiltrar na última linha do Ceará. Jogador recebe e tira do goleiro para marcar.

Mais uma infiltração e mais um gol. Repare que Pio não volta e deixa o jogador livre para receber a bola e marcar. O adversário é novamente o Sampaio, mas são dois jogos diferentes.

E são pelos lados que o Atlético deve chegar ao gol, utilizando suas triangulações na direita, com Wanderson (Veiga), Jonathan, Nikão (Veiga), e na esquerda, com Zé Ivaldo (Pavez ) Rossetto, Carleto e Guilherme (Rossetto). Outra arma que o Furacão deve utilizar são as viradas de jogo/ cruzamentos, que acontecem muito no Furacão de Fernando Diniz, sempre com um jogador do lado oposto se infiltrando nas costas do marcador.

Com Jonathan e Carleto abertos (amplitude), a tendência é que a última linha do Ceará se desmanche e deixe espaços para a penetração. O Furacão deve também procurar a virada de jogo, no ataque, para surpreender os laterais do Ceará, que não costumam ganhar no 1 x 1, principalmente na bola aérea.

Triangulação pelo lado
Infiltração no lado oposto da bola. 


Esses são os principais pontos que você deve ficar atento no jogo de quinta-feira (15). 
Gostou do texto? Dê o seu Feedback.

@Andre_frehse @DaniloDSDiniz

Anúncios

Um comentário sobre “ANÁLISE TÁTICA: PRÉ-JOGO CEARÁ x ATLÉTICO-PR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s